terça-feira, fevereiro 28, 2006

Os golos do fim de semana

Por tradição, aqui ficam os golos deste fim de semana. A reter o fora de jogo no primeiro, o disparate de Alcântara e a soberba execução de Liedson no segundo, e a reacção de Roma no terceiro:

0 x 1 - João Moutinho (2 m)
0 x 2 - Liedson (57 m)
0 x 3 - Nani (90 m)

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

TODOS A LEIRIA

A Mancha Negra vai efectuar a respectiva viagem com o nome de codigo: "TODOS A LEIRIA", com viagem com bilhete por o valor de apenas 10?euros para assim possamos contar com a presença em grande número da nossa massa associativa e de todos os seus simpatizantes neste encontro de caracter decisivo para a nossaBriosa.
As inscrições e informações podem ser efectuadas na sede da claque, sito pavilhão Jorge Anjinho, ou atraves dos telefones 919485361 Miguel (vhs) ou936497246 Carlos (Viagra).
A viagem está programada para Domingo dia 5 pelas 13:00 horas, partida do pavilhão Jorge Anjinho.
Sem mais, agradeço a atenção prestada de todos.



Miguel
919485361
MNTOURS85

domingo, fevereiro 26, 2006

AAC 0 - SCP 3

O resultado é pesado, mas facilmente explicado pelas diversas incidências do jogo. Começando pela defesa com que a Briosa terminou o encontro: Gelson (na baliza), Luciano a defesa direito, Danilo, Brum (central) e Vitor Vinha (defesa esquerdo).

Começou mal o jogo para a Briosa. Ao primeiro minuto, abertura do SCP para a direita, Liedson em fora de jogo faz-se ao lance e a defesa da Briosa pára. Liedson pára o seu movimento ao ver Deivid arrancar. Este pega na bola centra para o poste oposto onde aparece Moutinho a bater Vitor Vinha. Ingenuidade de uma defesa, árbitro a deixar jogar como mandam as novas regras do fora de jogo.

Após este golo marcado no primeiro minuto, a equipa de Lisboa dominou nos primeiros quinze minutos, aproveitando o natural desnorte da Briosa que aos poucos acalmou e virou o jogo. O jogo, não o resultado. Foram 30 minutos de constante assédio à baliza de Ricardo que executou as únicas defesas da primeira parte.

Na segunda parte, tudo começava mais ou menos igual, desta vez com o jogo mais repartido até que um erro de Hugo Alcântara coloca a bola em Liedson no vértice da área. Este aproveita o espaço e marca um belíssimo golo.

O brasileiro, começa então a procurar o quinto amarelo, mas esqueceu-se de avisar o árbitro que passou o jogo todo a contemporizar as entradas dos jogadores lisboetas, em oposição à inflexibilidade que mostrou no amarelo a Brum (magnífico jogo).

Num lance perfeitamente escusado, Liedson faz falta sobre Roma junto à linha. Roma afasta-se do jogador, e quando o brasileiro lhe prende o braço que vai efectuar o lançamento, solta o braço e acerta na cara de Liedson. O levezinho tem um ataque súbito de fraqueza e atira-se para o chão. O árbitro ofuscado pelo verde, apenas vê o lance de Roma, marca penalty e expulsa Roma.

Liedson, perante a incompetência do árbitro, que resiste a mostrar-lhe o amarelo, entra dentro de campo (tinha sido "assistido" na lateral) antes de o árbitro o permitir e consegue o amarelo. Entretanto Gelson estava na baliza, e não foi capaz de deter o remate de Nani. O SCP não precisa de um árbitro destes, e a Briosa precisa rapidamente de começar a ganhar jogos.

sábado, fevereiro 25, 2006

Mais um a torcer pela Briosa


Klaus Meine, vocalista dos Scorpions, aparece aqui trajado a rigor com as cores da Briosa. Espero logo à noite entoar Moment of Glory, ou mesmo Wind of Change com a vitória da Briosa.

