quinta-feira, maio 31, 2007

Roma renovou. Pedro Costa assinou. Fajardo já não vem.

Roma renovou. Fico contente. O jogador ficou triste por ser só por um ano, mas compreendeu que toda a gente começa a olhar para o seu BI nesta altura.

Quem também assinou contrato foi Pedro Costa, lateral direito de 25 anos que vem do Braga. Boa notícia também.

Fajardo afinal já não vem. Esteve mesmo quase tudo acertado, mas parece que este defeso vai ser pródigo em mudanças de última hora.

Em resumo, continuamos a contratar muita gente, mas parece-me que agora há mais trabalho de casa a ser feito. O treinador está envolvido, e pelo menos os jogadores que entram são mais conhecidos e não parecem ser comprados por DVD.

Já vamos em 3 contratações, com mais quatro (Lito, Ricardo, Pedrinho e o ponta de lança de nome esquisito) alinhavadas. Manuel Machado apenas queria 9. Creio que se vai enganar.

Entradas

Orlando (central/Freamunde) e Licá (médio ala/Social de Lamas) já foram confirmados pelo Site oficial. A direcção do Varzim também já chegou a acordo com a Briosa para a vinda de Ricardo e de Pedrinho, havendo apenas a incógnita se este último virá já esta época ou apenas no fim da próxima.

Hélder Barbosa aparece referenciado mais uma vez como continuando em Coimbra. Uma boa notícia.

Mais um dia sem saber de nada a respeito de Roma e Vinha.

quarta-feira, maio 30, 2007

Wlodarczyk? Szakalypeterky?

É um destes nomes complicados que iremos ouvir o speaker pronunciar quando indicar o ponta de lança da Briosa. Depois do mercado sul-americano, e apesar de o Brasil ser sempre uma séria hipótese, este ano a "moda" é o mercado de leste, inspirados pelos exemplos do Boavista.

Estas são as hipóteses mais provavéis, mas não são as únicas. Wlodarczyk alinha no Légia de Varsóvia, e é a primeira opção. Seria uma boa escolha.

Ponto da Situação I

Saídas

Confirmadas: Lino.
Muito prováveis: Nuno Luís, Brum e Dame.

Entradas

Confirmadas: Licá (Social de Lamas), Lito, Fajardo (Naval).
Muito prováveis: Ezequias e Hélder Barbosa (falta os jogadores concordarem), Ricardo (Varzim), Hélder Rosário (Boavista) e Vasco Matos (Beira Mar).

Más notícias: Roma e Vitor Vinha ainda não renovaram. Se com o primeiro deve ser fácil, com Vinha as coisas parecem querer complicar-se dado o ambiente que existe entre a Direcção e Marcelo (empresário de Vinha).

Hélder Barbosa continua e Ezequias regressa. Ricardo confirmado.

Sem dinheiro a circular, o futebol português faz lembrar o tempo em que se trocavam cromos repetidos com o filho do merceeiro na esperança vã de completar a caderneta.

A Briosa cedeu Lino ao Futebol Clube do Porto e recebe em troca o empréstimo de, um "cromo" que já tinha despachado antes, Ezequias e de Hélder Barbosa que tanta falta fez na parte final do campeonato.

Quanto ao guarda redes do Varzim, Ricardo, só falta mesmo assinar uma vez que o acordo parece estar mais do que confirmado.

segunda-feira, maio 28, 2007

Brum de fora da Briosa

Segundo o Record, que cita notícia da Antena 1, Brum vai para o Braga. A notícia refere que a saída terá sido a custo zero, ou seja, daquelas transferências onde o dinheiro não circula em cima da mesa.

Análise: Meio campo

Idade
JOGOS
Titular
Suplente Utilizado
Suplente Não Utilizado
Minutos
Golos
Alexandre
28
17
5
5
1474
0
Roberto Brum
29
26
3
0
2034
0
Paulo Sérgio
26
20
5
2
1857
0
Filipe Teixeira
27
24
5
0
2153
1
Nuno Piloto
25
4
5
7
340
0
Dame
22
23
2
0
1887
4
Pavlovic
24
10
1
3
665
0

O meio campo da Briosa foi sempre o seu sector mais forte em termos de qualidade individual de jogadores, daí que não admira que seja aquele onde os jogadores registaram mais minutos nas pernas, sendo que os menos utilizados - Pavlovic e Piloto - sofreram lesões de prolongada duração. Serão elas as culpadas de não haver certezas sobre se devem ficar ou sair sendo que eu acho que este dois jogadores deviam ficar.

Dos activos mais valiosos, só Filipe Teixeira parece ficar, não que tenha muita vontade, mas porque nenhuma equipa de topo parece acreditar no seu valor. Dame queria sair e quanto a Brum, os seus 29 anos, fazem-no desejar uma equipa europeia.

