domingo, abril 30, 2006

Contas Finais

As contas finais são complicadas, mas vamos por partes. Analisando a tabela das equipas que podem descer:

EQUIPAS
Ptos.
JORNADA 34
Belenenses
39
Gil Vicente
(f)
Paços Ferreira
39
Benfica
(c)
Académica
38
Marítimo
(c)
Gil Vicente
37
Belenenses
(c)
Naval
36
Penafiel
(f)
Rio Ave
34
U. Leiria
(f)
V. Guimarães
34
E. Amadora
(c)


Constata-se que Rio Ave e Guimarães ainda não estão matematicamente despromovidos. Mas na prática o Vitória de Guimarães está praticamente condenado. Para que não desça, ou algo de anormal acontece na secretaria ou então era preciso que acontecesse isto: além do ter de ganhar ao Estrela da Amadora, na última, precisa de uma vitória do Belenenses sobre o Gil Vicente, de uma derrota da Naval em Penafiel (!?) e por último, que o Rio Ave não ganhe em Leiria. Parece pouco provável.

O outro condenado é o Rio Ave. A única forma de este não descer era preciso ganhar em Leiria e que o Gil Vicente perca, a Naval perca e o V. Guimarães ganhe. Desceria a Naval (36) e das três equipas com 37 o que ficava na 1ª seria o Rio Ave. Mas esta hipótese académica é pouco provável.

Com três equipas encontradas, resta encontrar a quarta. A Naval precisa e tem tudo para ganhar em Penafiel (e com isso assegurar a descida de Guimarães e Rio Ave), fazendo assim 39 pontos. Se o Gil perder em Belem, ou a Briosa perder com o Marítimo a Naval fica safa.

E a Briosa? Precisa apenas de empatar.

Em caso de igualdade com a Naval, a Briosa fez 4 pontos nos jogos entre as duas equipas.

E se perder?

Se perder, o ponto ganho hoje pode ter sido fundamental. Se a Briosa perder precisa que Gil Vicente ou Naval não ganhem a Belenenses e Penafiel. A Briosa tem vantagem sobre o Gil (venceu em casa 2-0 e perdeu em Barcelos 4-3).

Um tipo de sofrimento dispensável. Há que acreditar que é possível vencer o jogo, e não entrar no campo a pensar que está tudo conseguido. Acima de tudo precisa-se de atitude e concentração.

Belenenses - Briosa (0-0) ... e outros jogos

Vamos tentar seguir em directo o Belenenses - AAC, bem como ir informando dos golos nos jogos da tarde que envolvem Gil Vicente, Naval, Rio Ave e Guimarães.

Para começar a Briosa irá alinhar com:
AAC: Pedro Roma, Pedro, Zé Castro, Ezequias, Vítor Vinha, Roberto Brum, Andrade, NDoye, Fernando, Rui Miguel e Joeano.

Suplentes: Dani, Gelson, Paulo Adriano, Sarmento, Ito, Nuno Piloto e Serjão.

Árbitro: Paulo Paraty

18:33 Começa o jogo.

20m Jogo equilibrado, com ligeiro ascendente do Belenenses. A Briosa alinha com Joeano a ponta de lança, Fernando no apoio, Rui Miguel na direita e N'Doye na esquerda. No meio Brum e Andrade, ficando este último a cobrir as subidas de Pedro Silva. Ezequias joga na sua posição de origem (central ao lado de Zé Castro e Vinha na direita.

30m A Briosa equilibrou a partida tendo obrigado Marco Aurélio a duas magníficas intervenções. Destaque positivo também para Pedro Roma, Andrade e Rui Miguel. Negativa para Pedro Silva.

40m Jogo aberto.

Intervalo
Da primeira parte fica na memória uma grande defesa de Pedro Roma, alguns contra-ataques da Briosa que levaram perigo à baliza de Marco Aurélio e Silas que fez o que quis de Pedro Silva. Pedro Silva que está a ter uma tarde infeliz, não só a tentar parar o irrequieto Silas como a iniciar ataques. Que o intervalo lhe faça bem.
No banco Vingada não tem grandes opções, e não é esperado que faça alterações ao intervalo. Os resultados nos outros campos são favoráveis à Briosa.

Outros jogos ao intervalo:
Marítimo 1-1 Paços de Ferreira
Rio Ave 1-2 SCP
Naval 0-2 Leiria
Braga 0-0 Gil Vicente

19:35 Começa a segunda parte

50m Excelente corte do Pedro Silva, a cortar uma boa jogada de Meyong. O brasileiro parece que entrou bem na segunda parte.

SCP marca o terceiro ao Rio Ave (3-1).
FCP marca ao Guimarães: 1-0.

Ouve-se A-CA-DÉÉÉÉÉÉ-MI-CA.

61m Grande defesa de Pedro Roma a remate de Rubem Amorim.

66m Nuno Piloto entra para o lugar de Fernando. O jogo está fraquinho, fraquinho. Muito medo de perder. Esperemos que Piloto não repita a exibição do último jogo.

68m Boa recuperação de Brum, que depois com espaço ensaia o remate à baliza de Marco Aurélio.

71m Péssimo passe de Vitor Vinha, Zé Pedro isola-se e remata forte à entrada da área. Roma realiza uma defesa espectacular. Roma é sem dúvida o melhor jogador da Briosa até ao momento.

73m Rui Miguel sai e entra Gelson para apoio a Joeano que tem passado o jogo muito sozinho. Piloto descai para a direita.

Braga marca ao Gil Vicente (1-0).
Amadora marca ao Penafiel (1-0).
Guimarães empata no Dragão (1-1).
FCP marca e repõe a vantagem sobre Guimarães (2-1)

87m Remate de longe, sem perigo, de Nuno Piloto.
O jogo aproxima-se do fim e ninguém quer arriscar.

Braga e Gil Vicente empatam (1-1)
Paços termina empatado com Marítimo.
FCP marca 3-1 ao Guimarães. Parece encontrado a segunda equipa a descer.

TERMINOU

No próximo jogo, cada sócio pode levar 2 pessoas a apoiar a Briosa contra o Marítimo.

É HOJE!

É hoje que a Briosa pode carimbar a permanência. De facto, basta que a Briosa ganhe e que nos outros jogos os resultados sejam mais ou menos naturais para que a Briosa garanta definitivamente a permanência e possa receber o Marítimo em clima de festa.

Que resultados são esses que beneficiariam a Briosa?

Além da vitória da Briosa, era preciso empate ou derrota de Rio Ave e Guimarães nos jogos com SCP e FCP. Nada de extraordinário.

O outro reultado seria a derrota do Gil Vicente em Braga. Ou então, como plano B, a vitória do Leiria na Naval. Um dos dois chegaria.

Como se pode ver, as hipóteses são bastante boas, mas o fundamental era que a Briosa ganhasse hoje. Para isso os convocados são:

Guarda-redes:
Dani e Pedro Roma

Defesas:
Ezequias, Zé Castro, Pedro Silva e Vítor Vinha

Médios:
Sarmento, Nuno Piloto, Andrade, N`Doye, Paulo Adriano, Fernando e Roberto Brum

Avançados:
Joeano, Gelson, Rui Miguel, Ito e Serjão

Destaque para Ezequias que deverá jogar ao lado de Zé Castro, numa defesa com muitas, muitas ausências.

sábado, abril 29, 2006

Recordar a História

Foi há pouco mais de dois anos que saiu esta capa de jornal. As coincidências são muitas: ao Benfica resta jogar pelo segundo lugar e Carlos Martins está no SCP.

Seria bom que o resto se mantivesse verdade, e não me refiro à notícia de fim de página, onde se exulta com a inauguração do relvado no Dragão. Essa também se poderia repetir, mas bom, bom, seria aquela noticiazinha ali do lado esquerdo.

Nem me importava que continuassem a dar outra vez destaque a quem perde em vez de dar o mérito a quem ganha. Importante era que o resultado em cima fosse o mesmo.

quarta-feira, abril 26, 2006

Até os comemos

Neste blog ninguem atira a toalha ao chão!
Qualquer mensagem nesse sentido será imediatamente apagada!
Em oposição a muita da blogosfera que anda por aí, vamos continuar a lutar, e na primeira linha sempre a Mancha cuja mensagem passamos a transcrever:

Em informação respeitante a deslocação para o jogo Belenenses vs Academica, mais informo que o custo dos bilhetes de jogo é de apenas 7,50€, assim e em virtude da direcção facultar gratuitamente os respectivos autocarros, todos os interresados só deverão efectuar a reserva do bilhete que terá o custo dos referidos 7,50€.

Agradeço a informação.

MNTOURS85
MIGUEL
919485361

terça-feira, abril 25, 2006

Ponto da situação

Não é dramática a posição da Briosa, mas está longe de ser brilhante. A Briosa já fez mais pontos este ano que o ano passado, mas o mesmo se pode dizer de uma série de equipas. E o facto é que descem 4 equipas, e apenas uma delas está encontrada.

A bitola dos 40 pontos começa cada vez mais a ser uma realidade, podendo até, em circunstâncias especiais ser necessários 41. Mas, nada como deixar aqui o quadro completo das equipas que estão em risco, e afirmar que a Briosa precisa desesperadamente de um resultado positivo (no mínimo empate) em Belém, sob pena de ver toda uma época ir pelo cano.

EQUIPAS
Ptos.
JORNADA
33
JORNADA
34
Previsões
E. Amadora
39
Penafiel
(c)
V. Guimarães
(f)
42 - 45
Belenenses
38
Académica
(c)
Gil Vicente
(f)
39 - 42
Paços Ferreira
38
Marítimo
(f)
Benfica
(c)
38 - 42
Académica
37
Belenenses
(f)
Marítimo
(c)
38 - 41
Gil Vicente
36
Sp. Braga
(f)
Belenenses
(c)
37 - 40
Naval
36
U. Leiria
(c)
Penafiel
(f)
39 - 42
Rio Ave
34
Sporting
(c)
U. Leiria
(f)
35 -38
V. Guimarães
34
FC Porto
(f)
E. Amadora
(c)
35 - 38

Golos de Braga

Para quem não foi ao Estádio, estão aqui as ligações dos golos.
0 x 1 - Frechaut (21 m)
0 x 2 - João Tomás (57 m)
0 x 3 - João Tomás (73 m)

O crime perfeito

Como é que uma equipe tem vontade para continuar a lutar perante um roubo desta natureza?
Quando o jogo está para ser decidido e a diferença de um golo é ainda recuperável, um golpe baixo como este consegue arrasar qualquer equipa. E foi exactamente isso que aconteceu. Como tal, não é de futebol que se trata.



Ridículo

Numa casa com mais de 17.000 espectadores pudemos assistir a um dos jogos mais ridículos que tenho memória. Ridícula a prestação de Nuno Piloto, ridículo Brum a perder bolas atrás de bolas, ridículo Joeano a atirar-se sempre para o chão, ridículo Bruno Paixão que a partir de certa altura deixou de apitar mesmo quando Joeano sofria falta, ridículo o modo como se sofre o segundo golo, ridículo Zé Castro a ser batido por João Tomás... enfim....

domingo, abril 23, 2006

O lado positivo

O empate da Naval tem aspectos positivos, que importa referir. Além de ser uma equipa simpática da nossa Região, o ponto amealhado pela Naval (ainda) não coloca em perigo a Briosa. E, caso o SCP ganhasse a discussão pelo segundo lugar estaria praticamente decidida. E o que é que isso beneficia a Briosa? Simples.

Na próxima semana há um Rio Ave - SCP, que o SCP tem obrigatoriamente de ganhar se quiser garantir o segundo lugar. E uma derrota do Rio Ave, compensa este empate da Naval.

Resultados da tarde

Não se pode dizer que os resultados da tarde tenham sido maus para a Briosa. A derrota do Rio Ave e os empates do Paços, Belenenses, Leiria e Amadora, compensam a vitória do Gil Vicente.

Assim sendo, com um jogo a menos, a Briosa continua acima da linha de água, independente do resultado do jogo da Naval de logo à noite.

Com a vitória, a Briosa saltava para o 10º lugar. Que bom que seria.

Convocados para amanhã

Nelo Vigada tem apenas 19 jogadores com os quais pode contar, para amanhã, dia 24, às 20h30. Na sua convocatória, destaque mais uma vez para a convocação do terceiro gurda redes e de alguns juniores. Fernando por castigo e Nuno Luís, Dionattan, Danilo, Paulo Adriano e Filipe Teixeira por lesão, serão as grandes ausências.

Será um jogo importante onde se irá notar a ausência daquele que tem sido um dos mais influentes jogadores da Briosa: Filipe Teixeira. Notas positivas são os regressados Joeano, N’Doye, Nuno Piloto e Andrade.

Mas nada como deixar a lista completa:
Guarda-redes: Pedro Roma, Eduardo e Dani;
Defesas: Pedro Silva, José Castro, Hugo Alcântara, Ezequias e Vítor Vinha;
Médios: Roberto Brum, Andrade, Ito, Nuno Piloto, Fausto, Sarmento e N’Doye;
Avançados: Rui Miguel, Gelson, Joeano e Serjão.

Da parte do Braga também há algumas ausências, sendo as mais recentes as de Rossato e Delibasic que se juntam aos já lesionados Hugo Leal, Marinelli, Davide e Cesinha.

Primeiro reforço 2006/2007

Segundo o jornal As Beiras, o jovem Gonçalo, jogador do Tourizense, vai regressar à casa-mãe já na próxima época, para representar a Académica, sendo o primeiro reforço estudantil para 2006/2007.

O jogador, de apenas 19 anos, vê assim atingido um sonho, isto na semana em que soube que estava no lote de atletas chamados pelo seleccionador sub-20 de Portugal, Rui Caçador, para o estágio de preparação para o Torneio de Toulon (França), a decorrer na segunda e na terça-feira, em Rio Maior, alimentando esperanças naturais de ser um dos que vai até França, para participar no torneio de Toulon (de 15 a 24 de Maio).

A Briosa reforça-se assim numa zona de terreno (central) onde são esperadas saídas.
Boa sorte é o nosso desejo.

FCP - campeão nacional 2005/2006


O FC Porto sagrou-se, este sábado, campeão nacional de futebol.