BRIOOOOOOOOOOOOOSA

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

AAC - SCP (antevisão)

Basta olhar para os convocados de Nelo Vingada, para ver um dos muitos problemas que o treinador da Briosa tem para resolver. Com Ezequias e Pedro Silva castigados, José Castro lesionado e Nuno Luís acabado de regressar, são imensas as restrições na formação do quarteto defensivo onde apenas Danilo e Hugo Alcântara são habituais. Daí que não seja de estranhar que Nelo Vingada tenha chamado também Vítor Vinha que deve ser provável no lado esquerdo. De realçar também o regresso de Zada e Luciano aos convocados.

Eis a lista completa:
Guarda-redes: Pedro Roma e Dani;
Defesas: Nuno Luís, Danilo e Hugo Alcântara;
Médios: Roberto Brum, Andrade, Fernando, Dionattan, Paulo Adriano, Nuno Piloto, Filipe Teixeira, Vítor Vinha, Sarmento, Zada e N’Doye;
Avançados: Gelson, Serjão, Luciano e Joeano.

A minha equipa: Roma; Sarmento, Alcântara, Danilo, Vítor Vinha; Brum, N'Doye, Paulo Adriano; Filipe Teixeira, Gelson e Joeano.

Acho que neste jogo o capitão tem que jogar para transmitir confiança aos mais novos. A leitura de jogo de Paulo Adriano pode ser mais importante que a sua disponibilidade física. Caso não resulte será sempre uma peça a substituir, para a entrada de Luciano ou até de Nuno Piloto.

Quem ganhou fora, não pode ter medo de perder em casa. Com concentração e humildade é possível vencer este Sporting.

Força BRIOSA.

domingo, fevereiro 19, 2006

Gil Vicente 4 - AAC 3

No onze inicial, Nelo Vingada apenas substituiu um jogador relativamente à previsão que aqui tinha feito.

Assim o onze inicial foi: Pedro Roma; Pedro Silva(em vez de Dionattan), Danilo, Hugo Alcântara e Ezequias; Sarmento, Roberto Brum, NDoye e Filipe Teixeira; Gelson e Joeano.

Aos 7 minutos golo de Joeano. Jogada de contra-ataque, com Sarmento a conduzir a bola, bela abertura para Ezequias na esquerda, que cruzou para o segundo poste onde Joeano surgiu a cabecear de cima para baixo.

Aos 19 minutos começa o descalabro. Expulsão de Ezequias. Sarmento passa a defesa esquerdo e Gelson recua para o meio campo, ficando Joeano sozinho na frente apoiado pelo Filipe Teixeira.

Depois, golo de Gil Vicente aos 21 minutos que volta a repetir a façanha aos 24 minutos. Incrível, como se continuam a sofrer tantos golos de bola parada.

A Briosa aos poucos tenta recuperar, mas em inferioridade numérica tudo se tornava mais difícil. Até que num lance na grande área do Gil Vicente, José Pedro, o marcador do segundo golo do Gil, faz penalty. E assim, aos 35 minutos, Joeano restabelece o empate, indo comemorar junto do Presidente José Eduardo Simões.

O Gil continua a pressionar e num lance confuso volta a adiantar-se no marcador num lance muito contestado pela defesa da Briosa.

Na segunda parte, o jogo acalmou um pouco. Aos 65 minutos sai Gelson e Sarmento e entram Nuno Piloto e Dionattan.

Dionattan viria a ter papel de destaque quando aos 72 minutos galga terreno, para assistir Joeano que marca o terceiro da Briosa, num remate em jeito. Grande Joeano.

Serjão que estava a aquecer, voltou para o banco. Nelo Vingada resolve meter Paulo Adriano (77 m) saindo Filipe Teixeira. O objectivo parece ser o empate uma vez que em inferioridade numérica, a equipa está toda mais desgastada.

Aos 88 minutos, Mateus passa por Nuno Piloto na esquerda, e depois Hugo Alcântara deixa-se antecipar e fica marcado o quarto golo do Gil. Nos últimos minutos, a Briosa ainda tentava reagir, mas Pedro Silva é expulso. Chegar aos descontos, a perder, com menos dois jogadores, fez com que ninguém acreditasse que ainda seria possivel o empate. Foi pena. Joeano, com o seu hat-trick, merecia mais.

Terá sido por isto?

Já aqui tinha comentado o facto de Luciano não ter sido convocado. Hoje sai esta notícia no jornal "O Jogo"

Academista Luciano alvo de queixa-crime

Na noite de sábado para domingo, a seguir ao jogo com o Boavista, o avançado brasileiro Luciano, da Académica, ter-se-á desentendido, na Mealhada, com um indivíduo, morador na localidade, que acusa o futebolista de agressão. Luciano, de folga e acompanhado por alguns colegas de equipa, admite a ocorrência de uma discussão, em tons exaltados, mas desmente qualquer tipo de agressão física ao indivíduo, que já apresentou queixa contra o jogador da Briosa no posto da GNR da Mealhada.

sábado, fevereiro 18, 2006

Finalmente ...

A 4 de Junho de 2005 afirmámos no nosso blog: "Zé Castro na primeira liga espanhola".
Após o contrato fechado com o Atlético Madrid sabemos que a Briosa apenas receberá uns miseros tostões pelos direitos de formação.

Convocados - Gelson regressa, Luciano sai

A lista de convocados da Briosa apresenta algumas novidades. As principais, para mim, são o regresso de Gelson e a ausência de Luciano por opção.

Nelo Vingada está a apostar tudo. Perder em Barcelos e nem convocar o Luciano é uma opção de risco, que Vingada sabe estar a correr. Pessoalmente não tenho gostado de ver Luciano a jogar de início, mas acho que é um óptimo jogador para entrar e mexer com o jogo. Vingada lá saberá.

De resto, Pedro Silva também regressa e Nelo Vingada deixou de fora, além de Luciano, Vítor Vinha e Zada, todos por opção. Nuno Luís e Zé Castro também estão ausentes, mas por lesão.


CONVOCADOS: Pedro Roma, Dani, Danilo, Ezequias, Hugo Alcântara, Pedro Silva, Dionattan, Filipe Teixeira, Paulo Adriano, Fernando, Sarmento, Nuno Piloto, Andrade, N'Doye, Roberto Brum, Gelson, Joeano e Serjão.

O meu onze: Roma; Sarmento, Alcântara, Danilo e Ezequias; N'Doye, Roberto Brum, Dionatan e Filipe Teixeira; Na frente Gelson e Joeano.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Antevisão do jogo com o Gil Vicente

Importância do jogo
As duas equipas sabem que este é um jogo que pode ser decisivo. Uma vitória significa um pequeno alívio. Em contrapartida uma derrota contra um adversário directo seria motivo de desmoralização.

Histórico dos confrontos
Nas duas últimas épocas a Briosa foi a Barcelos vencer por 1-0. Vingada tem teimado em dar duas sem três. Será que consegue dar a terceira agora?

Histórico recente

Académica
11/02BOAVISTA(c)D0:2
08/02DESP. AVES(f)V1:2
04/02PAÇOS DE FERREIRA(c)V3:0
30/01VIT. SETUBAL(f)V0:1
21/01NACIONAL(c)E0:0
15/01BENFICA(f)D3:0
Gil Vicente
12/02PAÇOS DE FERREIRA(f)D1:0
05/02SETUBAL(c)V5:0
29/01NACIONAL(f)D2:0
20/01BENFICA(c)D1:3
15/01MARÍTIMO(f)E1:1
06/01BELENENSES(f)V0:2

Prognósticos
No último jogo em casa o Gil, goleou o Setúbal por 5-0. Na jornada seguinte a derrota em Paços deve ter acalmado os ânimos e é natural que a equipa encare este jogo como de vida ou de morte. Com tudo o que isso tem de positivo e de negativo. Veremos uma equipa com garra,mas espero que a ansiedade os impeça de por o seu melhor futebol em campo.

Na Briosa perspectivam-se algumas ausências. O jogo é sem dúvida importante, mas o facto de não estar abaixo da linha de água, pode dar alguma serenidade à Briosa.

Quem marcar primeiro arrisca-se a vencer.

Força Briosa

Renovações

O post em baixo parece ter sido premonitório das notícias que iam sair hoje.

Sarmento já acertou a renovação, e o Record diz que Zé Castro está vinculado ao FCP.

Apesar de parecer o modus operandi do FCP, as informações que tenho é de que a sua saída é para Espanha. No final da época veremos.

Danilo renova, Sarmento está quase

Danilo tem tudo acertado para a renovação por mais dois anos. Sarmento está quase. Parece que a Direcção quer evitar erros passados como os de Zé Castro, que ao que tudo indicia já se comprometeu com um clube estrangeiro. Difícil parece estar a renovação de Nuno Piloto.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Golos do Boavista

Um pouco mais atrasado que o habitual, mas compreenderão que não é um post que me dê particular prazer em fazer. Seguem os golos do passado fim de semana.

No primeiro golo, notória falha de marcação em mais um lance de bola parada -primeiro de um jogador que não consegui identificar e no fim de N'Doye. No segundo, nem vale a pena fazer grandes comentários. Hugo Alcântara jogava na frente e o resto é bastante claro nas imagens:

0 x 1 - João Pinto (44 m)
0 x 2 - João Pinto (77 m)

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Presidente da Académica teria 200 mil euros no carro

Depois da notícia sobre as investigações da PJ, que aqui demos parte, hoje sai esta notícia no JN:


A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 200 mil euros, em dinheiro, que o presidente da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol, José Eduardo Simões, teria guardado no interior do seu carro.

Este montante estaria distribuído por envelopes e foi encontrado na sequência das buscas realizadas pela Directoria de Coimbra da PJ, no início da passada semana, à residência do dirigente desportivo, ao gabinete que ocupou na Câmara de Coimbra (quando exerceu as funções de director do Departamento de Urbanismo) e ainda à sede do clube.

Segundo o "Jornal de Notícias" apurou, parte do dinheiro que estava na posse de José Eduardo Simões seria alegadamente proveniente de donativos para a Académica/OAF, havendo também montantes que seriam seus.

Recorde-se que as buscas efectuadas na passada semana, como na altura afirmou uma fonte do clube ao JN, "tanto podem estar relacionadas com interesses cruzados da política, com o mundo imobiliário e o futebol, como também podem ter a ver com transferências de jogadores".

Aliás, a investigação terá sido desencadeada na sequência de uma denúncia anónima que se referia a alegadas ligações perigosas entre o futebol e interesses imobiliários, visando em concreto a polémica urbanização Jardins do Mondego, empreendimento que acabou, entretanto, por ser embargado.

O proprietário deste empreendimento acabaria também por ser alvo das atenções da Policia Judiciária, tendo decorrido, no mesmo dia em que eram feitas buscas em Coimbra, uma outra diligência, na zona da Grande Lisboa, junto desse empresário.

Nas buscas feitas em Coimbra, além dos cerca de 200 mil euros, os investigadores terão ainda levado alguns documentos.

Contudo, José Eduardo Simões não foi constituído arguido.

Confrontado na altura com a notícia das buscas, José Eduardo Simões afirmava que "viver com a sombra de uma suspeição é o pior que pode acontecer a quem está inocente", ao sublinhar que a visita da PJ pecava "por tardia".