Paulo Sérgio renovou e merece continuar. É jogador esforçado, e pode sempre ser útil, mais no meio campo do que na defesa, e faz com Alexandre uma boa dupla.

Briosa pesca na Figueira

Lito e Fajardo vão integrar a equipa da Briosa, sendo que o primeiro já assinou contrato por duas épocas. Fajardo está à espera do final do mês para se desvincular da equipa da Figueira.

Mas isto faz algum sentido???

No final da semana passada, Brum dizia:

A novela já dura há muito tempo. Eu não estou autorizado a falar. Cabe à Académica decidir o meu futuro que pode passar pela transferência para outro clube”, afirmou o jogador, um dos mais bem pagos do plantel, com um salário a rondar os 25.000 euros mensais.

Hoje, o Diário de Coimbra, diz:

Há muito que se falava da vontade da Académica em vender o carismático brasileiro, de maneira a fazer algum encaixe financeiro antes do final do contrato. No entanto, os valores pedidos pela Briosa – falava-se em dois milhões de euros - nunca agradaram aos emblemas interessados em contar com o centrocampista e admitia-se até, nesta altura, que a Académica baixasse a fasquia para facilitar o negócio.
Mas o cenário, agora, é bem diferente. Uma vez que Roberto Brum seria o jogador do plantel com o vencimento mais elevado, José Eduardo Simões terá preferido chegar a acordo com o futebolista, libertando a Académica do encargo salarial em detrimento de uma eventual transacção.

Mas isto faz algum sentido? Se 2 milhões era muito, pedia-se 1 milhão, 500 mil...

Ou o DC está a espetar outra das suas calinadas, ou então JES anda a fazer negócios muito estranhos. A ver vamos....

sábado, maio 26, 2007

A viagem turística de Dame

Uma pesquisa na net com a chave “Dame N'Doye”, produz hoje em dia mais referências em língua grega do que propriamente em português. Surgem seguramente centenas de páginas informativas, grande parte delas com fotos de Dame N’Doi, o que revela que o Jogador da Briosa é um turista famoso em terra de filósofos.

O mais estranho é que a aplicação de um tradutor automático sobre o texto em grego que acompanha as ditas fotos, muito embora confuso (típico num tradutor automático), revela varias vezes o seguinte:

- Passagem nos exames
- Contrato válido por 4 anos.
- Panathinaikos

Independentemente de questões legais ou contratuais que seguramente ainda vão dar muito que falar, Dame tem que perceber que ainda pairam sobre si, mas não só, suspeitas dum triste episódio passado supostamente num stand de Automóveis.

Até agora a conduta do jogador levava a pensar que, fruto da sua juventude e inexperiência estaria a ser vítima fácil duma situação menos licita, mas este episódio vem revelar uma nova faceta, (a de mentir com todos os dentes que tem e que são bem grandes e brilhantes).

Este não é seguramente o último episódio da novela Dame.















sexta-feira, maio 25, 2007

Fair Play

Ficámos em primeiro lugar no ranking de fair paly da LPFP. Não serve para nada, mas é sempre simpático ser notícia pelos bons motivos.

Manuel Machado em discurso directo

Vale a pena ler a entrevista completa que Manuel Machado deu ao Diário de Coimbra. Retenho as afirmações mais importantes e que têm a ver com o plantel e a estrutura dirigente:

 A manutenção era o objectivo real. Basta vermos que transitou um conjunto de atletas de épocas anteriores, também elas não muito conseguidas, até menos do que esta última, por isso a qualidade desse grupo de jogadores já tinha no passado, deixado classificações pouco atractivas e depois foram introduzidos outros atletas que na sua maior parte não tinham experiência da prova em que iam participar. Ou seja, jogadores como Kaká, Paulo Sérgio, Dame, Miguel Pedro, Hélder Barbosa, Milos são todos jogadores numa faixa etária muito baixa e que vinham de divisões inferiores. Depois foram também introduzidos outros que nem todos confirmaram, de facto, aquilo que sustentou a sua contratação. Estou a referir-me a atletas como o Estevez, que manifestou desadaptação e foi embora, ou o Nestor que vinha muito credenciado e acabou por sentir problemas também de adaptação, embora tivesse permanecido, mas acabou por dar um contributo muito inferior aoe sperado. Jogadores como o Hélder Barbosa, o Nuno Luís, o Milos, o próprio Dionattan que nunca deu um contributo semelhante àquilo que é capaz, todos eles estiveram fora da competição por largos períodos devido a lesões. E, na conjugação de todos estes factores, acabámos por ter um grupo que não materializou um futebol, em termos de rendimento, ao nível do pretendido.

