quarta-feira, maio 31, 2006

Sobre a novela

Há novas declarações, aqui e a resposta aqui. É com surpresa que vejo concluirem que um ou outro mente quando para mim, é óbvio que dizem os dois quase a mesma coisa, sendo que o fundamental se passou numa conversa a dois, onde obviamente só os intervenientes poderão esclarecer quem fala verdade.

Neste Vosso escriba ficam apenas duas dúvidas: porque não diz Viterbo quando é que Zé Castro se comprometeu com o Atlético de Madrid e a segunda que só o tempo poderá dissipar: quando é que o Zé voltará a jogar em Portugal... penso que mais breve do que se pensa.

terça-feira, maio 30, 2006

Contratação de Medeiros


A Briosa acaba de anunciar a contratação de Medeiros, defesa central que militava no Vitória de Guimarães. Nascido em 14/04/1977 tem nacionalidade portuguesa, mede 1,86 m e pesa 85 kg.

Pouco utilizado na última época, alinhou 7 jogos a titular e um como suplente tendo estado presente no banco em mais 9 jogos. Não marcou nenhum golo e viu serem-lhe mostrados 4 cartões nos 590 minutos que esteve em campo. Talvez se lembrem de um desses cartões, o que ele viu no Estádio Cidade de Coimbra quando agrediu Paulo Adriano com uma cotovelada e foi para o balneário mais cedo.

Não são números famosos, mas na última época nenhum jogador do Guimarães deve ter números bons. Mais importante é o facto de ter sido uma escolha directa de Manuel Machado teinador que o orientava quando conseguiram o acesso à Europa.

Há no entanto uma coisa que gostava de realçar e que é uma magnífica mudança relativamente a um passado recente: a notícia saiu em primeira mão no site da AAC, não sendo este nome referenciado nem nos jornais nem nos blogs.

segunda-feira, maio 29, 2006

O caso "Zé Castro"

A questão de Zé Castro já perdeu actualidade à um ano atrás quando surgiram as primeiras notícias do contrato do jogador com o seu actual clube.

Toda a gente sabe que o poder negocial com um jogador com um ano de contrato é praticamente nulo ainda para mais no caso dum jogador com a visibilidade e qualidade unanimemente reconhecida já à muito.

O problema está numa política contratual miserável praticada sistematicamente à anos, que permite que a nossa Académica seja sistematicamente espoliada dos seus activos mais valiosos, quase todos de formação da casa.

É para isto que se defende o forte investimento na formação e se pede aos associados que contribuam a fundo perdido, para a melhoria das condições de treino, para depois oferecer os rendimentos finais da formação a clubes estranhos, ainda para mais estrangeiros?

Só o que se perdeu na enorme lista de casos parecidos ocorridos nos últimos anos, daria para se construir 10 Academias Briosa XXI.

Versão de Zé Castro

Zé Castro contestou hoje parte das declarações de José Eduardo Simões, afirmando que "É uma grande mentira" relativamente às declarações do Presidente da Briosa quando este afirmou que Zé Castro tinha exigido ser o jogador mais bem pago do plantel.

Fica aqui a versão dele, e como a presumível conversa terá sido directamente entre o jogador e o Presidente, apenas eles saberão quem fala verdade.

Relativamente ao resto, não adiantou nada sobre os valores das propostas que recebeu, e confirmou mais uma vez que o seu destino é o Atlético de Madrid.

domingo, maio 28, 2006

Da Assembleia Geral

Fui à Assembleia Geral. Menos de 150 sócios (estimativa minha) no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, para participar numa Assembleia que se previa sem grandes problemas tirando os pardais do costume. Destes, também nada de novo houve: houve os que falaram com certeza e conhecimento do que diziam, os que se enredaram em contradições cada vez que falavam, e os que cobardemente não falaram na altura, reservando para depois da Assembleia as suas "verdades" sem direito a contraditório.

O principal ponto negativo vem contudo da parte do Conselho Fiscal que primou pela ausência. Lamentável é o mínimo que se pode dizer.

Das informações, retive os seguintes casos:

Marcel
Foi confirmado aquilo que eu já pensava. O empréstimo de Marcel tinha sido com opção de compra garantida e o Benfica pagou na totalidade a claúsula de rescisão (falava-se ser de 3,5 milhões de euros).

Zé Castro
O Presidente disse duas coisas preocupantes e que hoje vem estampado n' O Jogo. Parece que Zé Castro"recusou uma proposta de mais de 20 mil euros por mês". "E disse-me mesmo, numa reunião, que só aceitava renovar o contrato na condição de passar a ser o jogador mais bem pago do plantel".

Se quanto ao valor, não posso comentar, porque desconheço os valores em prática no plantel, quanto à segunda condição, não posso discordar mais. Não gosto de vacas sagradas em plantel nenhum, e acho Zé Castro muito novo para lhe dar já o pedestal.

O Presidente disse também que tinha enviado quinta feira uma proposta em carta registada, e O Jogo avança que o valor da proposta era de 30.000 euros/mês. Ora como este blog já informou, Zé Castro há muito que tem a sua vida orientada para Espanha, e irá recusar provavelmente. Mas a ser verdade as declarações dele, creio ser injusto dizer que a sua saída se deve exclusivamente a inabilidades da Direcção.

