terça-feira, janeiro 20, 2009

Afinal tinha razão

O Regulamento da taça da Liga está mesmo mal escrito, tal como o comprova o esclarecimento que a Liga se viu forçada a fazer:
Em face de dúvidas suscitadas na comunicação social relativamente ao apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, entende a Liga Portuguesa de Futebol Profissional prestar o seguinte esclarecimento:
O 1º ponto do nº 3 do artigo 7º do Regulamento da Taça da Liga elege o melhor "goal-average" como primeiro critério de desempate entre clubes que tenham alcançado a mesma pontuação. A referida expressão "goal-average" reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos; tal corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol e, certamente por isso, como tal, foi interpretado pela generalidade da comunicação social, designadamente as televisões quando traçaram os cenários de apuramento em face dos resultados que se iam verificando nos jogos da última jornada da 3ª fase.
Dito pela negativa, não se significou nem se quis significar através da referência a "goal-average" a qualquer tipo de quociente entre golos marcados e sofridos. Sendo certo que, actualmente, em todas as competições internacionais, a referência ao "goal-average" expressa a diferença entre golos marcados e sofridos.
Acresce que o critério baseado na diferença entre golos marcados e sofridos harmoniza-se com o espírito geral do Regulamento, que é o de estimular e premiar a marcação de golos, como está claramente expresso no ponto 2º do nº 3 do artigo 7º da Taça da Liga.

Fantástico o argumento que diz que em todas as competições internacionais a referência ao goal-average seja a diferença de golos. Procurei, e não encontrei o termo goal average em nenhuma. Nem a própria Liga o usa em mais nenhuma competição. Devo ter procurado mal.
Mas o que me faz sorrir é o argumento de que o goal average tem o entendimento comum de goal difference. Esta do entendimento geral é um belíssimo argumento. Aliás, o que não falta no nosso futebol, é o entendimento geral do que é fruta para dormir, foram roubadinhos e outras coisas que tais.

3 comentários:

  1. Euro 2008:

    Regulamento: http://www.uefa.com/newsfiles/19079.pdf

    Artigo 6 ("Equality of points after group matches"), alinea 6.05 (página 6 e 7)

    Fala em "Goal-Average"? NÃO!!! Só fala em "SUPERIOR GOAL DIFFERENCE"!

    Champions League:

    Regulamento: http://www.uefa.com/multimediafiles/download/regulations/uefa/others/70/22/60/702260_download.pdf

    Artigo 6, alinea 6.05 (página 6 e 7)

    Fala em "Goal-Average"? NÃO!!! Mais uma vez "SUPERIOR GOAL DIFFERENCE"!

    Taça UEFA:

    Regulamento: http://www.uefa.com/multimediafiles/download/regulations/uefa/others/70/22/70/702270_download.pdf

    Artigo 6, alinea 6.06 (página 10)

    Fala em "Goal-Average"? NÃO!!! Outra vez "SUPERIOR GOAL DIFFERENCE"!

    Fifa World Cup 2010:

    Regulamento: http://www.fifa.com/mm/document/tournament/competition/fifa_wc_south_africa_2010_regulations_en_14123.pdf

    Artigo 17, alinea 6 (página 21)

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Estava exactamente a recolher os mesmos dados. Se não se importa vou promover isso a post.

    ResponderEliminar
  3. Podes colocar à vontade. Isto não é uma feira de vaidades... mas sim a promoção da verdade e da competência.

    O trabalho foi feito pelo blog do Antitripa e demonstra a burrice e incompetência das bestas que gerem o futebol português.

    ResponderEliminar