[...]

DC – Nessa espinha dorsal quem é que está a colocar?
MM – Jogadores como Sarmento, Vítor Vinha, Kaká, Milos, Paulo Sérgio, Miguel Pedro, infelizmente parece que se vai perder o Dame, mas já contei uma mão cheia de jogadores jovens, com potencial – e o mercado começa a manifestar apetência pelos mesmos – que podem vir a constituir-se como o tal núcleo duro.

[...]

DC – Mas a remodelação adivinha-se outra vez…
MM – Não me parece. Não acho que venha a ser, nem de perto nem de longe, tão profunda. Estamos a falar de 18 jogadores. Foi aquilo que a Académica introduziu na temporada que agora termina. Se para a próxima, a remodelação for 40 ou 50% desse número, já constituirá um avanço positivo.

[...]

DC – Só confirmou a sua continuidade depois de garantida a permanência, embora a Direcção já o tivesse anunciado há bastante tempo.
MM – O presidente falou comigo em Novembro, manifestou vontade de que eu continuasse, fê-lo de novo em Fevereiro, depois em Março ou Abril oficializou essa vontade quando colocou o facto no “site” do clube. Agora havia, de facto, e há sempre, alguns pressupostos que permitem, ou não, materializar essa continuidade. Um deles era a questão da manutenção. Daí que eu deixasse sempre um “nim” no ar, relativamente à confirmação dessa vontade que a Direcção tinha manifestado há muito tempo. Só por isso.

Manuel Machado quer manter um espinha dorsal (onde só discordo de Pavlovic) interessante e pretende ter no máximo 9 caras novas. Isso irá certamente provocar muita azia a (alguns) jornalistas e empresários, mas seria uma óptima notícia. A ver vamos...

quinta-feira, maio 24, 2007

É só rir...

«Confirmo que estive em Atenas. Tratou-se de uma deslocação a título particular», começou por dizer o (ainda) jogador da Académica, que, confrontado com as notícias postas a circular pela imprensa grega, algumas com fotografias suas, passou, ele próprio, a fazer perguntas: «Fui fotografado no aeroporto. Apenas isso. Alguém me viu com pessoas do Panathinaikos? Há alguma foto minha nas instalações deles? No estádio ou no pavilhão? Não houve absolutamente nada!»

Dame, em declarações ao maisfutebol, quando regressou esta tarde aos treinos.

Do mesmo modo que, para mim, Godinho perdeu a credibilidade com a atitude que teve, Dame também a perde ao tentar fazer todos passar por parvos. Resta saber se sempre é verdade que da parte da Direcção da Briosa, lhe ofereceram 200 mil euros líquidos/ano. É que se assim for, Dame passe de jovem ingénuo que ia sendo enganado para pequeno mercenário sem escrúpulos. Esperemos que não, esperemos que não...

Análise: Defesas


Na análise à prestação dos defesas, há que inserir Sarmento e Vítor Vinha que sendo jogadores do meio-campo, alinharam quase sempre nesta posição. Também Paulo Sérgio alinhou a defesa esquerdo durante muito (demasiado) tempo, mas prefiro esquecer esse facto, porque não me parece que alguma vez venha a ter futuro nessa posição. 

 
Idade
JOGOS
Titular
Suplente Utilizado
Suplente Não Utilizado
Minutos
Golos
Danilo
27
9
1
9
786
1
Kaká 
26
22
0
4
1906
0
Medeiros
30
12
3
6
1061
0
Litos
33
21
1
0
1882
2
Lino
30
29
0
0
2584
5
Nuno Luís
32
7
0
1
585
0
Lira
24
0
0
6
0
0
Sonkaya
27
4
0
5
360
0
Sarmento
22
8
6
7
683
0
Vítor Vinha
21
7
2
15
499
0

Em final de contrato estão Medeiros, Nuno Luís, Vítor Vinha e Sonkaya, sendo que este último já não conta para as contas há muito tempo. Começando no lado esquerdo da defesa, Sarmento mostrou que deve continuar a evoluir, Já Nuno Luís é um caso diferente. Jogador que sempre mostrou seriedade em campo e que aguentou a titularidade com exibições boas sem deslumbrar. Tem contra a sua idade e o facto de se ter lesionado durante muito tempo. Caso não renove, faz falta um defesa direito que dê garantias.

No lado oposto, Lino e Vinha repartiram a posição. Lino tem 30 anos e clubes interessados nos seus serviços. Será a última oportunidade de ganhar dinheiro com ele. Vinha merece renovar. Tem um enorme potencial, e sabe jogar naquela posição. Contudo faz falta um defesa esquerdo.

Na zona central do terreno, Kaká renovou e deve formar com Litos (que ainda tem contrato) a dupla preferida da Briosa. Danilo é também uma boa opção. Medeiros não me convenceu. E não vejo nenhum motivo para renovar com ele. Preferia apostar no míudo que está no Tourizense.

Mais dois laterais em equação

Segundo O Jogo, ontem no treino estiveram:

Luan Neves, defesa-direito, brasileiro (ex-São José, um clube do estado de São Paulo), e Nuno Rodrigues, defesa-esquerdo, de 27 anos, que esta temporada jogou pelo Lixa, da série A da II Divisão

Faz sentido que esta seja uma das principais preocupações da Briosa.

quarta-feira, maio 23, 2007

Sai Dame entra Ousmane?

Hoje regressou Ousmane N'Doye que tem contrato com a Briosa até 2009 e estava  emprestado aos sauditas do Al Shibab. Por outro lado, Dame está confirmado no Panathinaikos. Continuamos a ter um N´Doye (será?), mas é pena que nos calhe o que já tem 28 anos e que já não vai valorizar nada.

Defesa Direito a caminho

Pedro Costa, que já passou pelo Boavista e que estava ligado ao Braga por mais uma época está a caminho da Briosa e o acordo parece eminente. Esta foi a posição mais carenciada do plantel da Briosa, onde se espera que este jovem de 25 anos se imponha. Na última época apenas alinhou 3 jogos a titular e esteve 5 jogos no banco.

Alguém sabe quem é?

Enquanto continua sem saber nada de Joeano, vão aparecendo notícias de que queremos bater o record do ano passado de 16 caras novas. Confesso que há nomes que não faço a mínima ideia quem sejam. 

Já praticamente certo como reforço dos estudantes está o central Orlando, que joga no Freamunde, clube da II Divisão que conseguiu, no domingo, a subida à Liga de Honra. Orlando, produto dos escalões jovens do Guimarães, já foi treinado por Manuel Machado, quando ambos serviram o Moreirense.

in O Jogo

Tem o aval de Manuel Machado. Mas Medeiros também tinha, o que significa pouco....

Análise: Guarda-redes


Vou fazer uma análise ao que foi a prestação do plantel da Briosa por sectores. Começo pelo mais fácil que são os Guarda-redes.

 
Idade
JOGOS
Titular
Suplente Utilizado
Suplente Não Utilizado
Minutos
Golos
Douglas
27
0
0
17
0
0
Eduardo
29
0
0
12
0
0
Pedro Roma
37
29
0
0
2610
0

 

Todos em final de contrato, importa avaliar se continuam ou se devem ser substituídos. Neste avaliação, os números expostos, são apenas um parâmetro. Ficará sempre a faltar o esforço financeiro subjacente e a avaliação de carácter, entrega e profissionalismo dos atletas em causa.

Aos 37 anos, Pedro Roma, tem sempre de lutar contra o estigma que a sua idade levanta. Não obstante, durante toda a época passada soube lutar contra isso e mostrar dentro de campo que merecia mais o lugar do que os outros. E Douglas até vinha com algum cartel do Brasil.

Pedro Roma deve manter-se na Briosa.

Douglas e Eduardo devem sair. Se não conseguiram tirar Roma este ano da baliza, não são os jogadores que precisamos.

A aposta devia ser num jogador com experiência de titular na I ou II Liga e pelo menos um jovem onde se pudesse apostar em termos de futuro.

O jornal Record aventou a possibilidade de Ricardo, guarda-redes do Varzim. Nos últimos treinos, Manuel Machado chamou Ricardo Bem-Haja para treinar com os seniores. 

Para mim, seriam duas boas soluções. Um veterano e experiente guarda redes e duas jovens promessas que decerto iriam aprender muito com o Pedro Roma.

terça-feira, maio 22, 2007

Bota muito apertada

A ser verdade a noticia avançada pelo JOGOonline, estamos perante uma bota bem difícil de descalçar. Vamos esperar serenamente pelas explicações para este caso ...

Dame vai de graça para o Panathinaikos
LUÍS PENA VIEGAS

Um ano depois de Zé Castro ter partido a custo zero para o Atlético de Madrid, a Académica perde mais um jovem valor sem receber um único tostão: Dame, em final de contrato, acertou a transferência para o Panathinaikos, da Grécia. Nem 24 horas após o jogo frente ao Benfica, o avançado senegalês meteu-se num avião, fez logo exames médicos e vai ser apresentado, talvez ainda hoje, como reforço do clube grego. Sabia-se do interesse de clubes portugueses (o Belenenses, sobretudo) na sua contratação, mas o estrangeiro era, como O JOGO já noticiara, o destino mais provável, atendendo a que a Briosa teria direito a uma compensação – pela formação – se Dame fosse para fora cá dentro. Confirmou-se.

