Tarde com chuva em Vila do Conde, e surge aquela que deve ser a primeira boa notícia do dia:
15:30 Pedro Roma foi o primeiro jogador a fazer exercícios de aquecimento. Quererá isso dizer que será ele o titular? Ou vai jogar a ponta de lança? ;)
15:45 Já há equipa. A Briosa vai alinhar com
Pedro Roma,
Pedro Silva,
Zé Castro,
Hugo Alcântara e
Vitor Vinha;
Brum,
Ezequias,
Fernando e
Filipe Teixeira;
Rui Miguel e
Gelson.
Suplentes: Eduardo, Dani, Sarmento, Ito, Serjão e Fausto.
Destaques positivos para a estreia de Rui Miguel e a titularidade de Pedro Roma. Nota mais também para a posição de Fernando ao centro, o lugar onde é suposto ele render alguma coisa.
Destaque negativo: a escassez de soluções no banco que obriga à convocatória dos três guarda redes,com Eduardo equipado à jogador de campo(?!).
O Rio Ave alinha com : Mora, Zé Gomes, Bruno Mendes, Idalécio, Milhazes, Vítor Gomes, André Vilas Boas, Niquinha, Evandro, Gaúcho e Chidi
16:00 Começa o jogo. Antes assistiu-se à praxe de Rui Miguel pelos colegas de equipa. Ansiedade para saber como irá funcionar o triângulo ofensivo Fernando, Rui Miguel e Gelson. Apoiados por Ezequias e Filipe Teixeira nas alas.
16:01 Gaúcho completamente isolado marca o primeiro golo do Rio Ave. M**** para isto. Tudo a dormir e a Briosa começa o jogo literalmente a perder.
16:04 A Briosa não poderia ter começado pior. O esquema táctico de Vingada coloca Rui Miguel na direita e Ezequias na esquerda, com Filipe Teixeira mais perto de Brum e Fernando no apoio ao ataque.
O Gil Vicente adianta-se no jogo com a Naval. Mau começo para as equipas do Centro.
16:19 Lance que quase dava golo para a Briosa. Passe longo de Zé Castro para Filipe Teixeira que assiste Fernando, mas este remata por cima.
16:20 Expulsão no Rio Ave. Gelson é travado quando se preparava para ficar isolado frente a Mora. O árbitro mostra o cartão que se impunha - vermelho.
A vencer e com um jogador a menos, o Rio Ave deve voltar a fazer o mesmo que fez em Coimbra. Anti-jogo até à exaustão, e lançando perigosos contra ataques.
16:22 No livre, Pedro Silva fez o costume. Falhou.
16:31 Cartão amarelo para Fernando. Os jogadores da Briosa devem ter cuidado porque o árbitro não hesitará em tentar equilibrar a partida.
O Rio Ave recuou no terreno depois da expulsão de Bruno Mendes (central), tendo entrado Mozer para o lugar de Evandro.
16:34 Quase... quase empate. Ezequias cruza para a cabeça de Rui Miguel a assistir Gelson que remata forte para defesa de Mora.
16:37 Livre perigoso contra a Briosa. A bola saiu ao lado da baliza.
O Guimarães marca o segundo contra o Penafiel num jogo que já não deve ter história.
16:43 Grande passe de Brum que lança Filipe Teixeira que depois de tirar um adversário remata com Mora a fazer uma extraordinária defesa naquele que foi o lance mais perigoso da Briosa.
16:47 Intervalo
O Rio Ave marcou cedo e após a expulsão desceu no terreno, reservando-se para as jogadas de contra-ataque. A Briosa teve duas belas oportunidades, que foram negadas por Mora, o homem do jogo até ao momento.
Das três opções válidas no banco: Serjão, Ito ou Sarmento, espera-se que uma delas (aposto em Sarmento) entre para o lugar de Rui Miguel que actuou parecendo acusar o ambiente intimidatório da defesa vilacondense.
Naval a jogar com 10 desde os 28' conseguiu o empate aos 40'. Belíssimo resultado para a Briosa.
17:00 Início da segunda parte
17:08 GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gelson. Livre à entrada da área, marcado por Fernando, Mora defende para a frente e Gelson aparece na recarga, mais rápido que Ezequias e faz o empate na partida.
Estupidamente Gelson tira a camisola e é admoestado com um amarelo. Incrível como um jogador faz uma asneira destas num jogo de vital importância.
Fica a dúvida se o Rio Ave continua a apostar em passar tempo, ou se vai mudar de estratégia. O Rio Ave parece estar ao alcance da Briosa.
A Naval volta a estar a perder.
17:15 Chidi a passar por toda a defesa da Briosa, surgindo Pedro Roma a impedir o golo vilacondense.
17:17 Corte de Hugo Alcântara que Pedro Roma recolheu e o árbitro interpretou como atraso. Livre perigoso contra a Briosa que não resulta em nada.
Sarmento prepara-se para entrar em campo, sendo Rui Miguel um candidato a sair.
17:20 Falta sobre Filipe Teixeira que fica lesionado. Dúvidas sobre se poderá voltar a entrar em campo.
17:22 Hugo Alcântara perde infantilmente a bola e Fernando faz falta sobre Niquinha, merecedor de amarelo. O segundo e consequente expulsão para Fernando.
As más notícias não ficam por aqui: Filipe Teixeira não recuperou e Sarmento entrou no seu lugar.
Do livre grande defesa de Pedro Roma para canto. Do canto, surge um remate perigoso rente ao poste da baliza de Pedro Roma.
As duas equipas estão agora empatadas em golos e em jogadores.
17:24 Rui Miguel marca GOOOOOLO. O jogador que devia ter saído.
Arrancada fulgurante de Ezequias, centro para o meio e Rui Miguel na sua primeira intervenção como ponta de lança a enviar a bola para o fundo da baliza de Mora.
Excelente ambiente com a Mancha a fazer-se ouvir. A ver se a Briosa sabe agora estar na pele de vencedora e esquece os traumas dos últimos jogos.
17:26 Substituição no Rio Ave: Diogo Furlan para o lugar de André Vilas Boas.
17:30 Entra Serjão para o lugar de Rui Miguel
17:32 Sai Milhazes e entra Keita.
17:35 GOOOOOOOOOLO da Briosa. Canto do lado esquerdo batido por Pedro Silva e Gelson ao primeiro poste a marcar o terceiro da Briosa.
Todos os jogos, a esta hora estão com resultado de 3-1, variando apenas se ganha a equipa da casa ou visitante.
Rio Ave 1 - AAC/OAF 3
Naval 1 - Gil Vicente 3
V. Guimarães 3 - Penafiel 1
17:45 Ezequias lesiona-se e vai ser substituido por Ito. Duarte Gomes vai dar 5 minutos de desconto.
17:50 Lance do ataque do Rio Ave, que Pedro Roma segura e onde aparecem 3 jogadores no chão. Zé Castro é um deles por causa de uma palmada na cara de Chidi.
17:53 Pedro Silva, passa por meia equipa do Rio Ave e marca o quarto golo da Briosa.
Pedro Silva consegue fechar com chave de ouro esta partida...
MAGNÍFICO ...