Mas ao ler o comentário do Gonçalo reparei no estranho caso de se estar a usar o "goal average" como critério de desempate, que está caído em desuso há vários anos, ao invés do "goal-difference".
O "goal average" é o quociente entre os golos marcados e sofridos, critério que foi usado durante muito tempo, mas que premiava as equipas mais defensivas.
Ora, se nao me engano:
Equipa | GM-GS | Goal Average |
Guimarães | 3-2 | 1.50 |
Belenenses | 2-1 | 2.00 |
Pelo que a equipa que devia seguir em frente deveria ser o Belenenses. Esperemos que não seja mais um imbróglio daqueles que é hábito existir no nosso futebol.
P.S. Confesso que a conclusão a que cheguei é deveras surpreendente e posso ter cometido uma falha algures. Agradecia que o indicassem, porque parece-me que houve um erro grave no Regulamento.
Por estranho que pareça não consigo encontrar nenhuma informação sobre o regulamento desta competição na internet. Mas o meu bitaite é o seguinte:
ResponderEliminarSe essa "filtragem" por goal average for feita dentro dos próprios grupos, então o que diz neste post está correcto: deveria passar o Belenenses. No entanto, e posso estar errado mas creio que o critério do goal average é usado com a escolha do melhor segundo lugar, onde o Guimarães compete com as equipas que estão em segundo lugar nos outros grupos, ou seja:
Nacional tem 3/4 = 0.75 de Goal Average
Rio Ave tem 4/3 = 1.33(3) de Goal Average (nem devia entrar nesta disputa porque tem 3 pontos)
Guimarães tem 3/2 = 1.5 de Goal Average
Logo passa o Guimarães pelo que percebo. Mas lá está, não li o regulamento, por isso não tenho a certeza do que escrevi aqui. Espero que possamos ficar todos elucidados brevemente :)
Cumprimentos
se estou a ver bem a coisa a vossa dúvida entre 'belém' e 'guimarães' não se põe.
ResponderEliminarou melhor, não se teria posto se o 'paixão' não tivesse invalidado um 'frango'.
a equipa do restelo teria feito 5 pontos e, antes de 'quociente de golos ou diferença deles, prevaleceria a melhor pontuação.
abraço
Agora sim...
ResponderEliminarO que se passa é que ou nós estamos muito enganados, ou então com a mania dos estrangeirismos o regulamento da LPFP para a Taça da Liga tem uma gaf enorme.
De facto o conceito de goal average diz respeito ao quociente, pelo que pode aqui estar uma enorme embrulhada. A intenção creio que era falar da diferença de golos mas assim passa o Belenenses.
Ainda vai dar confusão...
adenda ao meu comentário,
ResponderEliminarembrenhei-me tão 'apaixonadamente' na hipótese do 'blém' poder ter feito 5 pontos que pssei por cima do caso de igualdade a 4.
na minha leitura, e só pode haver uma correcta, passa o 'belenenses' com um quociente de golos de 2 contra o do 'vitória' que é de 1,5, aliás como diz o 'cparis'...
quem disse que passava o 'B'?...
Os jornais só. Ou a ?liga' tb o disse? Onde?...
Abraço a todos.
Leiam a ultima no
ResponderEliminarwww.futebolartte.blogspot.com
abraço
LARA
Nao sei se sou o unico a pensar isto, mas porque raio é o Nacional segundo e não a Académica, têm os mesmos pontos e os mesmos golos, no confronto entre ambas é um empate.
ResponderEliminarSimplesmente não percebo o porque de ser o Nacional em segundo e não a Académica.
Pelo que ouvi na ruc, primeiro conta os golos marcados e so depois a diferença de golos, e nao esse goal average.
ResponderEliminarPara responder ai a uma questao, nacional e segundo porque empatou 1-1 em coimbra, logo tem vantagem no confronto directo
Goal average não deve ser traduzido à letra.