Orçamento
O orçamento da próxima época rondará os 4.750.000 euros. O Presidente refutou a ideia de que a Briosa possuia o 4º maior orçamento da época passada, explicou como eram divididas as receitas da televisão e disse algo que considero extremamente positivo: a Briosa não tem vindo, como outros clubes, a receber adiantamentos das verbas relativas às transmissões televisivas. Deste modo, em 2008, poderá discutir outras condições. Já agora, importa referir que a Briosa é um dos clubes que menos recebe de receitas televisas. Muito gostaria de saber quem foi o Presidente da Briosa que assinou tão brilhante contrato e se não ganhou umas viagens na Cosmos.

Empréstimo ao Finibanco
Foi colocada à apreciação da Assembleia a amortização do empréstimo ao Finibanco, com base no contrato entretanto celebrado com a Repsol. Lamentando que se não pudesse ter feito isto mais cedo, José Eduardo Simões viu a sua proposta aprovada por larga maioria (votei favoralmente), tendo registado um voto contra e seis abstenções.

Bolão e Empréstimos
O Presidente disse que tinha sido recusado o pedido de finaciamento ao BES para a totalidade das obras a efectuar na Academia Briosa XXI. Para resolver o problema de ter os sintéticos prontos em Agosto foi sugerida a hipótese de se contrair um empréstimo feito por associados. Surgiu também a possibilidade de se criar uma Comissão ad-hoc para angariação de fundos para a Academia Briosa XXI. Aqui abstive-me por ter sempre dúvidas da operacionalidade destas Comissões. Sendo assim, foi aprovada mais uma vez por larga maioria, com 1 voto contra e sete abstenções.

sábado, maio 27, 2006

Manoel na Frente

Será Manoel o homem que faltava para fazer dupla com Joeano !?
A ver vamos ...

... Manoel ... vê adiado o sonho de realizar o primeiro encontro oficial pelo Sporting ao ser emprestado à Académica.


em www_record_pt

quinta-feira, maio 25, 2006

Assembleia Geral

É já amanhã, às 20 horas, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, que há Assembleia Geral para análise do Relatório e Contas do 2º semestre de 2005, da proposta de orçamento da próxima época, o empréstimo do Finibanco, e a votação do projecto de financiamento da Academia Briosa XXI.

Agenda extensa merecedora de uma grande afluência que, suponho eu, não vai acontecer.

ASSEMBLEIA GERAL DE ASSOCIADOS - CONVOCATÓRIA

Nos termos do nº. 2 do artigo 59º., dos estatutos, convoco a Assembleia Geral de Associados da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, em sessão ordinária, para o dia 26 de Maio de 2006, pelas 20,00 horas, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, sito na Rua D. Manuel I, em Coimbra, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Informações.

2. Apreciação do Relatório e Contas do 2º semestre de 2005, correspondente à Época desportiva 2005/06.

3. Apreciação da proposta de orçamento, relativo à Época desportiva 2006/07.

4. Ratificação da deliberação da Direcção de amortização do empréstimo realizado junto do Finibanco com base no contrato celebrado com a Repsol Portugal.

5. Apreciação e votação do projecto de financiamento da Academia Briosa XXI.


Coimbra, 17 de Maio de 2006

Pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Dr. António Almeida Santos

O Vice - Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Dr. Ricardo Castanheira

quarta-feira, maio 24, 2006

Filipe Teixeira


Filipe Teixeira quer renovar mas não quer mexer na claúsula de rescisão. Fica assim a Direcção entre a espada e a parede. Ou não renova já e perde um bom jogador, ou renova e fica sempre com medo que alguém ofereça 750.000 euros e leve aquele que foi um dos melhores jogadores da Briosa na época passada.

Para se perceber melhor a importância de Filipe Teixeira basta dizer que foi o 3º jogador mais utilizado por Nelo Vingada na época passada com presença em 30 jornadas, totalizando 2.478 minutos.

Oportunidades

A extinção das equipas B de Braga, FCP, e SLB podem ser encaradas como oportunidades de conseguir jogadores emprestados, bons, e com vencimentos baixos ou pagos pelos clubes de origem. Claro que um plantel não pode correr o risco de basear a sua estratégia em emprestados, mas nomes como João Coimbra, que segundo sei é estudante na Faculdade de Medicina seria interessante.

Mas este tipo de aposta não se pode sobrepor à aposta em outros valores que cá temos e é com alguma apreensão que sigo o percurso de Rui Miguel, um jogador a quem acho se deveria dar hipótese de continuar mais uma época. Para mim, seria de continuar.

terça-feira, maio 23, 2006

Eduardo, Rui Miguel, e Paulo Adriano de saída


Aqui ficam algumas afirmações preocupantes, que surgem hoje na imprensa local:


As continuidades já estão definidas. Além de Danilo, Nuno Piloto e Gelson, apenas Andrade entra nestas contas.


Eduardo, Rui Miguel e Paulo Adriano de saída. Se, nos casos do guarda-redes e do avançado, esta decisão não causa estranheza, dada a escassa utilização destes jogadores, já a situação do “capitão” academista não deixa de causar algum desconforto, sobretudo tendo em conta os largos anos de losango ao peito.


Até já há quem afirme que o vizinho de Aveiro, de regresso à Liga, deverá
ser o destino mais provável de Paulo Adriano.

Ponto final nas Equipas B

Se houve coisa que não consegui perceber foi o facto de haver associados da Briosa que durante a época defenderam que se devia reactivar a equipa B. Isto já depois de o Sporting ter acabado com ela, e de todas as outras estarem seriamente a refletir se valia a pena a sua continuidade ou não.

Agora, no espaço de uma semana, FC Porto, Benfica e Braga anunciaram que iam acabar com as Equipas B. Espero que, de uma vez por todas se calem todos os que, apesar de todas evidências, ainda continuavam a acreditar que era possível fazer formação com recurso a estas equipas que nunca poderiam competir em futebol profissional.

segunda-feira, maio 22, 2006

Contratação falhada?


