domingo, maio 07, 2006

BRIOOOOOOOOOOOOSA

A Briosa começou o jogo com: Pedro Roma, Pedro Silva, Zé Castro, Ezequias e Vitor Vinha; Brum e Andrade; N'Doye, Piloto e Rui Miguel; Joeano.

Jogo vibrante, com a Briosa a querer mandar no jogo, mas paulatinamente a adormecer acreditando, como muitos patetas, que os 38 pontos talvez chegassem.

Marcou o Marítimo em dois lances fortuitos. Dois baldes de água fria. Desorientação total. Na altura, a 20 minutos do fim, era o empate da Naval em Penafiel que ia segurando a equipa na primeira Liga.

Nelo Vingada já tinha feito entrar Gelson para o lugar do apagadíssimo Piloto, e a perder por 2-0 tem de lançar mão de todos os recursos que tem, inventando alguns. Entram Sarmento para o lugar de Rui Miguel e Alcântara para o de Andrade. No banco tinha como alternativas Serjão (que já se viu que não é para jogos onde seja importante velocidade), Adriano e Ito.

Aos 72' Joeano marca o golo da esperança. Ganhou uma bola na zona frontal, bateu Van der Gaag e depois Marcos para o 1-2. Voltava-se a ouvir o grito da «BRIOOOOOOOOOOOOSA» e sete minutos depois Valnei derrubou Gelson na grande área.

Como uma mola levantei-me a pedir penalty desconfiado de que o árbitro não apitaria. Apitou. Confusão com jogadores do Marítimo. Fiscal de linha da bancada oposta chama o árbitro para fazer queixa de elementos do banco do Marítimo. Grande ansiedade. Um jogador do Marítimo vai segredar algo ao ouvido do guarda redes da sua equipa. Joeano espera calmamente. No ouvido ecoa o golo da Naval em Penafiel. Neste momento é a Briosa quem desce. Ansiedade. O árbitro apita.... GOOOOOOOOOOOOOOOOLO... Joeano a mostrar uma calma olímpica.

Depois disto são nervos. Alguns lances de perigo do Marítimo. Joeano é expulso aos 90' após ver o segundo amarelo por uma entrada dura sobre um jogador do Marítimo. O primeiro tinha sido no penalty por festejar sem a camisola. Dessa falta saiu um livre frontal. Era a única oportunidade. Ou a festa ou a descida. O lance perdeu-se e foi a festa. BRIOOOOOOOOOOOOSA. BRIOOOOOOOOOOOOSA.

2 comentários: