domingo, março 22, 2009

Pensar o futebol

Algumas medidas que, penso eu, tornariam a nossa Liga melhor:

  1. Implementação do sistema francês  de controlo e gestão desportivo e financeiro. A DNCG (Direcção Nacional de Controle de Gestão), é um organismo independente ligado ao governo francês, responsável pela fiscalização da gestão financeira dos clubes, relatórios e contas, análise jurídica e orçamental, que penaliza desportivamente os incumprimentos financeiros dos clubes. Apenas um organismo independente dos clubes pode ambicionar um dia controlar alguma coisa.
  2. Implementar um sistema de direitos televisivos centralizado, inspirado nos existentes na UEFA e na Premier League. Seria garantida mais receita para os clubes e com uma indexação ao rendimento desportivo, haveria mais futebol.
  3. Coordenação com os detentores dos direitos de televisão, no sentido de promover o futebol. É absolutamente aberrante que se reveja na televisão 10, 20 repetições de uma falta num jogo da Liga e que para ver o fantástico golo do Licá tenha de ir ao Eurosport. Quanto programas realmente existem sobre futebol comparativamente ao enorme número de programas onde se fala sobre a polémica do futebol?
  4. Eficazes medidas de segurança, que impeçam prevaricadores de assistir ao futebol e que devolvam o jogo às famílias. Qualquer adepto que fosse apanhado com equipamento ilegal deveria ficar automaticamente proibido de assistir aos jogos da sua equipa. O mesmo para os que invadem recintos desportivos, ou lançam tochas. Com câmaras de vigilância não se compreende como estes adeptos ainda entram nos Estádios.

São tudo medidas que me parecem de fácil implementação e que contribuiriam para haver mais e melhor futebol.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!

    cparis a presidente! :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. excelentes propostas. Não as deixe cair no esquecimento e lute pela sua implementação.

    cumprimentos

    ResponderEliminar