ResponderEliminarSempre foi a diferença entre golos marcados e golos sofridos.
Caso contrário porque se costuma dizer que uma equipa tem goal average negativo?
Mesmo que fosse aplicado o critério de goal average (média de golos) o Guimarães estava melhor do que o Beleneneses.
Dividir os golos marcados pelos sofridos é uma aberração sem sentido que, aliás, nunca tinha visto antes!
Segundo o regulamento da competição:
ResponderEliminar"Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento
para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:
1.º Melhor “goal average”;
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase."
E só um iletrado pode pensar que AVERAGE quer dizer diferença e não relação ou média.
Logo é uma GAFFE DE TODO O TAMANHO DA LFPF!!!
AVERAGE = MÉDIA.
ResponderEliminarOra uma média não se encontra dividindo duas coisas diferentes.
Divide-se o valor pelo número de ocorrências.
As ocorrências são 2 jogos.
Divide-se golos marcados por 2 e golos sofridos por 2.
Estão a criar um caso onde nada erado existe.
AVERAGE = MÉDIA.
ResponderEliminarOra uma média não se encontra dividindo duas coisas diferentes.
Divide-se o valor pelo número de ocorrências.
As ocorrências são 2 jogos.
Divide-se golos marcados por 2 e golos sofridos por 2.
Estão a criar um caso onde nada erado existe.
O ódio é tanto que até queriam o Belenenses a passar.
ResponderEliminarAHAHAAAHAHAH
A liga já esclareceu, é o Vitória que passa. O uso de goal average é o que se generalizou como "diferença de golos", aliás, o termo "goal average" (com a divisão dos golos para saber a média) já não se usa há umas dezenas de anos.
Paciência. Façam uma taça amizade entre Académica e Belém.
Fazer uma Taça de Amizade entre a Académica e o Belenenses é sempre uma possibilidade desde que não coincida com as datas das meias-finais e /ou final da Carlsberg Cup ;)
ResponderEliminarDiogo,
ResponderEliminarA RUC leu mal o regulamento. Ou melhor, leu-o enviesadamente como quem o escreveu. No regulamento nunca se fala em diferença de golos.
RiC_aRd0, o regulamento está aqui
Aos Anónimos ignorantes,
ResponderEliminarNa entrada coloquei um link para goal average. A "média" de golos sempre foi, a divisão dos marcados pelos sofridos.
Generalizou-se, por ignorância de uns e preguiça de outros, outra coisa que não é nem nunca foi, que é a goal difference. Falassem todos em português e talvez já não houvesse este problema.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=820127&idCanal=4
ResponderEliminarUma referência é sempre muito importante!
Obrigado, Sérgio. Não tinha lido.
ResponderEliminar:D
No país dos burros... queriam o quê?
ResponderEliminarAté a própria liga já admitiu que errou... mas depois lava as mãos como Pilatos!
Claro que os pasteis vão continuar a falar de arbitragens... quando foram AFASTADOS pela LIGA!
Sou anónimo mas não sou ignorante.
ResponderEliminarSou além disso, bilingue.
Average é média.
Em lado nenhum se divide marcados por sofridos.
Quanto muito, tal como aqui já "desenhei" dividem-se os golos pelo nº de jogos.
Ignorante é mesmo V. EXA.!
Como bilingue que é, saberá consultar este link:
ResponderEliminarhttp://en.wikipedia.org/wiki/Goal_difference#Goal_difference_v._goal_average
goal average é um quociente de golos, os marcados pelos sofridos. Se fosse a média de golos, haveria a dúvida se se referia aos marcados ou aos sofridos. Daí fazer-se o coeficiente.
Epá, o Braga tem toda a razão em refilar com a arbitragem e dizer que a máfia está em portugal!
ResponderEliminarSão todos uns corruptos, uns aldrabões, uns vigaristas!
Só a Briosa é que tem alguma dignidade e tenta impor respeito pela lei!
Parabéns!
