domingo, maio 21, 2006

Balanço II - Da formação

Muito se falou no início da época que havia falta de identidade na equipa da Briosa, alegando-se que havia muitos estrangeiros. Este tipo de observações são quase sempre baseadas em más-vontades e pouco objectivas.

Vejamos então, quantos frutos da formação faziam parte do plantel da Briosa, e qual a sua utilização em campo. Aproveitamos e incluimos também alguns jogadores antigos na casa:

NomeJogador + utilizadoMinutosJogos em que participou
Pedro Roma2.52028
José Castro2.40128
Nuno Luís
1.49517
Nuno Piloto
11º1.38625
Paulo Adriano
15º1.14221
Vitor Vinha
17º99011
Sarmento20º67311
Rui Miguel
26º210
3
Ito27º2
1

Daquilo que se pode observar houve três jogadores "da casa" que participaram em pelo menos metade dos jogos, uma jovem certeza (Zé Castro) que esteve quase sempre em campo e 5 jovens jogadores que tiveram oportunidade de jogar e experimentar a sensação de entrar em campo na primeira Liga.

Não posso dizer que seja um panorama brilhante. Gostava que o ano que vem fosse melhor. Mas atendendo ao cenário nacional, e a um passado recente, creio que neste aspecto a Briosa fez um belíssimo trabalho. Deu enorme tempo a jogadores como Samento, Vinha e Piloto, estando os dois primeiros a colher os frutos agora na selecção. E claro, sem esquecer a enorme referência que é Zé Castro.

Actualmente contratar um jogador português costuma sair mais caro que um jogador brasileiro, e a solução para a sua integração passará pela formação (sem equipas B, obviamente), ou por jogadores em fim de carreira.

Gostava que para o ano se mantivessem números similares a estes. Sabemos que perdemos o Zé, e talvez o Paulo, mas de momento todos os outros se mantém. Dar mais tempo a estes míudos, estudar possibilidade de os por a rodar em clubes de escalões inferiores caso não venham a fazer parte dos planos do treinador deverá ser o caminho.

3 comentários:

  1. Pois como disse baseada em más vontades.Mas não estou de acordo com a objectividade com que são ditas ou escritas.Se está se referindo ao deita a baixo de alguns blogs eles sempre foram coerentes com o bota abaixo sistemático ao presidente a alguns jogadores e por ultimo até o Nelo Vingada serviu.Mas os numeros esses são reais que muita gente não quer ver.Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que não foi no 442 que se apresentou uma estatística com um título "Formação" incluindo alguns jogadores "com muitos anos de casa"...

    ResponderEliminar
  3. mk,

    cre3io não ter enganado ninguém quando digo:

    "Vejamos então, quantos frutos da formação faziam parte do plantel da Briosa, e qual a sua utilização em campo. Aproveitamos e incluimos também alguns jogadores antigos na casa:"

    ResponderEliminar