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Taça de Portugal

A Briosa vai receber o SCP a 15 de Março próximo. Este será aliás o segundo jogo contra esta equipa no espaço de 2 semanas. Que seja também a segunda vitória.

domingo, fevereiro 12, 2006

AAC 0 - BFC 2

Na antevisão que aqui tinha feito ao jogo tinha desejado que fosse a Briosa a marcar primeiro. Mas não foi. Uma falta ingénua de Luciano, um livre marcado junto à bandeirola de canto, N'Doye a dormir na marcação e estava feito o primeiro golo do jogo. Golo aos 44 minutos de jogo a "premiar" uma equipa que nada tinha feito para o justificar a não ser anti-jogo, largamente permitido pelo árbitro do encontro.

Este Boavista é uma equipa que não dá prazer ver jogar. E não é apenas frustação de ter perdido. Aos 25 minutos de jogo já tinha feito 7 faltas. E aos 10 minutos já Paulo Sousa tinha levado amarelo. Uma equipa construída na base da virilidade, que as arbitragens em Portugal não sabem punir. O ridículo é ver depois Hugo Alcântara levar um amarelo aos 30 minutos va-se lá saber porquê. Mas como as arbitragens medíocres não se baseiam no que se passa em campo era preciso equilibrar. Prova disso o lance aos 52 minutos em que João Pinto agride Dionattan, e este lhe fica a pedir explicações. O árbitro salomonicamente dá um amarelo a cada. Critério? Nenhum.

Bem, deixando a arbitragem de lado, ao intervalo Nelo Vingada tentou fazer alguma coisa. Recorde-se que ele tinha entrado em campo num 4x3x3 com os seguintes jogadores:

Académica – Pedro Roma; Sarmento, Danilo, Hugo Alcântara e Ezequias; Dionattan (Serjão, 56 m), Roberto Brum e N’Doye; Luciano, Joeano (Fernando, 70 m) e Filipe Teixeira.

Das cabines veio uma alma nova, com jogadores mais aguerridos a lutar pelo resultado. Mas a bola nem sequer chegava à baliza do Boavista. Joeano andava perdido no meio dos centrais do Baovista e Luciano desinspiradíssimo. Entra Serjão e a coisas parecem equilibrar-se. Depois um erro clamoroso de Nelo Vingada. Mete Fernando (?) para o lugar de Joeano.Se não percebo a entrada de Fernando muito menos percebi a permanência de Luciano. Este não era o seu dia. Vingada meteu Alcântara a ponta de lança, recuou Brum e passou N'Doye para o meio. A equipa deu mais luta, mas estava naturalmente descompensada.

Aos 72 e 74 minutos a Briosa cria duas situações de perigo (as melhores do encontro) e aos 76 sofre o golo.Contra ataque rápido, ninguém a marcar João Pinto e este a arrumar o jogo.

Jogo fraco, contra uma equipa muito bem arrumada.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Zada de fora

Da convocatória de Nelo Vingada para o jogo de amanhã frente ao Boavista, destaque para a ausência de Zada, a par das já conhecidas ausências de Pedro Silva (castigado), Gelson, Zé Castro e Nuno Luís (lesionados).

De regresso aos convocados estão Pedro Roma e Ezequias que tudo indica deverão ser titulares.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Pedro Roma e Dani;

Defesas: Danilo, Ezequias e Hugo Alcântara;

Médios: Dionattan, Filipe Teixeira, Vítor Vinha, Paulo Adriano, Sarmento, Fernando, Nuno Piloto, Andrade, N'Doye e Roberto Brum;

Avançados: Joeano, Luciano e Serjão

Antevisão do jogo com o Boavista

Baixas
Relativamente à equipa que jogou no último jogo, há a registar as baixas de Gelson (lesão) e de Pedro Silva (5 cartões). A estas há que somar as de Nuno Luís e Zé Castro.