Esperemos que no próximo fim de semana, em casa, festejem com uma goleada à equipa rival.

sábado, abril 22, 2006

A cereja no topo do bolo


Este é o bolo que será servido no estádio cidade de Coimbra na próxima segunda-feira a todos aqueles que queiram juntar-se à FESTA. O sabor especial será dado pelo ingrediente mais saboroso, a cereja que os nossos “amigos” de estimação da cidade berço decidiram oferecer.

Junta-te à Festa

sexta-feira, abril 21, 2006

Empate do Guimarães

O Guimarães empatou esta noite, ficando assim com 34 pontos a duas jornadas do fim e tendo de jogar com o FCP e o Estrela da Amadora. Não acredito que façam ainda 40 pontos.
Resta à Briosa ganhar ao Braga para ter a certeza que fica à frente dos vimaranenses.

José Eduardo Simões ouvido pela PJ

Má notícia, hoje no Público. Fica aqui o início da mesma:


O presidente da Académica de Coimbra, José Eduardo Simões, foi constituído arguido num processo de corrupção e tráfico de influências, confirmou hoje a directora de comunicação do clube.

"O presidente já estava à espera e ele próprio, em entrevista ao ‘Diário As Beiras’ disse que tinha solicitado para ter acesso ao processo e melhor se defender das acusações", explicou Andreia Madeira, em reacção à informação avançada hoje pelo "Jornal de Notícias".

José Eduardo Simões foi constituído arguido esta semana, depois de ter sido ouvido pela Polícia Judiciária pela primeira vez desde o início da investigação sobre negócios do ramo imobiliário, com contornos pouco claros no entender das autoridades.


Acho que se deve esperar serenamente para ver o que de substancial existe. É lamentável ver o nome do Presidente da AAC envolvido nos tribunais. Já assim foi num passado recente, ficaria desgostoso se voltasse a acontecer. Mas não é de tribunais que se trata a notícia. Apenas de investigação. E aí só tenho a desejar que se investigue tudo o mais rápida e eficazmente possível. Não há nada pior para quem é inocente do que as suspeitas.

Treinadores

Nelo Vingada e o seu plantel estão a ter o apoio que Lhes faltou ao longo da época, tendo pela primeira vez toda a gente a torcer para o mesmo lado.

É pena, mas é verdade. A Briosa continua a contar com um certo tipo de adeptos mesquinhos que mais não faz todo o ano do que dizer mal, profetizando a desgraça. Não estou a falar dos que criticam, porque a crítica tem critério, estou a falar dos que apenas e só dizem mal.

São os mesmos adeptos que agora apoiam o Presidente JES, e ao mesmo tempo exigem que ele suspenda o mandato. Com apoios destes, o homem nunca precisará de inimigos.

Mas voltando a Nelo Vingada, quais eram as principais críticas?

Que ele só apostava em brasileiros e que não apostava nos miúdos da formação. Bem, mas como o que conta são mesmo os números, atentemos nas contas que o Luis Pena Viegas faz hoje n’O Jogo


Desde que se senta no banco da Académica, há coisa de ano e meio, Nelo Vingada já lançou seis jovens na divisão principal: Zé Castro, Nuno Piloto, Sarmento, Vítor Vinha, Rui Miguel e Ito. Não só no sentido de os fazer sentir a emoção da Liga, porque os três primeiros até a experimentaram antes de o professor assumir o cargo, a diferença situa-se na consolidação e no aproveitamento do talento destes jovens. Zé Castro é titular, e agora até é capitão de equipa, Vítor Vinha também, Nuno Piloto e Sarmento tornaram-se opções regulares, Rui Miguel estreou-se no sábado, e até marcou ao Rio Ave, como aconteceu ao ainda júnior Ito. Para já, dos meninos feitos nas escolas da Briosa que integram o grupo treinado por Nelo Vingada, só falta mesmo lançar Fausto, ponta-de-lança da equipa de juniores, internacional pelas selecções jovens, e outro talento para consolidar.

Na verdade Nelo Vingada tem feito tudo menos aquilo que o acusaram. E é com expectativa que espero para ver quais os treinadores que esta onda de críticos irá apoiar. Só espero que não venha para aí um cujo maior elogio sobre as suas qualidades seja apenas o de ser um grande académico.

Porque prefiro mesmo ter um BOM treinador, que saiba aproveitar talentos, mas que também os saiba ir comprar. Que esteja preparado para fazer um trabalho no mínimo de 2 épocas, e que não dê muita conversa aos lobbies locais.

E porque não gosto dos que encontram defeitos, mas raramente se comprometem com alternativas, avanço com nomes de quem gostava de ver a treinar a Briosa. São dois: um no activo e outro desempregado. Jorge Jesus ou Norton de Matos.

quarta-feira, abril 19, 2006

Nervosimo em Braga

As gentes minhotas ficaram enervadas com o jogo do passado fim de semana com o Paços de Ferreira. E não foi só por causa do golo escandaloso.

É que os de Braga ficaram arredados do terceiro lugar, num jogo em casa. A auto-estima ficou afectada, como se pode ver nas declarações de Nem ao jornal O Jogo

É uma vergonha perder dois jogos seguidos, pois há muito tempo que isso não acontecia, ainda mais quando jogamos e perdemos desta forma contra uma equipa que está a lutar para não descer de divisão. Respeito o Paços de Ferreira mas a jogar desta forma não ganhamos a ninguém. Nunca houve divisões nem atritos no grupo, mas quem viu o jogo que tire as ilações...

Escusado será dizer que espero que o sermão de uma hora que o Professor Jesualdo deu hoje ao plantel não venha a dar resultado.

terça-feira, abril 18, 2006

Antigos Estudantes de Coimbra movem processos contra Liga e árbitro Jorge Sousa

Antigos Estudantes de Coimbra decidiram mover uma acção em tribunal contra o árbitro Jorge Sousa e Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por «danos morais, desportivos e financeiros», e porque consideram que a Académica tem vindo a ser «escandalosamente prejudicada pela arbitragem». in A BOLA

A calculadora, meu Deus a calculadora

Cá andamos nós de volta das contas. Faltam 3 jornadas e a Briosa não atingiu os 40 pontos salvadores. Mas serão mesmo precisos 40? E chegarão esses? Talvez não, talvez sim...

Há 3 semanas eu apostava no Gil Vicente, Naval e Rio Ave para fazerem companhia ao Penafiel. Vamos por partes, analisando os jogos que faltam a cada equipa (entre parênteses o resultado na primeira volta)

Marítimo, 39 pontos
V. Setúbal-Marítimo (0-1)
Marítimo-P. Ferreira (2-1)
Académica-Marítimo (2-2)

Equipa que tem a sua situação quase resolvida, não parecendo que venha a ter qualquer problema. Espero que ganhe mais alguns pontos (de preferência contra o Paços) para enfrentar a Briosa estando já os seus jogadores a pensar nas férias.

E. Amadora, 38 pontos
U. Leiria-E. Amadora (2-1)
E. Amadora-Penafiel (1-0)
V. Guimarães-E. Amadora (0-2)

Depois da vitória sobre a Briosa, fiquei com a nítida sensação de que o Estrela não descerá. O empate com o SCP veio reforçar a minha impressão, e o espólio dos Estrelistas. Recebe o Penafiel na penúltima jornada, e em princípio será fácil conquistar os três pontos que lhe poderão faltar.

Belenenses, 37 pontos
P. Ferreira-Belenenses (0-2)
Belenenses-Académica (1-0)
Gil Vicente-Belenenses (2-0)

O Beleneneses tem calendário e equipa para não estar nesta situação. Mas já o vem tendo há muito tempo e o facto é que nunca conseguiu sair dela. Será o clube que provavelmente vai decidir a descida/manutenção das 3 equipas com quem lhe falta jogar. Quem os conseguir vencer praticamente garante a manutenção. Se todos o vencerem, o Belém arrisca-se a voltar à segunda. Mas tudo indica que se mantenha na primeira.

Académica, 37 pontos
Académica-Sp. Braga (0-2)
Belenenses-Académica (1-0)
Académica-Marítimo (2-2)

A Briosa deu um pulo de gigante no passado fim de semana, mas espera-a um calendário terrível. Falta ganhar um jogo, e devia aproveitar a onda do passado fim de semana. Perder com o Braga, volta a colocar a Briosa numa situação embaraçosa, colocando-a a jogar em Belém no fio da navalha. Mas é possível ganhar a este Braga que já não tem objectivos porque lutar. Jogar olhos nos olhos, sabendo que é possível vencer. EU ACREDITO.

P. Ferreira, 37 pontos
P. Ferreira-Belenenses (0-2)
Marítimo-P. Ferreira (2-1)
P. Ferreira-Benfica (0-2)

Depois da escandaleira de ontem, o Paços respira melhor mas o calendário continua difícil. Esperemos que na última jornada o Benfica ainda esteja na corrida para o segundo lugar e precise dos 3 pontos.

Naval, 35 pontos
Sporting-Naval (2-0)
Naval-U. Leiria (1-2)
Penafiel-Naval (1-4)

A Naval foi uma das equipas que eu disse há três semanas que descia, mas é a única que ainda está acima da linha de água. Também já não tenho tantas certezas de que desce. Assumindo que conquista os 3 pontos ao Penafiel, a Naval fica a dois pontos dos 40. E nada garante que não os consiga.

Rio Ave, 34 pontos
Gil Vicente-Rio Ave (0-1)
Rio Ave - Sporting (0-3)
U. Leiria - Rio Ave (2-1)

O Rio Ave já está abaixo da linha de água e não pode perder pontos sob pena de descer. O próximo jogo é decisivo e os de Vila do Conde vão actuar sobre brasas em Barcelos. O Rio Ave precisa de fazer 6 pontos em 9 possíveis. Eu sempre disse que não acreditava que fosse possível, e depois do balde de água fria que foi a vitória da Briosa, parece que tudo se encaminha nesse sentido.

V. Guimarães, 33 pontos
V. Guimarães-Boavista (1-1)
F.C. Porto-V. Guimarães (2-0)
V. Guimarães-E. Amadora (0-2)

A equipa está em brasas. O Presidente vai para o Brasil, não sem antes garantir o emprego do filho como assessor de um empresário de futebol. Os jogadores já estão a escolher o clube para onde vão jogar para o ano, e o treinador à procura de desculpas que o consiga manter com a imagem de competente. No entanto este clube habituou-nos a reviravoltas extraordinárias e não me admira nada que o FCP jogasse com a equipa B contra os da cidade berço. Pessoalmente, enquanto não vir o Guimarães descer, com os resultados homologados pela Federação, não acreditarei.

Gil Vicente, 33 pontos
Gil Vicente-Rio Ave (0-1)
Sp. Braga-Gil Vicente (1-2)
Gil Vicente-Belenenses (2-0)

Brilhante vitória do Gil na Figueira da Foz, conseguindo um resultado que eu não esperava. Segue-se outra final, com o Rio Ave. Quem vencer o jogo, consegue dar uma golfada de ar, empurrando o adversário mais para o fundo. As esperanças são poucas, mas os de Barcelos parecem acreditar. Um empate será o resultado mais indesejado, deixando os dois clubes mal classificados.

A minha previsão:
Marítimo 45
E. Amadora 41
Belenenses 43
Académica 41
P. Ferreira 41
V. Guimarães 40
Naval 39
Rio Ave 37
Gil Vicente 36
Penafiel 15

Desta previsão, reconheço que o Guimarães está demasiado optimista. Espero estar enganado e que seja a Naval a permanecer e que o Guimarães vá para o lugar onde devia ter ido há uns anos atrás.

segunda-feira, abril 17, 2006

Luciano vai embora

Já tinhamos deixado aqui a pergunta para onde iria Luciano. Isto porque era nossa convicção que o rumo do brasileiro não seria o mesmo da Briosa. Hoje a confirmação: A Académica rescindiu o contrato que tinha com o avançado Luciano por mais duas épocas.

Que o prejuízo financeiro de tal decisão tenha como contraponto um plantel que saiba assumir o seu profissionalismo.

domingo, abril 16, 2006

Golos em Vila do Conde

Este fim de semana trabalho redobrado a colocar os golos em Vila do Conde. Mas vale a pena :). Depois do Duarte ter colocado a reportagem da TVI, ficam aqui as ligações para quem quiser ver em detalhe os golos de Vila do Conde. São magníficos.

O oportunismo de Gelson, a frieza de Rui Miguel (que seja o primeiro de muitos) e a capacidade técnica e disponibilidade física de Pedro Silva a marcar um excelente golo como que a redimir-se da asneira que o pôs fora da equipa no último jogo.

Que para a semana, mantenham a concentração, a humildade, a vontade e o querer que demonstraram em Vila do Conde

1 x 0 - Gaucho (2 m)
1 x 1 - Gelson (52 m)
1 x 2 - Rui Miguel (68 m)
1 x 3 - Gelson (78 m)
1 x 4 - Pedro Silva (95 m)

Um agradecimento especial ao R. por ter fornecido as ligações, fazendo com que esta semana os golos tenham aparecido mais cedo. Obrigado R.

O responsável

Foi este "jogador", Milhazes, de seu nome, que partiu a perna a Filipe Teixeira... São jogadores deste calibre que estão a mais no futebol.

Depois de ter visto a semana toda, o barulho enorme feito à volta da entrada de Andrade sobre Lito, lance que não resultou em lesão nenhuma, mas foi suficiente para a expulsão do jogador academista, é com expectativa que espero para ver o que vai acontecer a esta "ceifeira". Para já, viu a sua expulsão perdoada pelo árbitro.

O resumo da TVI

A enorme vitória sobre o Rio Ave

O video em qualidade DVD

sábado, abril 15, 2006

A lesão de Filipe Teixeira

Filipe Teixeira que saiu ainda durante o jogo em ambulância para o Hospital da Póvoa do Varzim para melhor avaliação da sua lesão, vê confirmar-se o pior dos diagnósticos: factura do perónio com tempo de paragem prolongado (à volta de mês e meio), não devendo jogar mais esta época.

Mais uma baixa a juntar a tantas com que Nelo Vingada se tem debatido neste final de temporada.

