terça-feira, dezembro 09, 2008

Isabelinha emocionado na festa do seu centenário


A Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, que lhe foi ontem atribuída, e uma camisola preta com o n.o 1 e com o seu nome, entregue pelo presidente da Briosa, terão sido as prendas que mais sensibilizaram e emocionaram o médico e antigo jogador da Académica, Joaquim Gonçalves Isabelinha, que ontem “levou” a Santarém perto de um milhar de pessoas na festa do seu centésimo aniversário.
Joaquim Isabelinha enquanto homem, estudante de Coimbra, desportista na Briosa e médico oftalmologista foram as facetas ontem recordadas quer através de discursos quer através de um pequeno filme que assinalou os momentos mais marcantes dos preenchidos 100 anos de vida.



Não foram poupados elogios numa festa bonita que terminou com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra a cantar “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida” e com Joaquim Isabelinha a acompanhar uma canção que tão bem conhece. Antes, já tinha sido cantado o Fado de Coimbra, mas também o fandango que é característico da zona onde Isabelinha nasceu e onde exerceu medicina durante décadas.
Foi, aliás, a sua faceta de “João Semana” que mais foi destacada na homenagem de ontem. Um médico oftalmologista que aos domingos de manhã dava consultas gratuitas e, se necessário, que ainda contribuía para os medicamentos dos seus utentes é «um homem maior que o seu próprio tempo», destacou Vitor Farinha, da Associação Académica de Santarém que, a par com Associação Académica de Coimbra/OAF, Casa da Académica de Lisboa e Grupo “Guitarra e Canto de Coimbra», organizaram a festa de ontem.
José Eduardo Simões não teve dúvidas em assumir que, na Briosa, «ninguém se compara a Isabelinha», tal foi a «marca» que «o cidadão de perfeição» deixou na instituição, na qual é, aliás, o sócio n.oº1. Por isso recebeu a camisola negra com esse número e o seu nome. A outra prenda, referiu o presidente do OAF, foi a vitória do último fim-de-semana que lhe foi dedicada pelo plantel.
O presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, considerou-o um «desportista extraordinário» e acrescentou que o «doutor Isabelinha fez mais pela Medicina que muitos medicamentos».
Momentos antes, Seabra Santos também tinha elogiado o «exemplar percurso de vida» do antigo estudante da Universidade de Coimbra e evocando um contrato não escrito que é estabelecido com todos quantos passam pela instituição de que é Reitor classificou-o com um dos melhores «embaixadores de Coimbra».
Durante os discursos – também falaram os autarcas de Santarém (onde Isabelinha estudou) e de Almeirim (onde nasceu e para onde regressou após a licenciatura) e um elemento da Ordem dos Médicos – foram muitas as prendas que o médico recebeu e a todas tentou agradecer. Uma tarde de festa que não o cansou, pelo menos aparentemente já que terminou, animado, a cantar a “Balada da Despedida” com os antigos orfeonistas. Instantes antes, e como a sua avançada idade não aconselha muitas emoções, Joaquim Isabelinha falou a todos através de uma mensagem vídeo previamente gravada. «É uma alegria muito grande que me queiram assim tanto bem. Desejo a todos que tenham muita saúde para o resto das suas vidas e para as vossas famílias», referiu o homenageado.
in Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário