quinta-feira, dezembro 11, 2008

2.992 pessoas

O último jogo em casa teve 2.992 pessoas. Com um jogo às 18:30 e com bilhetes gratuitos, apenas houve 2.992 pessoas que se deslocaram ao Estádio para apoiar a Briosa. Na jornada toda, foram 44.964 espectadores os que assistiram ao vivo os 8 jogos.

JogoNº espectadoresMédia da jornada% ocupação do estádio
E. Amadora - Sporting1.8005.62019,38%
Nacional - Belenenses7185.62013,99%
Académica - P. Ferreira2.9925.62010,01%
V.Setúbal - Porto3.7075.62019,83%
Rio Ave - Naval3.0485.62028,59%
Marítimo - Benfica8.1275.62091,09%
V.Guimarães - Leixões19.8725.62066,24%
Trofense - Braga4.7005.62092,63%


A Briosa não está só neste problema, e tirando a excepção do Guimarães poucos podem olhar para o lado contentes com a sua situação. O excesso de jogos na televisão, a fraca qualidade do jogo, o péssimo ambiente provocado pelos dirigentes do nosso futebol, levam a que se olhe para este desporto de forma distanciada preferindo ver um jogo médio da Liga Inglesa a ver ao vivo 10 a 20 minutos de futebol bem jogado.

Como não gosto de criticar, sem apresentar soluções, na minha óptica há duas coisas que a Briosa pode fazer:

- Implementar uma política coerente que leve as pessoas ao Estádio. Bilhetes de época caros, levaram a que algumas pessoas perdessem o hábito de ir à bola. Há que alterar isso, criando um bilhete de época semi-gratuito para sócios. A Briosa tem capacidade para ter 15.000 pessoas a assistir a um jogo regular da Liga.

- Pugnar junto da Liga para que os operadores de televisão paguem o justo dinheiro pelos jogos. Deste modo, ou os clubes com mais dinheiro investem em melhores jogadores, proporcionando melhor espectáculo, ou há menos jogos na televisão. Os preços praticados em Portugal são absolutamente absurdos, com os operadores a aproveitarem-se das dificuldades financeiras para adiantar o dinehiro das transmissões a prazos dilatados acabando por fazer o papel de prestamistas.

Receber perto de 1,5 milhões de euros pelos jogos transmitidos numa temporada (200 mil euros por jogo) é manifestamente insuficiente e só é possível porque os senhores dirigentes não se unem. A Briosa deve estar junto daqueles que querem valorizar o futebol.

4 comentários:

  1. cparis concordo contigo ,mas diz-me lá um clube que abdique dos 1,5milhoes de euros?

    ResponderEliminar
  2. Enquanto os clubes pensarem individualmente, nunca.

    Enquanto não se unirem, pelo futebol e não pelos interesses pessoais, continuaremos a ter clubes falidos, a viver das migalhas que a Olivedesportos deixa cair.

    ResponderEliminar
  3. No caso da briosa nao penso que se coloque muito esste factor televisivo visto mais de metade dos jogos nao são transmitidos. E são aqueles que são transmitidos que metem mais gente no estádio (obviamente porque sao jogos com equipas que arrastam muita gente).
    Que é preciso fazer alguma coisa, é uma verdade incontornável ha vários anos mas que, para mim, nao passa nem pouco mais ou menos pelo preço dos bilhetes. A meu ver, os bilhetes não têm que ser dados ou vendidos a preços da chuva. O futebol tb preciso de gerar receitas como qualquer outro negócio. O problema é que ir a um jogo da Académica nao é prioridade para ninguém. As pessoas pensam assim: "por raio hei-de eu tirar 50euros do meu subsidio de férias para comprar o bilhete para a época e ir ver a AAC?".
    Obvio que também tenho uma opinião do que se pode fazer mas se desse a minha opiniao em vez de trabalhar estava a escrever o post toda manhã :p


    Cumps.

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde,
    sou estudante em Coimbra (IPC) não sou "amante" de futebol, mas tenho um carinho especial pela "Briosa". Assumo que as únicas vezes que fui ao estádio foi por ter bilhetes oferecidos ou ao "preço da chuva".

    Na minha opinião uma das medidas que poderiam tomar para "combater" esta questão passariam por ir ao encontro dos estudantes, visto muitos destes ficarem em Coimbra ao fim-de-semana.

    ResponderEliminar