Jogo em Vila do Conde - directo (1-4 final)

Tarde com chuva em Vila do Conde, e surge aquela que deve ser a primeira boa notícia do dia:

15:30 Pedro Roma foi o primeiro jogador a fazer exercícios de aquecimento. Quererá isso dizer que será ele o titular? Ou vai jogar a ponta de lança? ;)

15:45 Já há equipa. A Briosa vai alinhar com Pedro Roma, Pedro Silva, Zé Castro, Hugo Alcântara e Vitor Vinha; Brum, Ezequias, Fernando e Filipe Teixeira; Rui Miguel e Gelson.
Suplentes: Eduardo, Dani, Sarmento, Ito, Serjão e Fausto.
Destaques positivos para a estreia de Rui Miguel e a titularidade de Pedro Roma. Nota mais também para a posição de Fernando ao centro, o lugar onde é suposto ele render alguma coisa.
Destaque negativo: a escassez de soluções no banco que obriga à convocatória dos três guarda redes,com Eduardo equipado à jogador de campo(?!).

O Rio Ave alinha com : Mora, Zé Gomes, Bruno Mendes, Idalécio, Milhazes, Vítor Gomes, André Vilas Boas, Niquinha, Evandro, Gaúcho e Chidi

16:00 Começa o jogo. Antes assistiu-se à praxe de Rui Miguel pelos colegas de equipa. Ansiedade para saber como irá funcionar o triângulo ofensivo Fernando, Rui Miguel e Gelson. Apoiados por Ezequias e Filipe Teixeira nas alas.

16:01 Gaúcho completamente isolado marca o primeiro golo do Rio Ave. M**** para isto. Tudo a dormir e a Briosa começa o jogo literalmente a perder.

16:04 A Briosa não poderia ter começado pior. O esquema táctico de Vingada coloca Rui Miguel na direita e Ezequias na esquerda, com Filipe Teixeira mais perto de Brum e Fernando no apoio ao ataque.

O Gil Vicente adianta-se no jogo com a Naval. Mau começo para as equipas do Centro.

16:19 Lance que quase dava golo para a Briosa. Passe longo de Zé Castro para Filipe Teixeira que assiste Fernando, mas este remata por cima.

16:20 Expulsão no Rio Ave. Gelson é travado quando se preparava para ficar isolado frente a Mora. O árbitro mostra o cartão que se impunha - vermelho.

A vencer e com um jogador a menos, o Rio Ave deve voltar a fazer o mesmo que fez em Coimbra. Anti-jogo até à exaustão, e lançando perigosos contra ataques.

16:22 No livre, Pedro Silva fez o costume. Falhou.

16:31 Cartão amarelo para Fernando. Os jogadores da Briosa devem ter cuidado porque o árbitro não hesitará em tentar equilibrar a partida.

O Rio Ave recuou no terreno depois da expulsão de Bruno Mendes (central), tendo entrado Mozer para o lugar de Evandro.

16:34 Quase... quase empate. Ezequias cruza para a cabeça de Rui Miguel a assistir Gelson que remata forte para defesa de Mora.

16:37 Livre perigoso contra a Briosa. A bola saiu ao lado da baliza.

O Guimarães marca o segundo contra o Penafiel num jogo que já não deve ter história.

16:43 Grande passe de Brum que lança Filipe Teixeira que depois de tirar um adversário remata com Mora a fazer uma extraordinária defesa naquele que foi o lance mais perigoso da Briosa.

16:47 Intervalo

O Rio Ave marcou cedo e após a expulsão desceu no terreno, reservando-se para as jogadas de contra-ataque. A Briosa teve duas belas oportunidades, que foram negadas por Mora, o homem do jogo até ao momento.
Das três opções válidas no banco: Serjão, Ito ou Sarmento, espera-se que uma delas (aposto em Sarmento) entre para o lugar de Rui Miguel que actuou parecendo acusar o ambiente intimidatório da defesa vilacondense.

Naval a jogar com 10 desde os 28' conseguiu o empate aos 40'. Belíssimo resultado para a Briosa.

17:00 Início da segunda parte

17:08 GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gelson. Livre à entrada da área, marcado por Fernando, Mora defende para a frente e Gelson aparece na recarga, mais rápido que Ezequias e faz o empate na partida.

Estupidamente Gelson tira a camisola e é admoestado com um amarelo. Incrível como um jogador faz uma asneira destas num jogo de vital importância.

Fica a dúvida se o Rio Ave continua a apostar em passar tempo, ou se vai mudar de estratégia. O Rio Ave parece estar ao alcance da Briosa.

A Naval volta a estar a perder.

17:15 Chidi a passar por toda a defesa da Briosa, surgindo Pedro Roma a impedir o golo vilacondense.

17:17 Corte de Hugo Alcântara que Pedro Roma recolheu e o árbitro interpretou como atraso. Livre perigoso contra a Briosa que não resulta em nada.

Sarmento prepara-se para entrar em campo, sendo Rui Miguel um candidato a sair.

17:20 Falta sobre Filipe Teixeira que fica lesionado. Dúvidas sobre se poderá voltar a entrar em campo.

17:22 Hugo Alcântara perde infantilmente a bola e Fernando faz falta sobre Niquinha, merecedor de amarelo. O segundo e consequente expulsão para Fernando.

As más notícias não ficam por aqui: Filipe Teixeira não recuperou e Sarmento entrou no seu lugar.

Do livre grande defesa de Pedro Roma para canto. Do canto, surge um remate perigoso rente ao poste da baliza de Pedro Roma.

As duas equipas estão agora empatadas em golos e em jogadores.

17:24 Rui Miguel marca GOOOOOLO. O jogador que devia ter saído.
Arrancada fulgurante de Ezequias, centro para o meio e Rui Miguel na sua primeira intervenção como ponta de lança a enviar a bola para o fundo da baliza de Mora.

Excelente ambiente com a Mancha a fazer-se ouvir. A ver se a Briosa sabe agora estar na pele de vencedora e esquece os traumas dos últimos jogos.

17:26 Substituição no Rio Ave: Diogo Furlan para o lugar de André Vilas Boas.

17:30 Entra Serjão para o lugar de Rui Miguel

17:32 Sai Milhazes e entra Keita.

17:35 GOOOOOOOOOLO da Briosa. Canto do lado esquerdo batido por Pedro Silva e Gelson ao primeiro poste a marcar o terceiro da Briosa.

Todos os jogos, a esta hora estão com resultado de 3-1, variando apenas se ganha a equipa da casa ou visitante.
Rio Ave 1 - AAC/OAF 3
Naval 1 - Gil Vicente 3
V. Guimarães 3 - Penafiel 1

17:45 Ezequias lesiona-se e vai ser substituido por Ito. Duarte Gomes vai dar 5 minutos de desconto.

17:50 Lance do ataque do Rio Ave, que Pedro Roma segura e onde aparecem 3 jogadores no chão. Zé Castro é um deles por causa de uma palmada na cara de Chidi.

17:53 Pedro Silva, passa por meia equipa do Rio Ave e marca o quarto golo da Briosa.

Pedro Silva consegue fechar com chave de ouro esta partida...

MAGNÍFICO ...

Golos com a Naval

Pedindo imensa desculpa pelo atraso, mas uma inesperada azia, aliada ao período de férias impossibilitou que estes vídeos aparecessem mais cedo:

1 x 0 - Joeano (4 m)
2 x 0 - Joeano (26 m)
2 x 1 - Lito (34 m)
2 x 2 - Saulo (63 m)

Depois de Peseiro surge Manuel Machado

Mais um nome para a fornalha. Hoje é o jornal O Jogo que refere o nome de Manuel Machado como sucessor de Nelo Vingada.
Sinceramente não percebo o alcance destas notícias.