Nem só de acertos se faz a vida de um Director Desportivo, e Serjão parece ter sido um erro de casting. Se é verdade que o melhor artilheiro da Liga de Honra não ia ter tarefa fácil na substituição de Marcel, Serjão também não ajudou. E até marcou presença em 10 partidas se bem que apenas completou uma. Mas diga-se que nos 238 minutos que esteve em campo, nunca deu realmente a sensação de ser capaz de fazer muito mais.

Tal como Marcel no Benfica, Serjão não foi capaz de mostrar em Coimbra as qualidades evidenciadas em Portimão. E se a balança poderia estar equilibrada entre a vontade de lhe dar mais uma oportunidade e a (pouca) produtividade evidenciada, o facto de Serjão ter sido o fiel escudeiro de Luciano na sua fatídica aventura nocturna, é capaz de fazer pender este jogador para fora do plantel.

Posto isto, não é de admirar que a contratação de um avançado seja, a par da renovação de Filipe Teixeira, uma das prioridades. Os nomes devem começar a surgir na Imprensa nos próximos dias.

domingo, maio 21, 2006

Balanço II - Da formação

Muito se falou no início da época que havia falta de identidade na equipa da Briosa, alegando-se que havia muitos estrangeiros. Este tipo de observações são quase sempre baseadas em más-vontades e pouco objectivas.

Vejamos então, quantos frutos da formação faziam parte do plantel da Briosa, e qual a sua utilização em campo. Aproveitamos e incluimos também alguns jogadores antigos na casa:

NomeJogador + utilizadoMinutosJogos em que participou
Pedro Roma2.52028
José Castro2.40128
Nuno Luís
1.49517
Nuno Piloto
11º1.38625
Paulo Adriano
15º1.14221
Vitor Vinha
17º99011
Sarmento20º67311
Rui Miguel
26º210
3
Ito27º2
1

Daquilo que se pode observar houve três jogadores "da casa" que participaram em pelo menos metade dos jogos, uma jovem certeza (Zé Castro) que esteve quase sempre em campo e 5 jovens jogadores que tiveram oportunidade de jogar e experimentar a sensação de entrar em campo na primeira Liga.

Não posso dizer que seja um panorama brilhante. Gostava que o ano que vem fosse melhor. Mas atendendo ao cenário nacional, e a um passado recente, creio que neste aspecto a Briosa fez um belíssimo trabalho. Deu enorme tempo a jogadores como Samento, Vinha e Piloto, estando os dois primeiros a colher os frutos agora na selecção. E claro, sem esquecer a enorme referência que é Zé Castro.

Actualmente contratar um jogador português costuma sair mais caro que um jogador brasileiro, e a solução para a sua integração passará pela formação (sem equipas B, obviamente), ou por jogadores em fim de carreira.

Gostava que para o ano se mantivessem números similares a estes. Sabemos que perdemos o Zé, e talvez o Paulo, mas de momento todos os outros se mantém. Dar mais tempo a estes míudos, estudar possibilidade de os por a rodar em clubes de escalões inferiores caso não venham a fazer parte dos planos do treinador deverá ser o caminho.

sábado, maio 20, 2006

Paulo Adriano


Nascido em Março de 1977, Paulo Adriano tem 29 anos. A idade da maturidade plena em Itália é considerada em Portugal a idade de pré-reforma. Se uma equipa tiver 11 jogadores em campo sem correr, o público só assobia o de 30 anos. Esse é "velho", os outros têm "colocação no terreno".

Quando a Briosa aparecia apática com Adriano em campo, era ele inevitavelmente o culpado para uma boa facção dos adeptos. Mas essa é a cultura do adepto tuga e contra a qual pouco podemos fazer para mudar.

Vejamos o que Paulo Adriano fez este ano em campo para percebermos melhor de que jogador estamos a falar.

Entrou em 21 jogos, fez 1142 minutos, sendo o 16º jogador mais utilizado. Destes 21 jogos, jogou de início em 13 jogos e destes completou 4. Dentro de campo, nos jogos que completou, A Bola pontuou-o com 8, 6, 6, e 5. Nos outros jogos em que foi substituído teve notas de 5,6 e 7.

Adriano já não ocupa a importância dentro de campo que já possuiu, mas talvez por isso, o vi este ano a fazer sacríficios que julgava impensáveis há uns anos. Vi Adriano a jogar a central quando a equipa precisou, e a dar tudo o que tinha para cumprir com a missão.

Talvez por não se sentir útil, Paulo Adriano está a considerar seriamente uma proposta que tem do Beira-Mar. A Direcção parece estar a tratar este assunto com todo o respeito que um jogador com o carisma de Paulo Adriano merece.

Pessoalmente gostava que ele permanecesse. Mas também compreendo que ele queira ir para um clube onde sinta que se sente mais útil. Porque isso transmite-lhe confiança e o que todos sabemos é que o Paulo Adriano precisa de se sentir motivado/acarinhado para render mais. Porque qualidade tem ele sem sombra de dúvida.

sexta-feira, maio 19, 2006

Filipe Teixeira é para segurar



A confirmar-se a notícia divulgada hoje pela impressa local, que nos dá conta do interesse em preservar um dos valores fundamentais do plantel para os próximos anos, leva-nos a dizer que se começa a vislumbrar a coluna vertebral duma equipe consistente e de futuro.

Bem que os "profetas da desgraça" podem começar a arrumar as botas.
Pelos vistos os responsáveis pela nossa Briosa não andam a dormir.

Dani sai

Com a provável entrada de Douglas, que aqui falámos, faltava saber qual dos três guarda-redes desta época (Roma, Dani ou Eduardo) iria sair.

Hoje saiu a notícia no jornal O Jogo de que Dani deverá ir para o Nacional da Madeira para ocupar o lugar deixado vago por Hilário. Boa altura para recordar o que fez esta época, nos 6 jogos completos em que alinhou:

Jornada 25: União de Leiria 0 - Briosa 2
Jornada 26: Briosa 1 - Penafiel 0
Jornada 27: Guimarães 1- Briosa 1
1 x 1 - Seganowski (28 m)
Jornada 28: Briosa 0 - FCP 1
0 x 1 - Hugo Almeida (70 m)
Jornada 29: Amadora 3 - Briosa 2
1 x 2 - Manú (68 m)
2 x 2 - Rui Borges (89 m)
3 x 2 - Rui Borges (90 m)
Jornada 30: Briosa 2 - Naval 2
2 x 1 - Lito (34 m)
2 x 2 - Saulo (63 m)

Claro que os vídeos de golos são sempre inglórios para os guarda redes, uma vez que não são lances onde eles brilharam. Tentando dar algum justiça à nossa análise importa referir que o jornal "A Bola", distinguiu todas as exibições de Dani com um 5 (escala de 0-10).

No total, 6 Jogos, 2 D, 2 E, 2 V e 7 golos sofridos. Média de 5 na apreciação ao seu desempenho. Por mais injusta que seja a minha observação, dados os poucos jogos realizados, parece-me um guarda redes mediano e acho muito bem que tenha saído, uma vez que não me parece que alguma vez viesse a merecer ser titular da Briosa.

Boa sorte a Dani, no Nacional, onde irá encontrar o seu antigo colega Luciano que proferiu estas pérolas:
É um grande salto na minha carreira. Vou para um clube com outras dimensões e com objectivos bastante superiores àqueles que tinha na Académica
Esperemos que tenha mais sorte do que os últimos que saíram da Briosa com as mesmas ideias, e que estão agora decerto arrependidos do clube que escolheram.

quinta-feira, maio 18, 2006

Danilo e Piloto renovam


Depois dos profetas da desgraça terem previsto uma debandada global dos jogadores da Briosa, eis que as renovações vão surgindo, a pouco e pouco, revelando por um lado que não se anda a dormir, e por outro, que existe alguém que anda a pensar a Briosa.

Danilo é o mais recente atleta da Briosa a renovar e fê-lo por dois anos. Utilizado em 19 partidas, das quais 15 cumpriu por completo, Danilo revelou-se eficaz sempre que foi chamado e será uma peça importante para a próxima época.


Quanto a Nuno Piloto, a situação esteve mais complicada e o jogador pensou mesmo em sair definitivamente da Briosa, aliciado por propostas de clubes tentadores como sejam o Braga e o Boavista.

A mudança recente dos treinadores destes clubes, terá sido um revés para as pretensões do jogador, mas permitiu também que toda a situação se resolvesse de modo a que tanto o jogador como o clube encetassem de novo conversações e chegassem a um entendimento que é do agrado de todos. Do jogador, da Direcção e claro dos adeptos.

Este jovem jogador, nascido em Tondela e formado em Coimbra, continuará assim (espera-se que por mais três anos) com o losango da Briosa no peito.

terça-feira, maio 16, 2006

Das assistências aos jogos

Detectada uma falha no quadro publicado em baixo, achei por bem comparar jogo a jogo, os dados fornecidos pela SoccerStats.com com os do jornal O Jogo, para tentar perceber o quão fiáveis eram as estatísticas de tal site (as diferenças estão realçadas):

Aqui vão então os resultados da assistência, jogo a jogo:
Data

Res.
Visitante
Soc.Stats
O JOGO
20 Aug 05
AAC
0-0
Benfica
25.084
25.084
11 Sep 05
AAC
0-1
V. Setúbal
6.000
6.000
2 Oct 05
AAC
2-0
Gil Vicente
5.000
5.089
23 Oct 05
AAC
1-3
U. Leiria
6.300
6.300
07-Nov-05
AAC
1-0
V. Guimarães
4.850
6.000
27-Nov-05
AAC
1-0
E. Amadora
4.405
4.405
11 Dec 05
AAC
2-2
Rio Ave
5.905
5.905
21 Dec 05
AAC
0-1
Belenenses
6.240
6.240
21-Jan-06
AAC
0-0
Nacional
4.500
4.500
4 Feb 06
AAC
3-0
P. Ferreira
5.029
5.029
11 Feb 06
AAC
0-2
Boavista
6.200
6.200
25 Feb 06
AAC
0-3
SCP
15.185
15.185
11-Mar-06
AAC
1-0
Penafiel
6.190
6.190
26-Mar-06
AAC
0-1
FC Porto
13.069
13.069
9 Apr 06
AAC
2-2
Naval
2.500
9.264
24 Apr 06
AAC
0-3
Sp. Braga
17.122
17.122
7 May 06
AAC
2-2
Marítimo
26.118
26.118

TOTAL
159.697
167.700

MÉDIA
9.393,9
9.864,7

Aquisição para a baliza


Apesar de andar mais ou menos bem informado sobre o que se vai passando na nossa Briosa, confesso que esta notícia apanhou-me desprevenido. A Bola hoje anuncia a contratação de um guarda redes, e pasme-se, parece que terá assinado contrato já em Janeiro último.

Segue a notícia d'A Bola, única entidade que refere o assunto confirma a transferência:
Guarda-redes brasileiro, 26 anos, certo por um ano
Douglas já assinou
Douglas Gonzaga Leite, 26 anos, 1,89 metros, antigo guarda-redes do Coritiba, já é jogador da Académica. O compromisso entre as partes, válido por uma época, com duas de opção, foi assinado em... Janeiro deste ano. Na altura, o brasileiro esteve em Portugal, colocando o preto no branco, como garantiram a A BOLA fontes próximas do processo, no Brasil e em Coimbra.

segunda-feira, maio 15, 2006

Confirmados: Manuel Machado e Gelson

Como tínhamos dito, hoje à tarde, foi assinado contrato com Manuel Machado para este ser o próximo treinador da Académica.

A apresentação oficial do novo treinador da Académica vai ter lugar na próxima quarta-feira, dia 17 de Maio às 12 horas na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra. A apresentação será aberta aos sócios e simpatizantes da Académica.

Também Gelson, renovou esta tarde por dois anos com a Briosa.

domingo, maio 14, 2006

Balanço I - Assistências

Com o final da Taça de Portugal, é uma boa altura para se fazerem alguns balanços. E o primeiro, vai ser dedicado às Assistências.

Pegando nos dados fornecidos pela SoccerStats , somos agradavelmente surpreendidos com um 6º lugar.

#TeamAvg. Min. Max. Total Stad.%Full
1 Benfica 4192620000634897127536500064 %
2 FC Porto 3867929316501096575495200074 %
3 SPORTING 3166723140485005383464850065 %
4 V. Guimarães 1597910823231832716503000053 %
5 Sp. Braga 114795000214491836753015438 %
6 Académica 93942501261191596983000133 %
7 Belenenses 472370017000803004000012 %
8 Boavista 455220009500774003000015 %
9 V. Setúbal 421725008000717003000014 %
10 Gil Vicente 4079150010653693451250432 %
11 Marítimo 397015001000067500980040 %
12 U. Leiria 344640016800585892975811 %
13 Rio Ave 294115008000500001281522 %
14 P. Ferreira 27528005000468001000027 %
15 Penafiel 2382300800040500800029 %
16 Naval 23212506000394701000023 %
17 Nacional 21521500300036600300071 %
18 E. Amadora 18416005000313001000018 %

Olhando com mais atenção, vemos que este lugar corresponde apenas a 33% da lotação do Estádio. Ou seja, nós não estamos bem, os outros é que estão muito mal.

Creio que tem sido realizado um bom trabalho nas assistências, mas mais terá de ser feito e não se pode descansar à sombra deste resultado. Ainda para mais sabendo nós que a boa perfomance resulta de últimas jornadas de autêntica aflição e grande facilidade de aquisição de bilhetes por espectadores pontuais que nada contribuem para os depauperados cofres academistas.

Devia haver mais iniciativas junto de escolas, para levar míudos ao Estádio. E pensar se não seria possível ter jogos com equipas dos escalões de formação antes e no intervalo dos jogos.

sábado, maio 13, 2006

Contratações


Os jornais de amanhã, aparecerão com as mais diversas especulações sobre contratações para a Briosa. Segundo sei, há fortes indícios que Manuel Machado traga 1 ou 2 jogadores que já estiveram sob o seu comando. A mais forte possibilidade é este jogador, Flávio Meireles, 30 anos e que não parece estar disposto a ver-se a jogar na Liga de Honra.
Jogador de 1,87 costuma actuar à frente da defesa, ou a central, e poderia vir para arrumar a casa.

Goulart, nome falado por alguma imprensa está completamente fora de hipótese, como também deverá estar, com muita pena minha, André Pinto, outro nome que vai abandonar o Nacional.

Do Nacional há interesse em Ricardo Fernandes, mas a vinda deste central implicaria conversações com o Nacional. Aliás esta posição no centro do terreno é bastante carenciada e implicará investimento ou então apostar em jogadores em fim de carreira como Auri, 32 anos, do Setúbal.

Um jogador que, caso não emigre, poderá rumar a Coimbra é Tony do Estrela da Amadora. Mais um jogador com vínculo que terá de ser negociado.

De tudo o que falei em cima, são apenas possibilidades que irão sair na Imprensa, sendo Flávio Meireles a única "quase certeza". Até quarta feira deverão existir grandes novidades. De renovações falaremos até lá.

Vídeos dos golos da Jornada 34

Com a excitação do resultado, fui-me esquecendo de colocar aqui os vídeos dos golos da Jornada 34, cortesia do SAPO. O que vale é que esta jornada esteve belissimamente documentada em vídeo pelo trabalho do Celavisa, o que faz com que não se tenha sentido muito a falta deste recurso:
0 x 1 - Mitchell (55 m)
0 x 2 - Marcinho (64 m)
1 x 2 - Joeano (72 m)
2 x 2 - Joeano (80 m)

PS. No último pode ver-se claramente o lance da grande penalidade, e sinceramente não percebo como alguém pode, sem má fé, dizer que aquilo não é falta.

sexta-feira, maio 12, 2006

Nelo sai, entra Manuel

Nelo Vingada oficializou hoje aquilo que pelos vistos toda a gente sabia menos ele. Está de saída e fez alguns reparos à decisão que considerou "como soberana e legítima, mas um pouco tardia".

Em sentido contrário estará Manuel Machado, um nome que há muito tinha sido escolhido, e que uma proposta tentadora da Arábia tinha colocado algumas dúvidas, quiçá a principal razão para este adiar da resolução da questão com Nelo Vingada.

Foi o próprio director desportivo da Académica quem revelou que o treinador Manuel Machado, ex-Nacional da Madeira, é hipótese para suceder a Nelo Vingada no comando técnico da equipa, que se manteve na Liga, ao terminar na 14.ª posição.

"Estamos a tratar disso. Manuel Machado é hipótese, mas ainda não está confirmado preto no branco", adiantou hoje Luís Agostinho à agência Lusa.

Manuel Machado, por seu lado, não confirmou os contactos com os dirigentes academistas: "Cabe à Académica revelar se há ou não negociações, bem como o seu eventual avanço. Não digo mais nada."

A apresentação é esperada na próxima segunda-feira.

quinta-feira, maio 11, 2006

Vingada e equipas B

Numa altura em que parece ser oficial que Nelo Vingada vai mesmo abandonar a Briosa, convém ver o que se passa na área da formação da Briosa e perceber qual o futuro a ser tomado.

Com a vinda de Nelo Vingada foi possível ver, graças ao seu espírito formador, a Briosa com jovens jogadores em campo, mesmo em jogos difíceis como o da última jornada. Assim se formam jogadores.

Muito se criticaram os brasileiros que vieram jogar este ano na Briosa mas o facto, e são os factos que devem contar, é que foi com Vingada que se viu jogar no plantel principal jogadores como Zé Castro (este já era habitual), Piloto, Vitor Vinha, Sarmento e Rui Miguel. Acho que é mais ou menos indiscutivel que todos estes jogadores usufruiram de minutos de qualidade, tendo o Professor mostrado enorme confiança nas suas potencialidades.

Ora para Nelo Vingada ter o mérito de acreditar neles, alguém teve de os formar, e a presença deles aqui, significa que pelos vistos a equipa B, não era tão precisa como se dizia.

Pessoalmente sempre fui um enorme crítico das equipas B, nos moldes em que estão pensadas, achando que há alternativas de longe melhores do que uma que implica aumento de custos e, como se não bastasse, um nivelamento por baixo de todos os jogadores a formar. E é com espanto que ainda vejo Velhos do Restelo a defender equipas B na Briosa, quando a nível nacional foram poucos os que acreditaram, e os que o fizeram têm vindo paulatinamente a descobrir, da pior forma, que de facto é ridícula a sua existência.

Hoje foi a vez do FCP acabar com a sua equipa B, seguindo os passos do SCP a equipa que melhor forma em Portugal e que há muito que percebeu que para o continuar a fazer bem, não pode ter equipa B.

Que a equipa B descanse em paz, e que se perceba de uma vez por todas que equipa B e formação não são, nem nunca foram em Portugal, sinónimos.

“Até cheguei a chorar”

“Até cheguei a chorar” são palavras de Joeano em entrevista ao Diário de Coimbra:


DC – O derradeiro jogo do campeonato foi de grande sofrimento para os academistas. Que sentimentos reinam numa equipa que está a perder 0-2 e tem a Liga de Honra como destino?


Joeano - Cada um pensa e reage à sua maneira. Sabíamos que com dois a zero e se a Naval marcasse podíamos ser despromovidos. Nesses momentos vêem-se as grandes equipas e aí fomos uma grande equipa. Não foi por uma exibição de luxo, mas pela vontade que todos demonstraram.


DC – Aí apareceu Joeano. Primeiro reduziu e depois a “angústia” do penalty decisivo. Que lhe passou pela cabeça nesse momento?


Joeano - Estava muito feliz por saber que era eu que ia marcá-lo. Estava um pouquinho nervoso, mas sabia que aquele golo podia dar a manutenção à Académica, pois o empate chegava. Queria que a bola entrasse rapidamente para comemorar a tão desejada manutenção.

DC – No jogo que refere em Barcelos acabou por marcar três golos, mas a equipa perdeu 4-3. Foi frustrante?


Joeano - Foi mesmo muito frustrante. Fiquei feliz por ter marcado três golos, pois estive tanto tempo sem jogar e não é todos os domingos que se marcam três golos. Mas se eu soubesse que um colega marcava um golo e ganhávamos 1-0 eu trocava os meus golos por isso.

DC – Com 13 golos na Liga e dois na Taça de Portugal qual elege como o melhor da época?


Joeano - Acho que se a pergunta fosse feita antes do último jogo escolhia outro, mas agora escolho, sem dúvida, o penalty contra o Marítimo. Apesar de ser um lance de bola parada onde quem marca tem noventa por cento de sucesso, este golo foi muito importante para mim. Até cheguei a chorar, pois deu a manutenção.

DC – Depois de uma “meia temporada” repleta de golos, como está o futuro?


Joeano - Saio se houver uma proposta muito boa para mim e para a Académica. Sair por sair não o faço, pois estou bem na Académica. A minha esposa é de cá e o meu filho nasceu cá em Coimbra. Estou muito bem aqui onde sou querido por todo o mundo. Se não aparecer nenhuma proposta como falei, cumpro o meu contrato até 2008.


DC – Uma grande curiosidade em torno do Joeano é o número da camisola: o 2. É para manter?

Joeano - O número 2 é para manter. Até briguei no início da época, pois diziam-me que o 2 era de defesa, mas eu tenho as minhas superstições. Se com ela fiz seis golos na época de estreia, no ano seguinte joguei com o 9 e só marquei dois e este ano, outra vez com a 2, fiz 13 golos mais dois para a Taça de Portugal, só pode ser para continuar.

