sexta-feira, janeiro 30, 2009

Uma “traquinice”

Ainda recentemente, Domingos queixou-se que o FCP estaria de relações cortadas com a Briosa, vá-se lá saber por quê.

Mais curioso é o facto de ver agora o FCP a assegurar o direito de preferência do Traquina, jogador da Académica que joga por empréstimo no Tourizense. Traquina, que habitualmente joga a extremo, é internacional sub-19 e sub-20 e ainda tem dois anos de contrato com a Académica.  O direito de preferência será válido para o fim da presente temporada.

Porta aberta para Gonçalo

Desgraça de uns, felicidade de outros. Gonçalo tem a porta aberta para ser titular. Esperemos que o jogo lhe corra tão bem o último.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Paulo Sérgio pode valer novo encaixe

EM CASO DE VENDA DEFINITIVA DO PASSE AO AL-ITTIFAQ

Depois da transferência de Pavlovic para o FC Vaslui, da Roménia – compensada com a contratação de Júlio César ao Atlético de Valdevez –, a Académica pode vir a fazer mais um encaixe financeiro com outro médio defensivo: Paulo Sérgio.

Em 2008 o jogador abandonou Coimbra rumo ao Al-Ittifaq, da Arábia Saudita, tendo sido emprestado pela Briosa, com a opção de compra do passe a ficar nas mãos do clube árabe. Ao que Record apurou, Paulo Sérgio tem feito boas exibições na Arábia e a Académica aguarda com expectativa a oficialização do interesse do Al-Ittifaq.

Depois de Pavlovic ter rendido cerca de 300 mil euros, os estudantes esperam voltar a lucrar, com a venda de outro médio defensivo. Ainda para mais porque Paulo Sérgio chegou a Coimbra a custo zero, oriundo do Moreirense, quando Manuel Machado era o treinador da formação conimbricense.

in Record

terça-feira, janeiro 27, 2009

Júlio César já assinou

julio_cesarO médio defensivo , Júlio César, assinou hoje, contrato por três anos e meio com a Académica.
O jovem brasileiro foi ontem, submetido aos habituais testes médicos e já está apto a integrar o próximo treino, orientado por Domingos Paciência.

in AAC/OAF

Ainda o goal average

Existe um interessante artigo do VimaranesWhite Shadow, que aborda este assunto de forma correcta e ao qual quero responder:

1) É cínico e falso quem disser que nunca viu usado o termo goal-average para designar a diferença de golos. Quando a expressão é usada, na actualidade, tem o significado comum de diferença de golos.

Existem várias referências ao goal average como outra coisa que não o quociente de golos, e até como não sendo a diferença simples de golos.

Agora o facto é que em Regulamentos Nacionais e Internacionais sempre foi designado (e foi entendido como) quociente de golos marcados e sofridos. Acho interessante que o único caso OFICIAL em que se consegue apresentar uma referência ao Goal Average foi no regulamento do Campeonato Distrital de Reservas da II Divisão da A.F.Porto onde o termo aparece sem explicação. Não faço ideia de como terá sido usado, nem se o seu autor foi aluno do ilustre legislador da Taça da Liga, mas não creio provar grande coisa da forma como está escrito.

Eu não tenho acesso ao Regulamento do Campeonato do Mundo de 1962 e de 1966, por isso não posso confirmar aquilo que eu suspeito. Mas posso recolher algumas fontes:

Part of the reason for the alarming drop in goals was the predominance of catenaccio at the time, but also FIFA's decision to use goal average to settle ties in the first-round standings instead of single playoff games employed at previous World Cups.

Aliás é a própria FIFA a confirmar isto:

fifa

A BBC, em resposta a uma pergunta de um leitor diz:

Q: How many times has the League title been settled on goal average or goal difference?

The Premier League has always been decided on points. Four clubs won the old championship on goal average: Huddersfield in 1924, Portsmouth in 1950, Arsenal in 1953 and Manchester United in 1965. Arsenal won it on goal difference in 1989.

Aqui fica claro que, para os nativos da língua, goal difference e goal average são claramente diferentes. Aliás, só em Portugal é que afirmar que são diferentes é sinal de cinismo e falsidade.

2) Se quiserem interpretar à letra, "Goal-Average" significa somente "média de golos" e não o quociente ou rácio entre os golos marcados e sofridos.

Não se trata de querer interpretar à letra. Trata-se de usar o termo naquilo que ele significa e não naquilo que queremos que signifique. Ninguém interpreta morte súbita à letra, mas todos nós sabemos o que quer dizer porque nos Regulamentos onde foi usado era explicado como funcionava. O mesmo se passa com goal average no futebol, que nos REGULAMENTOS do futebol apenas quis dizer uma coisa – quociente de golos.

Exemplos da aplicação do goal average são poucos e raros, mas existem alguns. Em França, na época de 1961-62: Stade de Reims ganhou o título ao Racing Club de Paris por uma diferença de 0.018 no goal average. Tinham o mesmo número de pontos e igual diferença de golos (83-60 vs. 86-63), tendo beneficiado do facto de ter sofrido menos golos, visto que o goal average beneficia sistemas defensivos. A regra foi abandonada em França no ano de 1966. Em Inglaterra foi em 1976:

Off the field, The Football League scrapped the two-up, two-down promotion and relegation system in 1973, and replaced it with three-up, three-down.Three years later, the criteria for separating clubs finishing on the same number of points was changed from goal average (goals scored divided by goals conceded) to goal difference (the difference between goals scored and goals conceded).

Em Portugal foi recuperada em 2008. Alguns querem além de recuperar uma regra antiga, reescrever a história. Pode ser que consigam.

O argumento usado é que em Portugal, dizem (mas nunca provam),  o termo goal average é aceite como a diferença de golos. Bem, se o fosse não havia esta discussão, não é? Há uns quantos jornalistas que o usam mal? Há. Vários! Há também quem diga que os golos fora valem a dobrar, mas isso não é verdade pois não? Ainda este fim de semana um jornalista na televisão deu provas de não saber o que era a lei de fora de jogo, e isso não faz com que a lei deva ser interpretada de forma diferente. Já quanto ao último tópico

3) O espírito da lei interessa sim e deve ser tomado em linha de conta juridicamente.

Já deixei a minha opinião, sobre o que penso do espírito desta lei. Como o espírito não fala, cada um lê aquilo que quer. Falar de que se está a dar uma visão actualista é um disparate tremendo. Ninguém está a comentar uma lei feita no século passado. Estamos a falar de um regulamento escrito o ano passado que resolveu abandonar o termo diferença de golos e adoptar um mais antigo, indicando claramente que se se queria diferenciar das práticas das outras competições. Foi isso que foi feito, agora se o legislador se arrependeu ou se se enganou, isso é-me irrelevante. Aliás, toda a discussão jurídica subjacente interessa-me muito pouco, porque conseguimos sempre encontrar dois juristas dispostos as defender duas coisas opostas. Por exemplo, ontem Fernando Seara dizia (e cito de cor):

O espírito da lei não pode nunca contradizer a letra da lei. E a letra da lei aqui é clara.

Opinião com a qual todos (Dias Ferreira e José Aguiar) pareceram concordar, o que também não significa nada, uma vez que caberá ao CJ decidir depois de ouvidos os juristas de cada um dos lados. A discussão se deve ser o VSC ou o CFB a passar interessa-me muito pouco, porque ela depende do poder argumentativo de cada uma das partes bem como da interpretação do CJ. Eu acho que deve ser o CFB, outros acham que deve ser o VSC. Mas creio que todos concordamos que o Regulamento deva ser feito por alguém que saiba o que está a fazer.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

E porque não diz todas?

Mesquita Machado, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPF, que teve um papel tão dignificante no recente caso do Conselho de Justiça da FPF, diz que vai dizer uma verdades.

Seria pedir muito, que ele se dispusesse a dizer todas? E já agora, que no fim diga porque não falou mais cedo? Só se lembrou da sua dignidade depois de a sua equipa ter sido roubada com um golo fora de jogo e 2 penalidades por marcar? Se tivesse sido ao contrário já se calava?