A programação segue dentro de momentos

Tal como a Briosa este blog chega ao final da época totalmente desfigurado. O template ficou em fanicos, e os autores sem tempo para o recuperarem. Se usarem o Opera vêm isto em condições, mas se usarem MSIE ou Firefox estão com problemas. Como o Departamento Médico meteu baixa, só no final da semana é que se esperam mudanças.

Das notícias da Briosa, o Lino já foi vendido pelo menos para 3 clubes (o último é o Hansa Rostock) e o Dame parece que foi para o Panathinaikos, onde deve ter um futuro lindo. Miguel Pedro também parece estar de saída para o Shakhtar Donetsk, e dizem que vale uns 750 mil euros o que não deixa de ser um excelente negócio.

domingo, maio 20, 2007

Terminou a época

Terminou a época onde os três grandes fizeram valer uma vez mais a sua força deixando o 4º classificado a 17 pontos, tantos quanto separaram a Briosa de um lugar europeu.

A próxima época vai começar cedíssimo (4 de Agosto) uma vez que o que interessa são as televisões e a malta até no campismo desenrasca um local com SportTV. Os tempos são de crise e a maior parte deve ficar pelo País, por isso não há problemas com os que vão para o estrangeiro.

Quanto à próxim época já começaram as especulações e as movimentações de empresários, jogadores e dirigentes.

As principais dúvidas em Coimbra são a continuidade de Roma, Filipe Teixeira, Dame e Joeano. Dois querem ficar e dois querem sair se lhes derem dinheiro o que parece que não é fácil.

A Dame, depois do disparate, parece que ofereceram 200 mil euros líquidos/mês o que não fora o caso de este ano se andar a receber um pouco atrasado, era dinheiro suficiente para o míudo aceitar. Assim, como gato escaldado da água fria tem medo, há uma grande resistência em acreditar que seja verdade o que é prometido a par de alguma vontade em sair.

Joeano esse quer ficar em Portugal e sabe que dificilmente será tão acarinhado pelos adeptos como em Coimbra, mas o vencimento que lhe oferecem parece não ser suficiente.

Filipe Teixeira que faz 27 anos em Outubro sabe que lhe começam a faltar as épocas para uma equipa de maior dimensão. O seu empresário passou a época a mandar recados através dos jornais e acredito que seja o nome mais badalado no defeso e que sairá se houver uma proposta que lhe permita ir para um clube europeu.

Roma quer ficar, só que sabe que chegou a uma idade onde todos os anos vai ser posta em causa a sua utilidade. Por isso, quer um contrato de 2 anos. Pessoalmente, este é um jogador que se deve manter na Briosa. Não há referências naquela defesa e o Pedro é seguramente a mais barata e a mais útil.

sábado, maio 19, 2007

Reconhecimento a Kaká

Kaká, chegou esta época a Coimbra  e teve de lutar contra a desconfiança inicial. Começou a época no banco, tendo alinhado 4 jogos como suplente não utilizado. Uma vez chamado à titularidade, rapidamente mostrou o que valia e depressa se impôs na defesa de Coimbra contabilizando actualmente 21 chamadas à titularidade.

Com contrato até ao final de 2008, e com uma defesa que andou a época de rastos, era importante renovar com este jogador.

Foi isso que foi feito, tendo Kaká renovado até 2009, ficando por saber o motivo porque é um prazo tão curto. Quanto a mim, era de se apostar num contrato mais prolongado, restando saber as condições pedidas pelo jogador num cenário desses.

sexta-feira, maio 18, 2007

Tribunal dá razão à Académica no acordo com a Câmara para a cedência do Estádio (*)

Tribunal dá razão à Académica no acordo com a Câmara para a cedência do Estádio
[ 2007/05/18 | 19:44 ]
Francisco Frederico


O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra considerou hoje improcedente a acção intentada pelo Ministério Público contra a Académica, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a TBZ. O Ministério Público pedia a declaração de nulidade do acordo celebrado entre o clube e a autarquia, relativo à cedência do Estádio Cidade de Coimbra que permitiu, posteriormente, celebrar outro acordo, entre a Académica e a TBZ.

Na sentença, o Tribunal entendeu que nesse primeiro acordo não havia qualquer elemento capaz de evidenciar que se pretendeu atribuir um benefício financeiro ao futebol profissional, considerando, por isso, não ter sido violado o regime jurídico que regula a concessão de financiamentos ao futebol profissional.

