terça-feira, maio 23, 2006

Ponto final nas Equipas B

Se houve coisa que não consegui perceber foi o facto de haver associados da Briosa que durante a época defenderam que se devia reactivar a equipa B. Isto já depois de o Sporting ter acabado com ela, e de todas as outras estarem seriamente a refletir se valia a pena a sua continuidade ou não.

Agora, no espaço de uma semana, FC Porto, Benfica e Braga anunciaram que iam acabar com as Equipas B. Espero que, de uma vez por todas se calem todos os que, apesar de todas evidências, ainda continuavam a acreditar que era possível fazer formação com recurso a estas equipas que nunca poderiam competir em futebol profissional.

6 comentários:

  1. Defendem as equipas B, porque estão na esperança de um dia virem a ser os seus treinadores.... Porque de outra forma não saem das Distritais.....

    ResponderEliminar
  2. eduardo costa,

    o seu comentário aparece truncado aqui no blogger, e onde está "/....

    creio que devia aparecer:

    "A possibilidade de ascensão das formações secundárias às competições profissionais foi, segundo os dragões, um dos pressupostos da criação da equipa B, mas a alteração aos quadros competitivos da Federação Portuguesa de Futebol não se verificou em tempo útil. Essa situação, refere o comunicado do F.C. Porto, provocou «evidentes prejuízos» na carreiras dos jogadores, «sem qualquer incentivo desportivo» para competir...."

    ResponderEliminar
  3. agora respondendo ao seu comentário, não vejo qual o disparate que disse, por "só ter lido os títulos."

    Todos os clubes: Benfica, FC Porto, Marítimo, Sp. Braga seguiram o caminho do Sporting pela mesma razão: a não reformulação dos quadros competitivos, que permita às equipas B subir à Divisão de Honra...

    Mas isto já era expectável, e para mim é extraordinário ouvir pessoas em Abril a defenderem como futuro para a Briosa a reactivação da equipa B. Isso para mim é que é disparate e ridículo.

    ResponderEliminar
  4. Eduardo Costa,

    Mais disparate do que você a pensar que o Paulo Bento treinou a equipa B do SCP não pode ser de certeza...

    Informe-se antes de dizer alarvidades. O SCP não teve este ano equipa B. E se puxar um bocadinho pelo neurónio livre vai descobrir quem é que o Paulo Bento treinava antes de ir para a equipa principal.

    ResponderEliminar
  5. e porque é que não usam a AAC como satélite? isso é que era uma ligação à casa mãe....

    ResponderEliminar
  6. Eduardo,

    Pelos vistos concordamos mais do que divergimos. Aquilo que o Benfica faz o Alverca, é o que eu acho que a AAC devia fazer. Porque para mim, um clube como a AAC deve ter formação...

    Mas o SCP consegue ter formação sem equipas B. E até no FCP, são raros os jogadores que passam directamente da B, para a A. Acho é um erro ter uma equipa inteira a ser formada (24 jogadores), para se aproveitarem 1 ou 2. Uma equipa que ainda por cima vem "mal" formada porque é "formada" em campeonatos amadores e onde os melhores não têm concorrência a sério dentro da equipa.

    Se me vier falar em jovens a rodar noutros clubes, eu assino por baixo. Se me vier falar em manter uma equipa na II-B, sem adeptos nem competição a sério, eu acho que só serve para dar emprego a mais uns quantos. Os bons rapidamente virão, emprestados, para outros patamares

    PS1: Já fez as contas ao número de jogadores que Benfica, Braga e Porto vão por a rodar nas duas primeiras divisões? Olhe, só lhe digo que há alguns que gostava de ver por cá por Coimbra. E há um que até ia achar piada.. pelo menos ao nome.

    ResponderEliminar