domingo, novembro 19, 2006

Histórias de um árbitro e dos seus bandeirinhas

Gosto de ouvir falar dos brilharetes que Quaresma fez a Brum no jogo. Ora eu tenho a certeza absoluta que se Brum fizesse a Quaresma o que Lucho fez a Hélder Barbosa aos 33 minutos, tinha vindo para o balneário mais cedo.  Mas não. Lucho nem sequer viu o amarelo (a entrada era para vermelho) e o míudo percebeu a lição. Voltava a dançar à frente de um jogador do Porto e a noite acabava mal para ele. Percebeu a lição e o jogo acabou para o jogador mais criativo da Briosa. Manuel Machado percebeu isso e substituiu-o 20 minutos depois. Afinal estava-se no Estádio do Dragão e os únicos jogadores que podiam brilhar tinham de ter o Dragão no peito e não apenas no coração.

Esta foi uma oferta de paz de Paraty. E que contagiou a sua equipa.

No primeiro golo do FCP, Postiga está em posição de fora de jogo. Tal como "A Bola" diz:

Equipa ilibada no lance do primeiro golo, pela pequeníssima margem de irregularidade na posição de Postiga.

Ou segundo António Rola, em "O Jogo"

No entanto, e aquando do momento do cruzamento, Postiga encontra-se ligeiramente adiantado relativamente ao penúltimo defesa da Académica, pelo que o árbitro-assistente devia ter assinalado a posição ilegal do jogador do FC Porto.

Até aqui tudo normal. O bandeirinha cometeu um erro, natural, que decorre do facto de ser um fora de jogo tirado ao milímetro.

Acho este tipo de erros normais e só lamento que em caso de dúvida os bandeirinhas não decidam sempre a favor de quem ataca, mas sim a favor de quem tem a voz mais alta. Exemplo disso é o fora de jogo tirado a Miguel Pedro aos 48 minutos quando a Briosa ia iniciar um contra ataque.

O que me deixa estupefacto não é isso. É ver dois antigos árbitros, Soares Dias e Rosa Santos, escreverem estas barbaridades:

"No desenrolar do lance, e apenas por momentos, Postiga está em posição de fora-de-jogo, mas, face à movimentação dos jogadores, recupera a posição legal antes do cruzamento de Quaresma, pelo que o golo é limpo." SD

"É um golo legal. As imagens passaram tantas vezes e que quase arranjavam um fora-de-jogo. Não há qualquer irregularidade." RS

Como é que estes senhores foram árbitros?

2 comentários:

  1. Humm... Não te vi escandalizado, nem a pedir os mesmos critérios num certo e determinado jogo da época passada, em que se marcou um penalty por mão e não se marcou outro... ;)

    Golo claramente irregular, como é óbvio. Como é que os ex-árbitros escreveram essas barbaridades depois de verem repetições do lance é uma absoluta vergonha. Como se fosse preciso alguma explicação.

    ResponderEliminar
  2. Não estou escandalizado com a arbitragem. Sei bem quem manda em Portugal nos árbitros.

    Se reparares bem, eu não falo da mão do Quaresma, como não falei das mãos do outro jogo. Há lances que raramente discuto. E o fora de jogo, o que me escandaliza mais são as reacções.

    Por exemplo, o lance de Lucho é claríssimo para vermelho, mas ninguém fala disso. Talvez por Lucho ser daquele clube que se gaba de não contratar caceteiros (assim também eu). É que não só saía de campo o melhor jogador do FCP, como o míudo podia render alguma coisa. Mas ninguém fala. Nem verás nenhum Conselho de Disciplina actuar.

    ResponderEliminar