Moral
Em alta. As vitórias dão outro ânimo. O registo dos jogos pós Marcel é claramente positivo - 3 vitórias e 1 empate. O brasileiro, marcava golos mas criava problemas com os colegas, como se pode ver no último jogo do Benfica. A lesão de Gelson e Zé Castro são os piores problemas com que a equipa se debate neste momento. Era importante manter a onda positiva.

Histórico dos confrontos
Nas duas últimas épocas a Briosa brindou o Boavista por 1-0. Não me importava que houvesse uma terceira.

Histórico recente
Nos últimos 6 jogos, a Briosa ganhou 3 - D. Aves(f), Paços(c), Setúbal(f); empatou 2 - Marítimo(f), Nacional(c); e perdeu 1 - Benfica(f).
O Boavista ganhou 5 - Amadora(f), Naval(c), Paços(f), Estrela(c), Setúbal(f) e perdeu 1 - Porto(f).

Prognósticos
As duas equipas estão motivadas pelos bons resultados obtidos recentemente. O Boavista vem de uma recuperação extraordinária, sinal de que Carlos Brito e os jogadores parecem ter-se entendido a respeito de qual o melhor modo de entrar em campo.

Prevejo um jogo bastante cauteloso, um pouco lento na primeira parte (ambas as equipas jogaram para a Taça a meio da semana) e que se decidirá nos pormenores. João Pinto e Joeano (que grande golo aquele) são jogadores que podem desiquilibrar a qualquer momento.
Não espero muitos golos, por isso que o primeiro seja o nosso.

Força Briosa

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Rumo ao Jamor

A Briosa conseguiu esta tarde o acesso aos quartos de final da Taça. Defrontando o Aves, num jogo muito disputado, a Briosa viu por duas vezes a bola bater nos ferros da sua baliza e só perto do fim conseguiu arrumar o jogo.

A Briosa apareceu em campo com uma defesa nova: Dani; Pedro Silva, Danilo, Hugo Alcântara e Vítor Vinha. À frente da defesa Roberto Brum e um meio campo composto por Dionattan (Fernando, 75m), Filipe Teixeira (Luciano, 57m) e NDoye. No ataque Serjão e Gelson (Joeano, 46m).

A Briosa começou bem a primeira parte, tendo visto o Desportivo das Aves marcar na sua própria baliza aos 21 minutos. Contudo a equipa da casa começa a controlar o ataque da Briosa e a lançar perigosos contra-ataques. O empate adivinhava-se e acaba por surgir aos 39 min., num lance confuso. Canto a favor do Aves, Brum não é lesto a despachar a bola e depois vê-se Gelson no chão a pôr em jogo o avançado do D. Aves que marca o golo. Reclamou-se falta sobre Gelson, mas o árbitro validou o golo.

Os últimos minutos da primeira parte são de domínio da equipa da casa, que manda duas bolas nos ferros e obrigou Vítor Vinha a tirar uma bola em cima da linha de golo.

Na segunda parte, a Académica voltou a entrar melhor no jogo, com mais posse de bola, mas sem criar perigo. O jogo parecia fadado para o prolongamento mas eis que Joeano faz um golo soberbo (82 min), na sequência de um remate de meia distância.

Estava feito o resultado do jogo. Já só faltam 180 minutos para o Jamor.

PJ na AAC

Segundo o Diário de Coimbra, a Polícia Judiciária visitou a Académica:


