domingo, maio 28, 2006

Da Assembleia Geral

Fui à Assembleia Geral. Menos de 150 sócios (estimativa minha) no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, para participar numa Assembleia que se previa sem grandes problemas tirando os pardais do costume. Destes, também nada de novo houve: houve os que falaram com certeza e conhecimento do que diziam, os que se enredaram em contradições cada vez que falavam, e os que cobardemente não falaram na altura, reservando para depois da Assembleia as suas "verdades" sem direito a contraditório.

O principal ponto negativo vem contudo da parte do Conselho Fiscal que primou pela ausência. Lamentável é o mínimo que se pode dizer.

Das informações, retive os seguintes casos:

Marcel
Foi confirmado aquilo que eu já pensava. O empréstimo de Marcel tinha sido com opção de compra garantida e o Benfica pagou na totalidade a claúsula de rescisão (falava-se ser de 3,5 milhões de euros).

Zé Castro
O Presidente disse duas coisas preocupantes e que hoje vem estampado n' O Jogo. Parece que Zé Castro"recusou uma proposta de mais de 20 mil euros por mês". "E disse-me mesmo, numa reunião, que só aceitava renovar o contrato na condição de passar a ser o jogador mais bem pago do plantel".

Se quanto ao valor, não posso comentar, porque desconheço os valores em prática no plantel, quanto à segunda condição, não posso discordar mais. Não gosto de vacas sagradas em plantel nenhum, e acho Zé Castro muito novo para lhe dar já o pedestal.

O Presidente disse também que tinha enviado quinta feira uma proposta em carta registada, e O Jogo avança que o valor da proposta era de 30.000 euros/mês. Ora como este blog já informou, Zé Castro há muito que tem a sua vida orientada para Espanha, e irá recusar provavelmente. Mas a ser verdade as declarações dele, creio ser injusto dizer que a sua saída se deve exclusivamente a inabilidades da Direcção.

Orçamento
O orçamento da próxima época rondará os 4.750.000 euros. O Presidente refutou a ideia de que a Briosa possuia o 4º maior orçamento da época passada, explicou como eram divididas as receitas da televisão e disse algo que considero extremamente positivo: a Briosa não tem vindo, como outros clubes, a receber adiantamentos das verbas relativas às transmissões televisivas. Deste modo, em 2008, poderá discutir outras condições. Já agora, importa referir que a Briosa é um dos clubes que menos recebe de receitas televisas. Muito gostaria de saber quem foi o Presidente da Briosa que assinou tão brilhante contrato e se não ganhou umas viagens na Cosmos.

Empréstimo ao Finibanco
Foi colocada à apreciação da Assembleia a amortização do empréstimo ao Finibanco, com base no contrato entretanto celebrado com a Repsol. Lamentando que se não pudesse ter feito isto mais cedo, José Eduardo Simões viu a sua proposta aprovada por larga maioria (votei favoralmente), tendo registado um voto contra e seis abstenções.

Bolão e Empréstimos
O Presidente disse que tinha sido recusado o pedido de finaciamento ao BES para a totalidade das obras a efectuar na Academia Briosa XXI. Para resolver o problema de ter os sintéticos prontos em Agosto foi sugerida a hipótese de se contrair um empréstimo feito por associados. Surgiu também a possibilidade de se criar uma Comissão ad-hoc para angariação de fundos para a Academia Briosa XXI. Aqui abstive-me por ter sempre dúvidas da operacionalidade destas Comissões. Sendo assim, foi aprovada mais uma vez por larga maioria, com 1 voto contra e sete abstenções.

9 comentários:

  1. PESETERO......PESETERO

    ResponderEliminar
  2. "Com o poder vêm sempre grandes responsabilidades"
    Stan Lee

    O problema destes espaços de opinião (penso que este blogue não tem pretensões em veicular qualquer tipo de informação isenta, procura apenas ser uma caixa de ressonância da Direcção, tal a sua passividade acrítica e subserviência, o que não é necessariamente mau, pois não se escuda em qualquer tipo de promessas de pseudoneutralidade ou de subjectividade, de contraditório), prende-se com a expectativa de quem os lê, no sentido em que buscam uma informação crítica, isenta e honesta.Pois bem, neste blogue não há lugar a equívocos, prevalecerá sempre a "voz do dono".A isenção nuca passará por aqui...

    ResponderEliminar
  3. Este blog reflete a opinião de duas pessoas, identificadas e que se responsabilizam por aquilo que dizem.

    Agora, acho piada ao que diz,
    e podia esclarecer-me: o que chama de "informação isenta"? aquilo que o "astro" diz?

    Quanto à minha neutralidade (e não me refiro ao blog) tento sempre informar quem lê, em quem votei e qual o meu sentido de voto. Fiz no caso desta Assembleia como fiz relativamente às eleições deste Presidente. Concordo com tudo o que esta Direcção fez? Não e já a critiquei e continuarei sempre que tal achar. Agora dizer mal apenas por dizer, não conte comigo. Não tenho pretensões de eleger nenhum presidente ou de ir para o Brasil recrutar empregadas para o Bingo.

    ResponderEliminar
  4. Ex.mo Anónimo,

    As afirmações que faz não mereceriam à partida qualquer tipo de resposta só pela simples cobardia de surgirem escudadas por detrás do anonimato.

    E só o faço porque provavelmente enganou-se no blog e acabou por escrever no blog errado. Isto porque, caso conhecesse a blogoesfera mais próxima da Briosa, perceberia que quem tem prestado óptimos serviços à actual direcção é efectivamente outro espaço que não este.

    Caso não perceba passo a explicar:

    Faça uma pesquisa através dos nossos links e facilmente encontrará uma enormidade de barbaridades ditas a um tão baixo nível, que muito facilmente qualquer simpatizante da nossa Académica que respeite efectivamente a conduta es os princípios académicos reconhece imediatamente que essa não é a sua forma de estar e como por efeito de repulsa acaba por defender o impensável, e muitas vezes até esta direcção.

    Esta direcção de facto merece o nosso respeito e apoio, não pelas pessoas ou pelos actos que pratica, mas porque representa ao mais alto nível uma instituição secular que, essa sim, será defendida com unhas e dentes por este blog.

    ResponderEliminar
  5. Pois.. o problema destes espaços de opinião é que servem para levantar calúnias e depois na Assembleia ficam caladitos que nem ratos....

    Mas isso são pardais de outro ninho....

    ResponderEliminar
  6. Ingenuo não serei, mas sei que não sou tão esperto como os agentes de futebol (presidente e empresários de jogadores)...

    Para mim esta proposta serve para algumas coisas e não para Zé Castro ficar. Mas algumas das coisas que eu penso que serve, não tenho a certeza e daí abster-me de as expor. Por exemplo, não sei, não tenho a certeza se a Briosa não terá nada a receber por direitos de formação, e que esta carta não seja condição sine qua non para receber essa verba, que mesmo sendo pequena, é uma verba. Também não sei, se a conversa entre o presidente e o Zé Castro se passou como disse o primeiro ou o segundo.
    É palavra contra palavra e aí as simpatias pessoais levam-nos a acreditar em quem gostávamos que tivesse razão e não em quem a tem realmente.

    ResponderEliminar
  7. Só me faz uma certa confusão no caso Zé Castro,é a data do acordo com o A.Madrid.Se foi em junho passado acham que mesmo que o JES tivesse enviado a proposta mais cedo ela era aceite?Seria caso é para queixa á UEFA.

    ResponderEliminar
  8. Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
    »

    ResponderEliminar
  9. I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
    »

    ResponderEliminar