Em declarações ao site oficial dos «estudantes», o presidente da Académica considerou ter sido «feita justiça num processo em que se fica sem perceber qual o papel do Ministério Público». «O Estádio Cidade de Coimbra tem uma gestão que resulta do acordo entre a Académica e a Câmara. Esse acordo é exemplar na defesa do interesse público. Trata-se do estádio construído pela autarquia de Coimbra, e é o único em que a autarquia não tem qualquer encargo com a sua conservação e manutenção», assegurou José Eduardo Simões. (*) in maisfutebol

quarta-feira, maio 16, 2007

"SEMPRE PRESENTES".

Neste último encontro da liga Bwin, a Mancha Negra, como sempre, vai efectuar a Organização da viagem a Luz, para o apoio a nossa magica Briosa, com o lema: "SEMPRE PRESENTES".

Com a Manutenção de época garantida, depois de uma época bastante sofrida e complicada, estamos a terminar um "ciclo" que gostariamos que fosse com chave de Ouro, por isso, e, porque vamos todos entrar de férias desportivas esperamos e contamos com a vossa presença neste último encontro.

A respectiva Viagem + Bilhete será pelo valor de 25euros Sócios MN e 35euros Ñ Sócios as Inscrições como sempre são na sede da Claque no Pavilhão Jorge Anginho até às 24 H de Quinta-Feira.

A saída será Domingo pelas às 15H00, junto ao pavilhão Jorge Anjinho.

*informações adicionais através dos telefones 964701787
Ruben Jorge,936000633
Miguel Pedro,917691086.


Saudações Académicas,
Miguel
936000633
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

Um jogo inútil?

O jogo no Estádio da Luz em nada vai alterar a classificação da Briosa que terminará em 13º lugar, qualquer que seja o resultado final. Será por isso, um jogo inútil? Estou em crer que não, e passo a explicar porquê:

1. Apenas a pressão de jogar bem. É um jogo onde Manuel Machado pode por a equipa a jogar sem medos, sem a necessidade de fazer um pontinho. Nenhuma das equipas precisa do empate para nada, por isso pode ser um jogo aberto onde se lute desinibidamente pela vitória.

2. Preparação da próxima época. Será um jogo onde devem jogar jogadores que façam parte dos planos para a próxima época. Não vale a pena dar minutos a jogadores cujo empréstimo termina, ou onde já esteja prevista a sua dispensa. É importante dar minutos e experiência a Sarmento, a Miguel Pedro e porque não a Gonçalo, o central do Tourizense? Este último, deveria ir, nem que ficasse no banco, para se ir ambientando à sua nova equipa.

3. Prestígio. A Briosa não pode ir jogar para ser o bombo da festa. Tem de aparecer em campo disposta a honrar a camisola e a lutar pela vitória.

Os jogadores sentem-se naturalmente motivados por jogarem num Estádio magnífico com cobertura mediática. Tem que se aproveitar essa motivação e dar oportunidades aos mais novos.

segunda-feira, maio 14, 2007

Manuel Machado fica

Foi finalmente desfeito o mistério da renovação de Manuel Machado. Efectivamente era verdade o que tínhamos dito aqui. Havia um acordo, só que não havia uma renovação. Manuel Machado deu a entender uma das condições para a efectivação desse acordo - a manutenção.

Não deu a entender haver mais nenhuma mas esta, que me parecia natural, existia. Ontem deixou de existir e Manuel Machado anunciou que ia ser o treinador para a próxima época. Que comece já a trabalhar porque esta época já pouco interesse tem. A não ser aprender com os erros.

E aqui vai um deles: entraram 18 jogadores novos no plantel. Dezoito. Será completamente despropositado que para o ano aconteça o mesmo.

Lucílio Baptista lê o Briosa

Lucílio Baptista deve ser leitor do Briosa, e tal como nós ficou indignado com a arbitragem do jogo contra o FCP. De facto, um campeão não devia precisar daquele tipo de arbitragens.

Vai daí, resolve dar um empurrãozinho ao SCP para que este estivesse no mesmo plano do FCP. Lamentável a vassalagem dada pelos árbitros aos clubes grandes.

Leia-se o que diz O Jogo:

O Caso

35' A acção de Liedson sobre Miguel Pedro, que acaba por cair na área do Sporting, era merecedora de sanção técnica?

JORGE COROADO
35' Liedson atropela, literalmente, Miguel Pedro, cometendo, por isso, falta para grande-penalidade que não foi, devidamente, assinalada pelo árbitro. Neste lance não havia, no entanto, motivo para acção disciplinar. (mão para BAIXO)

ROSA SANTOS
35’ Trata-se de uma grande penalidade que o árbitro e o seu assistente ignoraram por completo. É um erro da equipa de arbitragem. O Liedson empurrou o jogador da Académica na tentativa de tomar posse da bola. E empurrar daquela forma é, obviamente, falta. (mão para BAIXO)

ANTÓNIO ROLA
35’ Independentemente de Liedson tentar ganhar posição sobre o adversário, fez uma falta que justificava a marcação de uma grande penalidade. Decisão desajustada do árbitro que nada sancionou e deixou prosseguir, indevidamente, o jogo. (mão para BAIXO)

E pronto, lá segue a Briosa prejudicada uma vez mais, desta vez contra os paladinos da verdade desportiva, que nem com um colega seu lesionado mandaram a bola fora, preferindo iniciar um contra-ataque perigoso.