A investigação da Judiciária sobre relações menos claras entre alguns promotores imobiliários, Académica e autarquia, [...] conheceu ontem novos desenvolvimentos. Segundo apurámos, elementos daquela polícia de investigação criminal deslocaram-se ontem não só à sede do clube, mas também à câmara e à casa do ex-director municipal de urbanismo e presidente da Académica, José Eduardo Simões.
Questionado ontem à noite pelo Diário de Coimbra, José Eduardo Simões remeteu-nos para uma declaração lida pela directora de comunicação da Académica, confirmando a visita da Polícia Judiciária à sede do clube. «Face às notícias veiculadas aquando do período eleitoral das autárquicas, esta visita peca por tardia. Viver com a sombra de uma suspeição é o pior que pode acontecer a quem está inocente. A Académica está bem, vai melhorar e eu continuarei, como até aqui, de cabeça erguida», afirmou.
A investigação policial foi desencadeada por uma carta anónima remetida em Abril do ano passado à PJ, à Procuradoria-Geral da República e Inspecção-Geral do Território, aludindo a contornos de vários projectos imobiliários aprovados pela autarquia e a relações entre os respectivos investidores e a Académica. A remodelação do antigo Estádio Municipal e a construção do complexo Eurostadium e da Urbanização Jardins do Mondego eram alguns dos projectos referenciados na carta, onde se levantavam suspeitas de tratamento privilegiado, por parte Direcção Municipal de Administração do Território, na altura liderada por José Eduardo Simões, a promotores dos projectos imobiliários referidos, visando alegadamente garantir financiamento para a Académica.
Em causa nesta investigação, como afirmou na altura fonte da PJ, estaria nomeadamente o exercício simultâneo da actividade de José Eduardo Simões como director municipal do urbanismo e presidente da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (OAF) – acumulação que deixou de se verificar desde final do ano passado – bem como a ligação entre alguns empreendimentos imobiliários licenciados pela autarquia e o financiamento do futebol profissional da Briosa.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Más notícias

A lesão de Zé Castro deve obrigar o central a uma paragem no mínimo de três semanas.

O jogador que apesar de lesionado manteve-se em campo ajudando a equipa (é dele a assistência para o último golo), sofreu uma microrotura muscular e enfrenta agora um período de recuperação nunca inferior a 3 semanas.

Golos contra o Paços

Para tirar a barriga de misérias, seguem os 3 golos do passado fim de semana:

1 x 0 - Gelson (47 m)
2 x 0 - Dionattan (56 m)
3 x 0 - Serjão (90 m)


Além dos marcadores merecem especial referência os responsáveis pelo último passe: Dionattan, Ezequias e Zé Castro, respectivamente no 1º, 2º e 3º golo.

Taça

É amanhã que a Briosa vai à Vila das Aves defrontar a equipa local, que já eliminou entre outras equipas o Braga e o Belenenses.

Jogo que não se afigura nada fácil mas, há que dizê-lo, também não será o mais difícil de todos. Há que acreditar e sobretudo mostrar em campo, com trabalho e dedicação, a superioridade do futebol da Briosa.

Ezequias aproveita para limpar os cartões e Nelo Vingada terá uma boa oportunidade para voltar a dar minutos a Alcântara, Piloto e Luciano.

O árbitro será João Vilas Boas, da Associação da Futebol de Braga.

PS. Pedro Roma também foi poupado, não tendo sido convocado.

domingo, fevereiro 05, 2006

A Luz da manutenção


A luz da manutenção já brilha no horizonte ...
Ou será já o brilho duma estrela maior ?

3 Paços para a Manutenção

Belíssimo jogo da Briosa contra uma equipa que mostrou ser claramente inferior. Nelo Vingada parece ter encontrado uma bela maneira de armar a sua equipa nesta fase pós-Marcel, encontrando soluções perante as diversas adversidade que vai enfrentando.

Para colmatar a ausência de Brum, Vingada construiu um meio campo com Paulo Adriano, Zada, NDoye e Dionattan no apoio a Gelson e Joeano no ataque. Na defesa, sem surpresas alinharam Roma, Sarmento, Zé Castro, Danilo e Ezequias.

O meio campo da Briosa demorou a acertar agulhas e na primeira parte o domínio era do Paços que com uma equipa mais rotinada ia criando perigo, tendo Pedro Roma aos 20 minutos, executado uma EXTRAORDINÁRIA defesa, transmitindo a segurança que a equipa precisava.

Destaque ainda na primeira parte para Ezequias que desde cedo veio a revelar o seu inconformismo, subindo por diversas vezes pelo seu flanco e arrancando perigosos cruzamentos. No lado oposto Sarmento parecia não estar tão bem, mas a verdade é que Dionattan também não fechava tanto como NDoye, impedindo que o jovem lateral arrisca-se tanto.

Vindo das cabinas, tudo mudou. Logo no reatar Gelson, servido por Dionattan inaugura o marcador. A equipa do Paços lança-se definitivamente ao ataque, sendo que Ezequias aproveitou para se tornar no homem do jogo. Numa das suas arrancadas pelo lado esquerdo, consegue chegar ao fundo, encontrar Dionattan que remata certeiro para a baliza. O jogador do Paços ainda tenta a intercepção, mas mais não faz do que confirmar o golo.

Nelo Vingada começa a pensar em preparar a próxima partida e começa a fazer substituições: Luciano para o lugar de Zada (58m), Filipe Teixeira para o lugar de Joeano (60m) e Serjão por Gelson (77m). Dois minutos depois lesiona-se Zé Castro. Um arrepio.

Adriano recua para central (grande jogo de entrega do capitão), e o Paços continua a acreditar. Zé Castro entra assados 2 minutos, visivelmente diminuído ocupando lugar a meio campo. O miudo demonstra o seu querer e vontade de vencer. O Paços pressiona, a Briosa vai respondendo, e aos 90m Zé Castro assiste de cabeça Serjão que faz o terceiro e último golo. Magnífico. A raça e dedicação de Zé Castro permitiram-Lhe estar presente no golo de confirmação da Briosa coroando dessa forma a sua prestimosa exibição..

Destaques positivos: Roma, Ezequias, Zé Castro e Gelson.

A Briosa que há duas jornadas estava abaixo da linha de água, deu um importante pulo, que Lhe permite respirar mais sossegada. Nelo Vingada ainda não conseguiu 3 vitórias seguidas esta época, mas ainda vai a tempo. Venha lá o Boavista.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

João Moreno dá nome a rua de Coimbra

Segundo as Beiras, João Moreno terá o seu nome ligado a uma artéria da cidade. A Comissão de Toponímia do município confirmou a inclusão de João Moreno, assim como da Irmã Lúcia, de Nunes Vicente, de Jaime Braz de Carvalho e de Raul Ferrão, na toponímia de Coimbra, mais propriamente na Urbanização da Casa Branca, na freguesia da Santo António dos Olivais.

A formalização desta decisão acontecerá no próximo dia 11, com o descerramento das respectivas placas toponímicas, numa cerimónia que contará com a presença de familiares, amigos e admiradores dos cinco novos topónimos.

Antevisão do jogo com o Paços de Ferreira

O jogo contra o Paços assume-se de etxrema importância para o futuro da Briosa.

O Paços é uma equipa que está na luta directa com a AAC pela manutenção (acho que nesta altura, já é assumido que é esse o principal objectivo da Briosa). Ora a Briosa perdeu em Paços de Ferreira (2-1) e também precisa desta vitória para não ficar em desvantagem com um concorrente directo. Além de que com 26 pontos sempre se respirava outro ar.

Neste jogo, Vingada não poderá contar com Brum e Alcântara, ambos por terem atingido os 5 cartões amarelos. O central conseguiu essa proeza apesar de ter entrado em campo aos 82 minutos. Quem já pode alinhar é Dionnatan e espera-se que o faça de início no lugar de Zada. O jogo é amanhã às 16:00....

De Guimarães

"Ninguém está satisfeito com o que fizemos até agora, mas queremos dar uma volta de 180 graus. Se conseguirmos 54 pontos, até mesmo 52, poderemos chegar ao quarto lugar." Vítor Magalhães (insano Presidente do V.Guimarães) - no blog Castigo Máximo

Sinal de demência de um presidente que está prestes a tornar-se no líder da sua claque.