Nenhum treinador se comprometerá com a Briosa enquanto esta não tiver garantida a manutenção. Por isso nesta altura é só especulação atrás de especulação com alguns interesses pessoais por trás.

Eu cá vou lendo e sorrindo...

sexta-feira, abril 14, 2006

Quo Vadis Luciano ?


Quando se tem falta de jogadores para jogar em Vila do Conde, a não convocação de Luciano poderia causar mais estranheza. Depois do incidente na Mealhada, o jogador continuou a frequentar a noite, desta vez coimbrã, esquecendo-se que esta é uma cidade pequena e que o seu desempenho em campo está muito aquém do período onde lhe eram perdoadas estas "pequenas" aventuras.

Na verdade, Luciano foi visto a sair de uma discoteca por volta das sete da manhã, facto que obrigou o médio a ter de apresentar justificações aos responsáveis da Académica, que na quarta-feira falaram com o brasileiro.

Nelo Vingada quis contudo transmitir ao plantel que há valores que importa preservar e que o grupo deve ser respeitado. Luciano fica em casa a refletir.

Esta é a lista de convocados:
1 Eduardo
12 Dani
24 Pedro Roma
4 Ezequias
5 Hugo Alcântara
9 Gelson
13 Zé Castro
14 Filipe Teixeira
16 Pedro Silva
18 Vítor Vinha
20 Fernando
21 Rui Miguel
22 Sarmento
23 Ito
50 Serjão
77 Fausto
88 Roberto Brum

Lesionados: Nuno Luís, Dionattan, Danilo e Paulo Adriano
Castigados: Joeano, Nuno Piloto, Andrade e N’Doye.

terça-feira, abril 11, 2006

Castigos

No site da Liga estão os castigos da Briosa.

Em resumo todos tiveram 1 jogo, e Nelo Vingada, mais o médico 10 dias. O árbitro e o fiscal de linha vão apitar na Honra. Espero que aproveitem a Páscoa para repensar atitudes.


NomeArtigoPenaTempoJogosMultas
Andrade122.1Suspensão + Multa  1135.00 
Andrade131.0.aMulta

150.00 
Nuno Piloto 
130.5 
Suspensão + Multa 
 

150.00 
Joeano 126.1 
Suspensão + Multa 
 

900.00 
Joeano 
131.0.a 
Multa 
 
 
150.00 
Hugo Alcântara130.3+.8Advertência + Multa 
 
 
150.00 
Dani 
130.2 
Multa 
 
 
75.00 
N'Doye 
130.7 
Suspensão + Multa 
 

150.00 
Dr. Fernando Manuel F. Soares Albergaria 
107.1 
Suspensão + Multa (Art.º135.3) 
10 Dias 
 
1500.00 
Eduardo Manuel Martinho Vingada 
107.1 
Suspensão + Multa (Art.º135.1) 
10 Dias 
 
1100.00 
Académica 
99.0 
Multa (Art.º 18.3-R.C.) 
 
 
500.00 
Académica 
149.0Multa (Reincidência) 
 
 
750.00 

Fazer contas a quem está

Depois da razia no passado fim de semana, mais do que fazer as contas do campeonato, importa fazer as contas ao plantel e saber quem está disponível para o assalto a Vila do Conde.

A Briosa tem 5 jogadores lesionados e 4 castigados. Fazendo as contas aos jogadores, há apenas 17 aptos para entrar em campo no Estádio do Rio Ave, contando com os três guarda-redes.

Vão voltar a ser chamados os jovens Ito, Rui Miguel e Fausto. Se Nelo Vingada não colocar nenhum no onze inicial, vai começar a partida tendo no banco de suplentes apenas 2 jogadores com experiência, muito provavelmente Pedro Roma e Ezequias.

De facto, não há grande necessidade de Nelo Vingada ir para o banco. Sendo um treinador que não grita, que não gesticula, sem opções no banco, mais vale ficar em casa. Afinal José Ramalho estava apenas a querer poupar o treinador da Briosa a tão violento desgaste.

Coincidências

Ontem no programa da SIC, "Dia seguinte", o Dr. Dias Ferreira refere que segundo lhe tinham contado um cunhado do fiscal de linha (José Ramalho) é sócio da empresa que fornece os equipamentos à Naval. Parece que a Briosa tinha tentado falar com o Luis Guilherme no sentido de alterar a nomeação do dito fiscal, mas nem sequer tinha sido recebida.

Um que parece estar despromovido é o Gil Vicente também por coincidências. No último jogo em casa dos gilistas, frente ao Guimarães, o árbitro-assistente terá sido o único que viu uma mão que Gregory não deu. Anteontem, frente ao Estrela da Amadora, o árbitro-assistente foi o único de quantos acorreram ao estádio que teve a certeza de que a bola entrou.

Leiria ganha ao Guimarães com um golo com intervenção irregular de Lourenço.

As três equipas que estão abaixo da linha de água, parecem ter sido prejudicadas este fim de semana. Será tudo coincidência?

segunda-feira, abril 10, 2006

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

Como sempre a Mancha Negra, claque oficial da Briosa, vai efectuar a organização da deslocação para apoio a nossa magica Briosa neste mais IMPORTANTE encontro que opõe equipes com as mesmas aspirações, no reduto do proximo adversário nomeadamente a Vila do Conde, com a equipe local o Rio Ave.

A Mancha Negra vai efectuar a respectiva viagem com o nome de codigo: "CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!", pelo valor do bilhete de apenas 10 euros para assim possamos contar com a presença em grande numero da nossa massa associativa e de todos os seus simpatizantes neste encontro de caracter decisivo para a nossa Briosa. As inscrições e informações podem ser efectuadas na sede da claque, sito pavilhão jorge anjinho, até 5º feiras a noite ou atraves dos telefones 919485361 Miguel (vhs) e 936497246 Carlos (Viagra). A viagem está programada para Sábado.


Ó Ramalho e se fosses pró ****alho?

Ler as declarações de José Ramalho, fiscal de linha que não viu fora de jogo no primeiro golo da Naval, não viu a agressão de que Joeano foi alvo, expulsou Nelo Vingada, o médico da equipa e Joeano.

«Não tenho palavras para explicar o que aconteceu»
O árbitro assistente do Académica-Naval revelou hoje ter ficado «extremamente surpreendido» com as atitudes do técnico Nelo Vingada, que acabaram por provocar a expulsão do treinador.

«Como deve calcular não posso falar sobre o que aconteceu no terreno porque são declarações de relatório. Agora, fiquei extremamente surpreendido com a atitude de Nelo Vingada, com o qual tenho o máximo de respeito e consideração, mas as atitudes ficam para quem as toma e não tenho palavras para explicar o que aconteceu», afirmou José Ramalho, em declarações à Renascença. (in A BOLA)


*** trabalho.

Arbitragem

Fui ler os jornais de hoje com particular atenção à apreciação do árbitro. Aqui está ela:

ÁRBITRO
Esqueceu-se das insígnias

Péssimo trabalho do internacional Jorge Sousa: aos 18', perdoou a expulsão de Franco que agrediu N'Doye; aos 67', devia ter visto a mão de Vítor Vinha jogar a bola na área da Académica; aos 87', não foi condescendente com Andrade e foi rigoroso como a lei expulsando o defesa por ter "jogado" o adversário e não a bola; mal no primeiro amarelo a Nuno Piloto, bem no segundo. E dualidade de critérios em prejuízo dos estudantes. Para esquecer.

domingo, abril 09, 2006

Triste jornada

Por causa da chuva cheguei tarde ao Estádio e não pude ver o primeiro golo da Briosa. No carro ouvi a descrição da bela jogada de N'Doye na esquerda a centrar para um golo de Joeano. O brasileiro resolveu brindar-me com o segundo golo mal me sentei para ver o jogo. Passavam 26 minutos e desta feita tinha sido Filipe Teixeira a preparar tudo. Senti uma certa apreensão ao lembrar-me que na Reboleira a Briosa também tinha chegado facilmente aos 2-0. Mas resolvi desfrutar o jogo.