P.S. Não quero falar aqui do fora de jogo do segundo golo, que existiu, mas onde percebo que em caso de dúvida se deve beneficiar quem ataca. O que não aconteceu no jogo, onde em caso de dúvida se beneficiou o SCP.

domingo, maio 13, 2007

Selar definitivamente a manutenção

Apesar de a Briosa poder permanecer na Primeira Liga mesmo que não faça mais nenhum ponto, tem hoje a oportunidade de selar definitivamente a manutenção com uma vitória sobre o SCP.

E o empate serve?

O empate será o resultado que provocaria os sentimentos mais esquisitos. Por um lado, se o FCP vencer será campeão, ou seja, irá encarar de maneira mais ligeira o jogo com o Aves na última jornada. Por outro lado, a Briosa apenas precisaria de um empate com o SLB, mas se o SLB vencer o Setúbal passaria para a frente do SCP e encararia o jogo com a Briosa de forma mais aguerrida.

E como é com a derrota?

Com uma derrota, a Briosa pode permanecer se vencer o SLB ou se Desp. Aves, Beira-Mar e V. Setúbal perderem um jogo ou empatarem dois.

Em caso de igualdade fica favorecida em minicampeonato envolvendo Desp. Aves e Beira-Mar e ainda em duelos particulares com os mesmos clubes.

Resumindo e para simpificar as contas vamos lá ganhar ao SCP. E são estes os convocados (os destaques são os que eu colocaria de início):

Guarda-redes: Pedro Roma e Eduardo.
Defesas: Nuno Luís, Sarmento, Danilo, Medeiros, Litos, Kaká e Lino.
Médios: Roberto Brum, Alexandre, Paulo Sérgio e Miguel Pedro.
Avançados: Dame, Filipe Teixeira, Gyano, Nestor e Joeano.

Saúda-se o regresso de Nuno Luís, que só não o ponho a titular porque não sei como está fisicamente e tenho confiança em Sarmento.

Manuel Machado deve colocar Litos de início, mas não me parece que consiga marcar nenhum avançado leonino (Alecsandro nem sequer foi convocado).

sexta-feira, maio 11, 2007

De passagem

"Há tempos li um artigo de um político no jornal 'Público', com o título 'Portugal, um país de pequenos e médios vigaristas'. Este artigo não poderia assentar melhor nas últimas arbitragens de Olegário Benquerença e Paulo Baptista", vincou Manuel Machado, que ainda assim elogiou o trabalho dos árbitros portugueses, no geral.

Record, 11 Maio 2007

Mas há notícias que dão vontade de rir

Eu sei que o estilo caceteiro é apreciado por aquelas bandas, mas será que basta?

quinta-feira, maio 10, 2007

Contratações e dispensas

Perto de acabar o campeonato e com a permanência quase garantida é normal que se comece a pensar a próxima época. Conscientes disso, os empresários também se começam a movimentar e não há nada que valorize mais um jogador do que sair um notícia no jornal a dizer que tem outro clube interessado.

Só que os dois jogos que faltam ainda são importantes. E os jogadores devem concentrar-se exclusivamente neles e não a pensar se ficam ou se saem.

Este blog vai manter total silêncio sobre este assunto - contratações e dispensas - até o campeonato encerrar. Depois far-se-ão os balanços.

quarta-feira, maio 09, 2007

Pedro Roma comenta

"As críticas do Sporting não têm justificação até porque foi das equipas que ao longo da época apresentou um dos piores relvados da I Liga, chegando ao ponto de ter de o substituir"

terça-feira, maio 08, 2007

Inveja, pressão, ou desculpas?

O SCP está alarmado pelo facto de se realizar o concerto do George Michael no sábado, estando o jogo com a Briosa marcado para Domingo. A preocupação com o estado do relvado poderia ser legítima, se não viesse de quem vem.

Não foi o SCP que obrigou todas as equipas visitantes a jogarem num relvado deplorável no final do ano passado, porque não tinha dinheiro para o substituir? Não foram os jogadores do SCP que em conferências de imprensa alertavam publicamente os seus dirigentes que o relvado de Alvalade era uma lástima? Onde estava essa preocupação?

Parece-me que o fundamento é outro. Desde há muito que os dirigentes leoninos tentam rentabilizar o seu Estádio com eventos alternativos, mas por inépcia ou por outros motivos não o têm conseguido. Coimbra, uma cidade sem aeroporto, vai ter o seu segundo concerto desde 2003 com figuras nível mundial. Tantos quantos já teve o Estádio José de Alvalade - Phil Collins, U2 (2005) - que a 25 de Junho irá ter o terceiro concerto da sua história . E sabem qual vai ser? Esses mesmos. Os Rolling Stones, se ainda estiverem vivos, com a digressão "Bigger Band" que já anda na estrada desde 2005.

A diferença portanto é que em Coimbra há quem trabalhe bem nesta área (produções musicais) e isso incomoda Alvalade. Se ninguém tiver espectáculos bons, podem-se sempre inventar desculpas, mas custa perder para quem com menores recursos consegue os mesmos resultados.

Por isso, parece-me que todo este alarido resulta de um misto de inveja, tentativa de pressão sobre os dirigentes da Briosa e um preparar de terreno caso as coisas não corram bem.

Não sei se o relvado estará bom, mas tenho a certeza que não estará tão mau como o de Alvalade já esteve e que não será de certeza o pior relvado onde o SCP jogou esta época. Todo o barulho que se faça a este respeito, será a espuma própria da época

segunda-feira, maio 07, 2007

Com a calculadora em punho - III

AAC (26)

Setúbal (21)

Beira Mar (22)

Aves (22)

(C) SCP (C) SLB (F) Nacional (C) Amadora
(F) SLB (F) Naval (C) Paços (F) FCP

Continuo a pensar que o Setúbal tem o bilhete comprado para a descida. Equipa desiquilibrada, desmotivada, e calendário pouco acessível parecem condenar este clube histórico.

Quanto à manutenção da Briosa, a vitória sobre o Beira Mar colocou as coisas relativamente garantidas. Não é de prever que Aves e Beira Mar ganhem todos os jogos até ao fim do campeonato. Por isso, nestes dois jogos grandes a Briosa deve jogar sem complexos, mostrando o seu melhor futebol. Estou convicto que assim pontuaremos.

sábado, maio 05, 2007

Mais um ponto

Com muito sofrimento, com Pedro Roma em grande a garantir a inviolabilidade das redes académicas, a Briosa consegue amealhar mais um ponto, mantendo-se esta tendência de ser mais "fácil" pontuar fora do que em casa.

A duas jornadas do fim, a Briosa consegue 3V, 2E, 9D em casa, compensados por 3V, 6E e 5D fora.

Mantendo o estilo, devemos empatar com o Sporting e ir ganhar à Luz.

terça-feira, maio 01, 2007

Ocean's Thirteen

Após o sucesso de Ocean's Eleven and Ocean's Twelve, interpretado por George Clooney, surge agora a sequela integralmente rodada no estádio Cidade de Coimbra, agora com actores bem conhecidos na nossa praça.
Velhos heróis na arte de roubar escondidos nos bastidores contratam agora três novos comparsas altamente especializados, que levam a cabo um golpe genial presenciado ao vivo por quinze mil espectadores.
Com este golpe conseguem o feito inédito de roubar a nossa Briosa e simultaneamente os concorrentes directos do Braga no acesso ao quarto lugar da BWin, esvaziando ainda os cofres da verdade desportiva do nosso futebol.

A não perder ...
Em exibição no nosso blog.


Analisado por outros olhos

O MOMENTO 90’+5’

Penálti, gritou bem alto

A Académica tentava desesperadamente encontrar o caminho para a baliza de Paulo Santos. Sem discernimento, é certo, mais com o coração do que com a cabeça, mas os pupilos de Manuel Machado despejavam bolas para a grande-área do Braga, em jogadas (?) que os defesas bracarenses iam anulando com maior ou menor dificuldade. Até que, numa altura em que já estava ultrapassado o tempo de compensação indicado pelo quarto árbitro, Paulo Jorge cortou com a mão, dentro da sua grande-área, a bola cruzada por Miguel Pedro. A grande penalidade foi vista, e gritada, por todos os adeptos e jogadores da casa, mas Olegário Benquerença, que até nem estava muito longe, mandou seguir a jogada. Mal!

ÁRBITRO

Mais valia ter ficado em casa

Olegário Benquerença podia ter pedido dispensa. Esteve mal disciplinar e tecnicamente. in O Jogo

Opinião no Jornal de Notícias

Aos 57 minutos, a Briosa viu a vida a andar para trás, com Kaká a ser expulso com segundo amarelo, numa decisão que nos pareceu exagerada.

[...]

O defesa Paulo Jorge cortou a bola com a mão, mas o árbitro, a quatro metros do lance, não viu um penálti evidente.