terça-feira, abril 18, 2006

A calculadora, meu Deus a calculadora

Cá andamos nós de volta das contas. Faltam 3 jornadas e a Briosa não atingiu os 40 pontos salvadores. Mas serão mesmo precisos 40? E chegarão esses? Talvez não, talvez sim...

Há 3 semanas eu apostava no Gil Vicente, Naval e Rio Ave para fazerem companhia ao Penafiel. Vamos por partes, analisando os jogos que faltam a cada equipa (entre parênteses o resultado na primeira volta)

Marítimo, 39 pontos
V. Setúbal-Marítimo (0-1)
Marítimo-P. Ferreira (2-1)
Académica-Marítimo (2-2)

Equipa que tem a sua situação quase resolvida, não parecendo que venha a ter qualquer problema. Espero que ganhe mais alguns pontos (de preferência contra o Paços) para enfrentar a Briosa estando já os seus jogadores a pensar nas férias.

E. Amadora, 38 pontos
U. Leiria-E. Amadora (2-1)
E. Amadora-Penafiel (1-0)
V. Guimarães-E. Amadora (0-2)

Depois da vitória sobre a Briosa, fiquei com a nítida sensação de que o Estrela não descerá. O empate com o SCP veio reforçar a minha impressão, e o espólio dos Estrelistas. Recebe o Penafiel na penúltima jornada, e em princípio será fácil conquistar os três pontos que lhe poderão faltar.

Belenenses, 37 pontos
P. Ferreira-Belenenses (0-2)
Belenenses-Académica (1-0)
Gil Vicente-Belenenses (2-0)

O Beleneneses tem calendário e equipa para não estar nesta situação. Mas já o vem tendo há muito tempo e o facto é que nunca conseguiu sair dela. Será o clube que provavelmente vai decidir a descida/manutenção das 3 equipas com quem lhe falta jogar. Quem os conseguir vencer praticamente garante a manutenção. Se todos o vencerem, o Belém arrisca-se a voltar à segunda. Mas tudo indica que se mantenha na primeira.

Académica, 37 pontos
Académica-Sp. Braga (0-2)
Belenenses-Académica (1-0)
Académica-Marítimo (2-2)

A Briosa deu um pulo de gigante no passado fim de semana, mas espera-a um calendário terrível. Falta ganhar um jogo, e devia aproveitar a onda do passado fim de semana. Perder com o Braga, volta a colocar a Briosa numa situação embaraçosa, colocando-a a jogar em Belém no fio da navalha. Mas é possível ganhar a este Braga que já não tem objectivos porque lutar. Jogar olhos nos olhos, sabendo que é possível vencer. EU ACREDITO.

P. Ferreira, 37 pontos
P. Ferreira-Belenenses (0-2)
Marítimo-P. Ferreira (2-1)
P. Ferreira-Benfica (0-2)

Depois da escandaleira de ontem, o Paços respira melhor mas o calendário continua difícil. Esperemos que na última jornada o Benfica ainda esteja na corrida para o segundo lugar e precise dos 3 pontos.

Naval, 35 pontos
Sporting-Naval (2-0)
Naval-U. Leiria (1-2)
Penafiel-Naval (1-4)

A Naval foi uma das equipas que eu disse há três semanas que descia, mas é a única que ainda está acima da linha de água. Também já não tenho tantas certezas de que desce. Assumindo que conquista os 3 pontos ao Penafiel, a Naval fica a dois pontos dos 40. E nada garante que não os consiga.

Rio Ave, 34 pontos
Gil Vicente-Rio Ave (0-1)
Rio Ave - Sporting (0-3)
U. Leiria - Rio Ave (2-1)

O Rio Ave já está abaixo da linha de água e não pode perder pontos sob pena de descer. O próximo jogo é decisivo e os de Vila do Conde vão actuar sobre brasas em Barcelos. O Rio Ave precisa de fazer 6 pontos em 9 possíveis. Eu sempre disse que não acreditava que fosse possível, e depois do balde de água fria que foi a vitória da Briosa, parece que tudo se encaminha nesse sentido.

V. Guimarães, 33 pontos
V. Guimarães-Boavista (1-1)
F.C. Porto-V. Guimarães (2-0)
V. Guimarães-E. Amadora (0-2)

A equipa está em brasas. O Presidente vai para o Brasil, não sem antes garantir o emprego do filho como assessor de um empresário de futebol. Os jogadores já estão a escolher o clube para onde vão jogar para o ano, e o treinador à procura de desculpas que o consiga manter com a imagem de competente. No entanto este clube habituou-nos a reviravoltas extraordinárias e não me admira nada que o FCP jogasse com a equipa B contra os da cidade berço. Pessoalmente, enquanto não vir o Guimarães descer, com os resultados homologados pela Federação, não acreditarei.

Gil Vicente, 33 pontos
Gil Vicente-Rio Ave (0-1)
Sp. Braga-Gil Vicente (1-2)
Gil Vicente-Belenenses (2-0)

Brilhante vitória do Gil na Figueira da Foz, conseguindo um resultado que eu não esperava. Segue-se outra final, com o Rio Ave. Quem vencer o jogo, consegue dar uma golfada de ar, empurrando o adversário mais para o fundo. As esperanças são poucas, mas os de Barcelos parecem acreditar. Um empate será o resultado mais indesejado, deixando os dois clubes mal classificados.

A minha previsão:
Marítimo 45
E. Amadora 41
Belenenses 43
Académica 41
P. Ferreira 41
V. Guimarães 40
Naval 39
Rio Ave 37
Gil Vicente 36
Penafiel 15

Desta previsão, reconheço que o Guimarães está demasiado optimista. Espero estar enganado e que seja a Naval a permanecer e que o Guimarães vá para o lugar onde devia ter ido há uns anos atrás.

3 comentários:

  1. Prognósticos, só no fim, como dizia o outro, mas acho que no domingo próximo teremos uma boa oportunidade de prognosticar... antes do fim. É que jogam PF-Belenenses, GV-Rio Ave e VG-Boavista. Mesmo assim, aposto já que descem Rio Ave, Gil Vicente, VG (eheh!), além de Penafiel, claro.

    ResponderEliminar
  2. Também adoraria ver o Guimarães descer mas se ganharem ao Boavista acho que isso não vai acontecer. Nesta altura do campeonato penso que 40 pontos podem não chegar... Vamos ver no fim da jornada que vem, muito se pode ficar encaminhado. Se Gil Vicente, Guimarães e Naval perderem...

    ResponderEliminar
  3. se o guimarães não ganhar ao boavista...acaba para eles...esperemos!!

    ResponderEliminar