Um vídeo para ver, guardar e recordar

A pedido de várias famílias, aqui fica o vídeo original com o resumo do jogo Briosa - Marítimo, para quem estiver interessado em guardar este momento mágico para a posteridade.

segunda-feira, maio 08, 2006

Jogadores de Segunda

Numa altura em que empresários e clubes vão aparecer a acenar com dinheiro e ilusões, deixo aqui estas fotos de dois bons jogadores, que num passado recente deixaram a Briosa porque queriam ir para clubes melhores.
A época da Briosa não foi brilhante, mas a deles e dos clubes para onde foram, foi uma lástima. Lá terão os seus empresários de voltar a trabalhar, isto se quiserem jogar no principal campeonato português para o ano.

Boa sorte para eles. Tudo em dobro do que desejarem à Briosa.

Vingada

"Queria saudar a Académica, a cidade de Coimbra, a direcção, os adeptos, os sócios e, particularmente, a Claque Mancha Negra que foi fantástica na ajuda. Vai para eles também um a abraço muito especial. Valeu a pena para que de uma forma apaixonada e muito sentida conseguíssemos este objectivo. Vivi experiências fantásticas ao longo da minha carreira, mas esta ficará gravada na minha memória"




"Disse que a minha vida ia ser decidida depois do jogo. A esta hora não há nada que diga que vá ficar ou vá sair. Acho que há uma obra ainda por acabar, mas no futebol as obras futebolísticas não se acabam."

domingo, maio 07, 2006

Zé Castro confirma

aquilo que já tínhamos dito aqui a 4 de Junho do ano passado e que tínhamos aqui repetido em Fevereiro deste ano.

A pista sempre esteve certa, só que não podia ser confirmada oficialmente por ninguém, aliás porque Zé Castro não se podia comprometer legalmente com nenhum clube na data em que o fez.

BRIOOOOOOOOOOOOSA

A Briosa começou o jogo com: Pedro Roma, Pedro Silva, Zé Castro, Ezequias e Vitor Vinha; Brum e Andrade; N'Doye, Piloto e Rui Miguel; Joeano.

Jogo vibrante, com a Briosa a querer mandar no jogo, mas paulatinamente a adormecer acreditando, como muitos patetas, que os 38 pontos talvez chegassem.

Marcou o Marítimo em dois lances fortuitos. Dois baldes de água fria. Desorientação total. Na altura, a 20 minutos do fim, era o empate da Naval em Penafiel que ia segurando a equipa na primeira Liga.

Nelo Vingada já tinha feito entrar Gelson para o lugar do apagadíssimo Piloto, e a perder por 2-0 tem de lançar mão de todos os recursos que tem, inventando alguns. Entram Sarmento para o lugar de Rui Miguel e Alcântara para o de Andrade. No banco tinha como alternativas Serjão (que já se viu que não é para jogos onde seja importante velocidade), Adriano e Ito.

Aos 72' Joeano marca o golo da esperança. Ganhou uma bola na zona frontal, bateu Van der Gaag e depois Marcos para o 1-2. Voltava-se a ouvir o grito da «BRIOOOOOOOOOOOOSA» e sete minutos depois Valnei derrubou Gelson na grande área.

Como uma mola levantei-me a pedir penalty desconfiado de que o árbitro não apitaria. Apitou. Confusão com jogadores do Marítimo. Fiscal de linha da bancada oposta chama o árbitro para fazer queixa de elementos do banco do Marítimo. Grande ansiedade. Um jogador do Marítimo vai segredar algo ao ouvido do guarda redes da sua equipa. Joeano espera calmamente. No ouvido ecoa o golo da Naval em Penafiel. Neste momento é a Briosa quem desce. Ansiedade. O árbitro apita.... GOOOOOOOOOOOOOOOOLO... Joeano a mostrar uma calma olímpica.

Depois disto são nervos. Alguns lances de perigo do Marítimo. Joeano é expulso aos 90' após ver o segundo amarelo por uma entrada dura sobre um jogador do Marítimo. O primeiro tinha sido no penalty por festejar sem a camisola. Dessa falta saiu um livre frontal. Era a única oportunidade. Ou a festa ou a descida. O lance perdeu-se e foi a festa. BRIOOOOOOOOOOOOSA. BRIOOOOOOOOOOOOSA.

Rui Miguel

No site oficial aparecem 22 jogadores convocados, no jornal o JOGO, referem-se sempre 21. O jogador que parece sair e entrar da convocatória é Rui Miguel, que nos jogos que foi chamado mostrou estar mais do que apto.

Afinal o que se passa?

Adenda: O que se passou foi uma falha monumental do jornal O Jogo que diz isto na sua edição de hoje:
É no Luso, vila que se situa a 30 quilómetros de Coimbra, que os jogadores, os 21 convocados (acrescentem-se, à ficha, o guarda-redes Eduardo e os juniores Ito e Fausto), descansam e se concentram, desde sexta-feira, para o jogo da época. Nelo Vingada não pôde escrever na lista os nomes dos três lesionados (Nuno Luís, Dionattan e Filipe Teixeira), aos quais se juntou Rui Miguel, por opção, e a última triagem só depende das condições físicas de Hugo Alcântara, Paulo Adriano e Fernando

Rui Miguel não só foi convocado como foi titular.

sábado, maio 06, 2006

Convocados

Sem surpresas a convocatória de Nelo Vingada, que acabou por chamar todos os disponíveis para o jogo da 34ª e última jornada da Liga betandwin.com.

Regressos do guarda-redes Eduardo e ainda de Hugo Alcântara e Danilo, já recuperados de lesões de longa duração. De fora ficam Filipe Teixeira, Dionattan e Nuno Luís, todos a recuperarem de intervenções cirúrgicas.