Viva a Briosa
cparis nesse mesmo link que colocas não diz que o goal average foi substituido por goal diference nos anos 70? Não deves ler só aquilo que te interessa! Já reparaste que se fosse pelo goal average e o vitória tivesse 10 golos marcados e 6 sofridos tinha pior goal average que o belém? Teria alguma piada isso? Por isso o goal average simplesmente DEIXOU DE EXISTIR!
ResponderEliminar"goal average foi substituido por goal diference nos anos 70"
ResponderEliminarFoi, foi substituído nos REGULAMENTOS da maioria das competições. Mudaram o termo goal average para goal diference.
No REGULAMENTO da Taça da Liga está lá bem escarrapachado o termo goal average. E a definição de goal average não mudou.
Olá a todos,
ResponderEliminarvamos por pontos e tentar sermos objectivos.
1- a definição de Goal Average é o quoficiente entre pontos (ou no caso do futebol golos) marcados a favor e marcados contra. O link da wikipédia reflete bem essa realidade.
2- quando se escrevem leis (no sentido lato) importa 2 coisas: a "letra" da lei e o "espirito" da lei. A "letra" deste art. diz-nos que será aplicado o "goal average". O "espirito" da lei é o que o legislador quis dizer o "goal diference". Neste caso parece-me que o regulamentador escreveu "goal average" por ignorância, no entanto atendendo ao caso deverá prevalecer a "letra" da lei, coisa que não aconteceu.
3- Até a pseudo justificação da liga acerca deste assunto mostra a ignorancia sobre esta matéria, quando dizem "... a expressao internacional do "goal average"... sem comentarios.
4- parece-me que toda a gente passou ao lado duma coisa muito importante para este caso e que o poderá decidir a favor do guimarães. O primeiro fator de desempate é o MELHOR "goal-average" e não o maior. Ora se como vem, tanto bem explicito como mesclado e implicito, na visão, missão e objetivos das instituições Liga de Futebol Profissional e Carlsberg Cup, a promoção à procura de golos para beneficio do espetaculo. Logo o MELHOR goal average poderá não ser o mais elevado, contudo houve a falta da clarificação e concetualização deste MELHOR goal average.
Pegando no excelente post e deveras esclarecedor do Vítor Rebelo, deixo a seguinte questão para os restantes combloggers:
ResponderEliminarO que prevalece? A "letra" da lei ou o "espírito" da lei?
Talvez se houvesse mais cuidado e menos ignorância misturada com pretenciosismo (misturar estrangeirismos na letra de uma lei que rege uma competição portuguesa é um belo exemplo disso) talvez houvessem leis mais claras e bem redigidas e evitavam-se muitos "embróglios" tanto no desporto como noutras esferas da vida.
O melhor goal-average parece-me ser o maior
ResponderEliminar2 é sempre melhor que 1.5, não será?
Se goal average é a divisão do número de golos marcados pelo de golos sofridos...qual seria o o goal average do belenenses se por exemplo tivesse 2 golos marcados e 0 sofrido? seria + infinito??...e tendo o beleneses 2-1 entre marcados e sofridos imaginemos que o guimarães tinha 5-3...acham que deveria ser o belenenses a passar? Sei que average = média, mas nao penso que o conceito de goal average seja a divisão entre golos marcados e sofridos, mas talvez entre golos marcados e número de jogos realizados. Assim seria mais correcto. Saudações portistas
ResponderEliminarErro na Taça? Ah ah ah deixem-me rir mais um bocadinho.
ResponderEliminarObviamente que a expressão "goal average" sempre foi a diferença entre os golos marcados e sofridos.
Então se um clube tivesse 2 golos marcados e nenhum sofrido o "goal average" seria 0?
Sem comentários....
average=diferença....
ResponderEliminarObviamente...
Concordamos numa coisa: sem comentários....
A contar pelos inimigos que tem, o VITÓRIA é mesmo um clube grande.