17:09 - Para já, demitiu-se . A seguir com atenção.

Quarto reforço

Parece confirmar-se a contratação de Júlio César, ex-Atlético de Valdevez, da II Divisão, série B, que se encontra a fazer testes médicos em Coimbra. O contrato será de 3 épocas e meia.

O jogador tem 25 anos e veio para Portugal proveniente do Serrano, da Bahia, do Brasil, tendo ingressado em 2005/06 no Atlético de Valdevez; em 2006/2007, passou pelo Desportivo de Chaves e pelo Lusitânia dos Açores, para regressar de vez para o Atlético de Valdevez em 2007/2008.

Sinceramente espero que alguém o tenha visto a jogar dois ou três jogos e que o Lusitânia se tenha enganado, porque o seu percurso levanta-me algumas reservas quanto à sua real valia.

Alguém conhece?

Júlio César pode estar a caminho da Briosa
A Académica pode ter resolvido de forma célere a saída de Pavlovic para o Vaslui. Os estudantes vão avançar para a contratação do médio Júlio César, que actua no Atlético de Valdevez, da II Divisão B, e que, de resto, até poderá chegar à cidade do Mondego a qualquer momento.

Curiosamente, o centrocampista brasileiro, de 25 anos, não alinhou no encontro frente ao Caniçal e provavelmente também não o fará diante do Nacional, na quarta-feira, para a Taça de Portugal.

in infordesporto

Jorge Humberto


Foto: Record

Domingos após o jogo

Domingos após o jogo

Briosa 2 - VSC 1 (os lances)

Sougou, 13 min

Lito, 45 min, 1-0 - FANTÁSTICA JOGADA

Diogo Gomes, 48 min, 2-0

Nuno Assis, 55 min, 2-1

Tiero, 81 min

domingo, janeiro 25, 2009

Briosa 2 - VSC 1

Bom golo de Lito, boa exibição de Diogo Gomes (também com um golo).

Briosa - VSC (ao vivo)

Transmitimos o jogo ao vivo, usando um dos muito streams que existem na web actualmente. Iremos tentar repetir esta experiência já no próximo jogo.

Nuno Piloto

A saída de Pavlovic torna mais evidente a necessidade de renovação com Nuno Piloto, jogador que deve alinhar hoje no local ocupado pelo sérvio. Creio até que a Direcção deveria ter acautelado esta situação, mostrando que o dinheiro recebido pelo sérvio permitia reforçar a equipa com um jogador da casa. Desta forma, é a posição negocial de Piloto quem sai reforçada, tornando o acordo muito mais difícil.

Grande aldrabão

Tuck, secretário técnico do Belenenses em entrevista ao Vila Real Sport:

VRS: Sabe que esta questão da irregularidade dos Regulamentos foi levantada na Blogosfera? […]

Tuck: É uma nova realidade na qual tenho conhecimento. Mas não foi a partir de noticias vinculadas na blogosfera que alertaram o Belenenses, isto porque o departamento jurídico está atento, e é da sua legitimidade, não sendo eu a pessoa indicada para responder a isso.

Tuck revela nesta declaração ser um grande aldrabão. Primeiro se o Departamento Jurídico está tão atento, porque é que no final dos jogos, o CFB não emitiu nenhum comunicado, tendo-o feito apenas na terça feira, quando o assunto já tinha sido lançado por mim na véspera. Segundo, porque Tuck deve ler os jornais, em particular a secção do clube onde trabalha. Só espero que que o Dep. Jurídico seja melhor a trabalhar do que o Tuck a falar, porque este apanha-se mais depressa do que a um coxo.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

E que tal anularem a Taça?

taca_liga A capacidade organizativa da Liga, irrepreensível na capacidade de angariar patrocínios, está a revelar-se desastrosa na capacidade de saber escrever um regulamento, sem ambiguidades e sem pedantismos.

O problema agora, tem a ver com o termo “efectivamente utilizado”, que pode ser causa de eliminação do FCP. Talvez lá para o Natal, depois de todos os problemas jurídicos resolvidos, tenha lugar a final. Seria um boxing day original.