Com Dani na baliza, Piloto a defesa direito, Zé Castro e Alcântara ao meio e Vinha na esquerda, pus-me a pensar quão esquisita era aquela defesa, que estava a anos luz da do ano passado. À frente dela Brum, e no meio campo N'Doye, Teixeira e Luciano também ele a milhas daquilo que já jogou. Na frente Fernando e Joeano.

No jogo mandava a Naval. Luciano estava apático, Alcântara estranho e Fernando pura e simplesmente não estava. Ainda não me tinha ambientado ao jogo e já a Naval reduzia num lance em que a defesa parace ter sido infantil.

Até ao intervalo só deu Naval, excepto no último minuto em que Joeano é parado à entrada da área num lance em que o defesa da Naval vê o amarelo. Podia ter sido de outra cor, mas aceita-se este critério. Quem bate o livre é inexplicavelmente Luciano. O jogador que parecia estar a fazer um frete por estar a jogar é o escolhido para marcar o livre. Não foi preciso olhar para saber o destino que aquele bola teria. Fora.

Da arbitragem ficou a sensação que o fiscal de linha que acompanhava o ataque da Naval, tinha transformado pontapés de baliza em cantos. Podia ter sido só impressão.

Na segunda parte, ao primeiro minuto, amarelo a Piloto de certa forma inexplicavel. Uma falta como tantas outras, que o árbitro decide punir com amarelo. O critério do árbitro parece balançar. Aos 53' minutos, segundo amarelo para Piloto, este sem margem de dúvida. A Briosa fica reduzida a 10. Nelo Vingada tira Fernando e entra Andrade. Não se nota grande diferença na Briosa, porque assim como assim, já na primeira parte a Briosa alinhava com 10, tal a inoperância de Fernando.

Continuava a dar mais Naval e aos 64', surge o empate num lance de completa azelhice de Alcântara na marcação, e onde mais uma vez Dani mostra porque devia ser suplente.

A partir daqui é a confusão total. A Briosa não sabia se devia ir à procura do golo, ou ficar satisfeita com o empate. Uns jogadores queimavam tempo, outros tinham pressa em ir para o ataque. E alguns tremiam.

Até que entra o árbitro e o mesmo fiscal de linha da primeira parte em jogo. Aos 86', lance de ataque da Briosa onde Brum sofre falta que o árbitro não marca e a Naval parte em contra ataque. Andrade faz falta sobre a linha de meio campo e é expulso (lembrar situação da falta sobre Joeano na primeria parte). O critério parece ter aberto uma excepção. Nelo Vingada protesta com o fiscal de linha e é expulso. Primeira expulsão na carreira deste treinador.

Mais tarde aos 90', Joeano irritado protesta uma falta e o mesmo fiscal de linha manda expulsar o jogador. No banco da Briosa grande confusão e é o médico que é expulso. Os 5 minutos de compensação são jogados com a Briosa reduzida a 8 elementos e sem treinador no banco. O árbitro assim que pode apita para acabar o jogo, consciente que o seu fiscal de linha e ele tudo fizeram para prejudicar a Briosa e de modo a nos dificultar a vida na próxima jornada.

A Briosa está abaixo da linha de água. O próximo jogo é em Vila do Conde, e Vingada não poderá contar com Nuno Piloto, o Joeano, o Andrade e o Ndoye fora os lesionados que hoje eram Nuno Luis, Sarmento, Dionattan, Danilo e Paulo Adriano. Escusado será dizer que quem perder ficará em muito maus lençóis. Continuo a ler iluminados a dizer que 38 pontos parecem ser suficientes, mas eu olho ali para o lado e não consigo ficar descansado. Antes pelo contrário. A luta promete ser intensa até ao ultimo jogo.

sábado, abril 08, 2006

Jogo contra a Naval

O Jogo contra a Naval assume carácter decisivo. Aparte a rivalidade existente entre clubes da mesma região, a Naval é um concorrente directo e está neste momento melhor classificada que a Briosa. Perder o jogo seria desastroso não só em termos clasificativos, mas também em termos animicos.

E é precisamente neste último ponto que o jogo pode ser decisivo. A Briosa vem de uma derrota de um jogo onde ao intervalo vencia 2-0. Esta equipa não vai respirar tranquilidade. Respira-se neste momento em Coimbra um ambiente de paz podre, em que uma derrota pode fazer eclodir todos os sentimentos que vão sendo abafados na luta pela manutenção.

Os ecos derrotistas já se fazem sentir, numa altura em que Nelo Vingada tem várias baixas, desde lesionados (Nuno Luís, Sarmento, Dionattan, Danilo e Paulo Adriano), a castigados (Pedro e Gelson).

Um rombo brutal na defesa, e meio campo defensivo, dois sectores que tão mal estiveram no último jogo. Falta gente, tendo obrigado à convocação de Ito, Fausto e Rui Miguel e também deverá faltar paz de espírito muito também pelos ecos do exterior.

Por isso, só com muito espírito académico, com TODOS a apoiar TODA a equipa podemos amanhã levar de vencida a Naval. Eu vou lá estar.

Convocados:
Guarda-redes: Pedro Roma e Dani.
Defesas: Ezequias, Hugo Alcântara, Zé Castro e Vítor Vinha.
Médios: Filipe Teixeira, Fernando, Andrade, Roberto Brum, N'Doye e Nuno Piloto.
Avançados: Rui Miguel, Fausto, Ito, Joeano, Luciano e Serjão.

quarta-feira, abril 05, 2006

Assassinato de carácter

Nelo Vingada e os seus jogadores estão a ser alvo de verdadeiros processos de assassinato de carácter. Apelidados de diversos nomes, desde indingentes a marginais, passando por maus profissionais.

Exemplo claro é o treino de ontem, onde se deturpou a realidade fazendo uma acusação clara de que Nelo Vingada "esteve à conversa e totalmente alheado do treino" e que não teria dado "nem uma indicação, nem uma correcção". Aliás basta ler "A Bola" e ver o que realmente se passou no treino de ontem:


Nem um segundo de descanso. O treinador Nelo Vingada começou ontem a preparar o jogo de domingo, no qual irá defrontar a vizinha Naval. Atendendo à necessidade de somar pontos não deu repouso aos mais utilizados do jogo da Reboleira. Interventivo e recorrendo sempre à repetição dos lances, o técnico procura motivar os seus atletas e demonstrar que é preciso muito trabalho para avançar para o objectivo, que é a manutenção.