CONVOCADOS: Pedro Roma, Dani, Eduardo, Danilo, Ezequias, Zé Castro, Hugo Alcântara, Vítor Vinha, Pedro Silva, Paulo Adriano, Fernando, Sarmento, Nuno Piloto, Andrade, N'Doye, Roberto Brum, Ito, Rui Miguel, Gelson, Fausto, Serjão e Joeano.

Adenda: Foi adicionado Rui Miguel, que tinha ficado de fora.

sexta-feira, maio 05, 2006

Sarmento e Vitor Vinha convocados

Sarmento e Vitor Vinha foram convocados por Rui Caçador, responsável técnico pela Selecção de sub-20, para o prestigiante Torneio Internacional de Toulon.

Foram já convocados 18 jogadores (serão 20 no total) e a Académica destaca-se como sendo o segundo clube com mais presenças, atrás do FC Porto que vê (pelo menos) 3 atletas seus serem chamados à Selecção Nacional.

A competição arranca no próximo dia 15, com Portugal a ter como adversários na primeira fase Argentina, República Checa e China.

Fica assim, formalmente, provado que na AAC se continua a pensar e fazer formação, e estes jogadores em vez de andarem perdidos numa qualquer equipa B, estiveram a ganhar experiência e ritmo competitivo na equipa principal, permitindo-lhes estar a jogar ao mais alto nível.

A mobilização é total



quinta-feira, maio 04, 2006

Deixa-te de FITAS. Vem apoiar a Briosa

Zé Castro convocado


Saiu a convocatória dos sub-21 e José Castro é naturalmente um dos convocados de Agostinho Oliveira para o estágio de preparação de cinco dias que os sub-21 irão realizar em Melgaço (de 8 a 12 de Maio).

A convocatória final para o Campeonato da Europa de Sub-21, será divulgada no dia 13 de Maio (sábado), pelas 12h30, na Sala de Conferências de Imprensa (Pequeno Auditório), na Sede da FPF, mas Agostinho Oliveira já avançou que "Desta lista de jogadores sairá, logicamente, a maioria dos jogadores que integrarão a convocatória de 13 de Maio para o Europeu".

Esta afirmação não significa contudo que Zé Castro esteja de fora do Mundial, pois como afirma Scolari, a única pessoa que possa dar certezas sobre quem vai, a respeito de um outro jogador:

"Ele foi convocado para um estágio. A convocatória final do seleccionador Agostinho Oliveira será no dia 13 de Maio".

Especulações? Depois de domingo, sff

Os jornais já estão a aquecer os motores com informação, contra informação. Com aquelas verdades que ainda estão à espera de ser. E é ler que Nelo Vingada está de saída (Egipto) que Danilo vai fazer companhia a Zé Castro na viagem até Espanha, o Nuno Piloto para Braga, etc..etc...

Este blog não vai falar de nada disso até domingo. Este artigo será o primeiro e último que fala do fim de época antes de ela acontecer. Isto porque todos sabemos que o jogo de domingo é o mais importante da época. Porque sabemos que a Briosa na segunda divisão, nem com bilhetes oferecidos enche o Estádio. A Direcção percebeu isso, a TBZ percebeu isso, o grupo Amorim percebeu isso.

Ao ganharmos no domingo ficamos automaticamente salvos.

Não tão imediato, mas também possível, é a possibilidade de ficarmos salvos com apenas um empate. Isto porque neste caso, ficaremos sempre à frente ou do Gil Vicente ou do Belenenses ou da Naval ou ainda do Paços de Ferreira, isto em qualquer dos mini-campeonatos que se venham a formar.

Se perdermos o jogo, também nos poderemos manter caso o Gil Vicente ou Naval não ganhem os dois os jogos que se disputam.

Por isso, no domingo não levo o rádio ligado. Na vitória não preciso de saber jogos de mais ninguém para ficar feliz. Lá para o final do jogo, e se não estiver decidido claramente a nosso favor, lá ligarei o rádio para saber os jogos de Gil e da Naval.
Já levantei os bilhetes a que tinha direito e já os distribui por quem tenho a certeza que vai.

E para a semana aqui estarei a comentar as notícias sobre quem sai ou quem fica, quem devia sair e quem devia ficar. Mas até domingo,

concentração absoluta no jogo.

terça-feira, maio 02, 2006

TODOS, MESMO TODOS AO ESTÁDIO

A Direcção da Académica, com o patrocínio da Amorim Imobiliária e da Tbz, está a desenvolver uma mega campanha para que no próximo domingo o Estádio Cidade de Coimbra viva a maior enchente de sempre.

Não há mesmo desculpa para não ir apoiar a Briosa, todos os sócios e simpatizantes vão ter livre acesso ao Estádio.Os sócios vão poder levantar:

- dois convites (se forem do sexo masculino)
- quatro convites (se forem do sexo feminino, assinalando, assim, o dia da mãe).

Para isso, basta que se desloquem ao Estádio Cidade de Coimbra e tenham as quotas em dia.Os não associados também vão poder dispor de livre acesso através do patrocínio da Amorim Imobiliária.Assim, todos os convites que não são destinados às zonas de sócios vão ser distribuídos no Centro Comercial Dolce Vita - no balcão de atendimento e no balcão "studio residence".

Os adeptos homens podem levantar um convite, as mulheres dois.

TODOS OS CONVITES ESTARÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DE AMANHÃ, NO ESTÁDIO (SÓCIOS) E NO CENTRO COMERCIAL DOLCE VITA (NÃO SÓCIOS).

Fonte da informação: Página Oficial