ResponderEliminarMuita azia, meus caros, muita azia
Se posso responder ao Sr. Anónimo, se a equipa A tivesse 1 golo marcado e 0 sofridos enquanto a equipa B tinha 10 golos marcados e 1 sofrido, passava a equipa A, pois antigamente premiava-se as equipas defensivas, era esse o objetivo. O goal average era isso mesmo. e sim 2/0 seria mais infinito, embora nao tivesse nenhum sentido matemático era assim q era representado. Um bom exemplo dum desporto que ainda hoje utiliza o "goal average" é o Futebol Australiano (Aussie Rules Football), para quem não sabe algo no meio entre o Futebol e o Raguebi.
ResponderEliminarPara aqueles que tÊm a mania de levar falsas questoes com o intuito de prejudicar os outros aqui vai.
ResponderEliminarMeus amigos segundo o Decreto-Lei nº 47 344 o VSC tem todo o direito de participar nas meias finais da Taça da liga.
(eu nao sou jurista e encontrei isto)
Fica aqui transcrito o que diz no respectivo decreto.
LIVRO I - PARTE GERAL
TÍTULO I - Das leis, sua interpretação e aplicação
CAPÍTULO II - Vigência, interpretação e aplicação das leis
----------
Artigo 9.º - (Interpretação da lei)
1. A interpretação não deve cingir-se à letra da lei, mas reconstituir a partir dos textos o pensamento legislativo, tendo sobretudo em conta a unidade do sistema jurídico, as circunstâncias em que a lei foi elaborada e as condições específicas do tempo em que é aplicada.
2. Não pode, porém, ser considerado pelo intérprete o pensamento legislativo que não tenha na letra da lei um mínimo de correspondência verbal, ainda que imperfeitamente expresso.
3. Na fixação do sentido e alcance da lei, o intérprete presumirá que o legislador consagrou as soluções mais acertadas e soube exprimir o seu pensamento em termos adequados.
Só nao percebe isto quem nao quer, ou quem nao tem capacidades para mais.
Só por peada é que podem dizer que Goal Average é o cociente entre golos marcados sobre golos sofridos!!!! Então se o Belenenses tivesse 1 golo marcado e sofrido 0, o goal average seria infinito e se o VSC tivesse 100 golo marcados e 1 sofrido, teria um Goal Average de 100, mas não chegava porque o Belenenses era infinito!!! Quanto muito, o Goal Average é uma média de golos marcados ou sofrido pelo número de jogos efectuado!
ResponderEliminaramigos, mostrem-me a formula do goal average, imposta para pela FIFA, UEFA, FPF, ou então para o torneio.
ResponderEliminarVá lá procurem. Juridicamente simplesmente ela não existe, a palavra goal average tem sido sistematicamente usada e abusada até pelos senhores da FIFA e UEFA para se referirem a goal diferencial. Mas voltando ao goal average, esta média é feita como? eu apresento varias formulas possíveis, para quem percebe algo de matemática.
média de golos por jogo, (golos marcados / jogos efectuados)
media do proveito de golos por jogo ( (marcados-sofrido)/nº de jogos)
etc etc, são varias formas possíveis de se fazer médias. o golos marcador/sofridos matematicamente falando é um rácio, um rácio que não tem cabimento porque há a possibilidade de haver um nulo em qualquer dos lados, ou seja, tenha marcado 0 golos ou sofrido o mesmo o resultado final será sempre o mesmo. Imaginem uma situação, as equipas com os mesmo pontos, uma ganhou um jogo por 3-0, ficou com 3 pontos, a outro empatou 3 jogos a 0, ou até se o torneio tiver 4 jogos uma equipa empata 3 jogos faz 3 pontos e perde um jogo por 4-0, se fizerem a conta, dá um resultado impossível assim como aquela que ganhou 1 jogo e marcou golos.
Esta formula que insistem em defender não tem qualquer lógica acima de tudo.