Palavras para quê?....

terça-feira, abril 04, 2006

Golos no fim de semana

Aqui estão os golos da desgraça. Importa referir que no final está Vinha a jogar a terceiro central e Ezequias a fazer todo o sectar esquerdo. Se antes era dito que o problema era o facto de Zé Castro não estar em campo, importa referir que neste jogo ele esteve em campo e mesmo assim sofremos 3 golos em menos de meia hora.

0 x 1 - Joeano (18 m)
0 x 2 - Filipe Teixeira (28 m)
1 x 2 - Manú (68 m)
2 x 2 - Rui Borges (89 m)
3 x 2 - Rui Borges (90 m)

"se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar", no inferno estamos contigo!

É certo que a nossa Briosa sofreu um rude golpe na última jornada, deixando o mais fiel dos seus adeptos atónito sem conseguir articular duas ideias sobre as causas de tão infeliz desfecho como aquele que tivemos a infeliz oportunidade de assistir no Domingo.

Mas mais lamentável é a atitude daqueles que se dizem os defensores primeiros da nossa Briosa, e numa altura em que a união e apoio deveriam ser as palavras de ordem, surjam que nem abutres, movidos por interesses certamente obscuros, como que desejando o pretendido pelos nossos adversários, instalando a confusão e desordem na massa associativa e principalmente no plantel, o que é grave!


"se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar", no inferno estamos contigo!


FORÇA BRIOSA

DOMINGO VAI SER “DIA DOS SÓCIOS”

A exemplo de jogos anteriores, a Académica/OAF prepara-se para anunciar mais um “Dia dos Sócios” para o jogo do próximo Domingo, frente à Naval, pelo que os associados da Briosa vão ter condições especiais no acesso ao Estádio Cidade de Coimbra.
Todos os sócios da Académica/OAF que tenham bilhete de época podem levantar no átrio do Estádio Cidade de Coimbra um bilhete grátis, para que possam convidar um amigo para apoiar a Briosa, no próximo jogo.

Para os associados que não tenham bilhete de época, está disponível uma promoção, através da qual o sócio que tenha as quotas em dia terá direito a um bilhete grátis na compra de um bilhete de sócio pontual.

Esta é uma campanha que o contexto actual justifica, pois a vitória no próximo jogo afigura-se decisiva, para alcançar o objectivo que nos resta.


domingo, abril 02, 2006

Amadora 3 - Briosa 2

Estava tudo normal para se assitir a uma magnífica tarde de futebol. Bom tempo, bom ambiente academista na capital da marquise, e no rádio a primeira boa notícia do dia: o Penafiel adianta-se no marcador frente ao Leiria.

Pela equipa da Briosa entraram: Dani; Pedro Silva, Zé Castro, Hugo Alcântara e Vítor Vinha; Roberto Brum, Nuno Piloto, Filipe Teixeira e NDoye; Gelson e Joeano.

O primeiro lance de perigo é do Estrela, logo aos 4 minutos valendo na altura o poste da baliza de Dani. O primeiro remate da Briosa éde N'Doye aos 12 minutos, assitindo-se nesta altura a uma lutra intensa no meio campo.

A Briosa rapidamente percebe o que tem de fazer e Joeano aos 18 minutos corresponde da melhor maneira a um centro de Pedro Silva na esquerda. O Estrela tenta reagir, mas Filipe Teixeira no seguimento de uma excelente jogada individual onde fintou dois jogadores do Estrela e depois com calma e classe coloca a bola no fundo da baliza de Bruno Vale.

O treinador do Estrela vê-se obrigado a mexer na equipa antes do intervalo e com isso consegue equilibrar o jogo. Na segudna parte, a equipa da Briosa aparece mais lenta e no Estrela ainda se acredita, até que aos 68' numa jogada confusa o Estrela reduz. E balança a Briosa. Nos minutos seguintes o Estrela podia ter empatado, estando a Briosa a ver jogar.

Nelo Vingada resolve apostar na defesa, tirando Joeano e N'Doye entrando Luciano e Ezequias. A partir daí o jogo foi de sofrimento. O Estrela acreditava e pressionava, a Briosa defendia e apostava tudo no contra ataque.

As oportunidades surgiam por Ezequias e Luciano que podiam ter matado o jogo. Até que depois aos 89 minutos, o INACREDITÁVEL acontece. O jogador do Estrela surge isolado (como é que foi possível se a Briosa estava toda a defender? ) frente a Dani e empata o jogo. Falhas de Pedro Silva e de Hugo Alcântara, inaceitáveis.

O árbitro dá 6 minutos de compensação. Ninguém sabe se é uma boa ou má notícia.
Pedro Silva é expulso e sai devagarinho do campo. Até que José Eduardo Simões resolve correr para dentro do campo e empurrar Pedro Silva que queria sair a demorar tempo. Atitude nobre de um Presidente que mostra que a Briosa deve querer ganhar até ao fim. Mas com menos um jogador e Joeano no banco, dificilmente poderia marcar. No rádio a má notícia do empate em Penafiel. E como se não bastasse o Amadora marca o terceiro golo. INCRÍVEL. VERGONHOSA a actuação da Académica na segunda parte.

PS. Nelo Vingada diz que o resultado é "burrice nossa".

sábado, abril 01, 2006

Jogo na Amadora

Já se sabem os convocados de Nelo Vingada, onde as melhores novidades são os regressos José Castro e Ito. Ausentes estão Paulo Adriano e Danilo (a recuperar de lesões) além de Nuno Luís e Dionattan que não jogam mais esta temporada.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Pedro Roma e Dani.
Defesas: Ezequias, Pedro Silva, Hugo Alcântara, José Castro e Vítor Vinha.
Médios: Andrade Filipe Teixeira, Fernando, N´Doye, Nuno Piloto e Roberto Brum.
Avançados: Gelson, Luciano, Joeano, Serjão e Ito.

Para o jogo de domingo frente ao Estrela da Amadora, está também a ser organizada uma onda de apoio pelo blog simplesmentebriosa. É o que se pode chamar de boa onda.

Dia das mentiras

Hoje é mau dia para comentar notícias, porque nunca se sabe se podemos acreditar no que nos dizem. Mas por outro lado, podemos aproveitar e falar de algumas das especulações que por aí surgem uma vez que sabemos que podem não acreditar em nós.

A especulação do momento é que Nelo Vingada não ficará na próxima época. Pessoalmente também tenho de confessar que o Professor me desiludiu neste segundo ano. Esperava melhores compras e melhor futebol. Se por um lado acredito que a Briosa se vai manter, por outro esperava nesta altura estar em melhores condições.

Nos substitutos o JN lançou o nome de Norton de Matos. O também possível futuro Director Desportivo de Abrantes Mendes no SCP impressionou com a carreira do Setúbal no início da época e é por todos reconhecida a sua capacidade em avaliar jovens talentos.

O que o JN não disse era se o contacto tinha sido feito por esta Direcção ou por uma candidatura alternativa que de há uns tempos para cá se tem vindo a formar preparando o regresso.

É que existe quem saiba usar a comunicação social em seu proveito, como foi prova o programa da RUC que convidou apenas dois blogs para estarem presentes, alegando que os "outros ou não tinham contacto ou não tinham podido ir". Pois bem, o blog mais antigo da Briosa, permite aceder ao mail dos seus colaboradores, nada anónimos, ali bem em cima.... para quem quiser usar.