Será que a Liga não percebe que estes casos ferem de morte uma competição que está a nascer? É que se já havia pouco interesse no troféu, neste momento creio que ninguém está mais interessado em jogar um troféu mal organizado e mal estruturado. São falhas a mais, desde o calendário, ao regulamento, aos comunicados mentirosos passando agora por uma provável má fiscalização da prova. Qualquer agremiação de bairro, organizaria um torneio com menos problemas.

Joeano assina pelo Setúbal

Tenho pena. Pelos adeptos que o queriam ver jogar e pelo jogador. Espero que recupere bem da lesão e que não tenha de mendigar para receber no final do mês. Que tenha muita sorte, porque creio que vai precisar dela.

Adeus Pavlovic

Adeus Berger

Domingos vítima de "home jacking"

Confesso que achei muito estranho que Domingos não tivesse orientado o treino ontem. Longe estava de imaginar que o motivo tivesse sido tão grave.

Vende-se!!!

Já aqui tinha alertado para a facilidade com que os jogadores do futebol luso emigravam para países onde o futebol não costuma ter o nível do nosso.

Se dúvidas houvesse do estado depauperado em que o nosso futebol está, basta ver a facilidade com que o 9º classificado da Roménia chega a Portugal e contrata facilmente um dos melhores jogadores da Liga (Wesley) e um dos mais regulares da Briosa (Pavlovic) sem que os seus clubes esbocem alguma acção impeditiva, disfarçando até um sorriso por terem conseguido uma minúscula mais valia.

Não me admirava que passasse a ser hábito, estágios em Portugal de equipas de Leste, devidamente patrocinadas por agentes, empresários e todos os tradicionais intervenientes neste processo. Um tipo dois-em-um: estágio com reforços garantidos.

Berger não volta até ao final da época

Berger vai ficar no Hibernian até ao final da época, ficando o clube com uma opção de compra. Com esta saída e a de Pavlovic há espaço para a entrada de novos jogadores.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Pavlovic de saída

pavlovic O médio Pavlovic assinou um contrato de 3 épocas e meia como os romenos do FC Vaslui, deixando assim a Académica, clube ao qual estava ligado até ao final da corrente temporada.

"Foi tudo muito rápido. Tudo se passou em hora e meia: o acordo e o contrato assinado", adiantou a Agência Lusa, citando uma fonte do clube de Coimbra, que será compensado com uma verba não revelada.

O clube romeno, que estagia em Melgaço até ao dia 28, continua, assim, a reforçar-se no mercado português: depois de ter contratado Ousmane N'Doye (ex-Académica) na época passada, seguiram-se Pavlovic e o avançado brasileiro Wesley (ex-Leixões), esta semana.

in Record

A dica

tip_recordTerá sido este comentário que despoletou a atenção do Record? Não faço ideia, mas só me resta agradecer ao Diogo e a todos os que passam por aqui.

Berger sai?

Markus Berger, seg. 04 Junho 2007, (ASF/FERREIRA SANTOS)Com a atenção dada à Taça da Liga , acabei por não dar o devido destaque a esta notícia do maisfutebol, que refere a provável saída de Berger. Confesso que sempre que o vi jogar, gostei da sua prestação. Acho-o ligeiramente franzino para central (também acho o mesmo de Tonel), mas bastante rápido e tacticamente evoluído.

Domingos não partilha da minha opinião e só o pôs a jogar em 3 jogos como titular. Depois da contratação de Amoreirinha, Berger viu que não tinha lugar e forçou a saída. Mais do que um problema de Direcção, Berger tornou-se um problema de gestão de balneário. Tenho pena, porque sempre me pareceu que estava ali um bom central.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

O espírito

Agora, parece que sou eu que tenho de provar o que é o goal average. Até há quem ponha uma lista extensa de ligações com jornalistas e treinadores a falarem de goal average como se isso quisesse dizer alguma coisa (só li a declaração do Cruijff, e não sei o que se pretende provar com aquilo). Não conseguiu foi arranjar nenhum link para nada OFICIAL que corrobore o que ele diz. Tenho pena.  Eu consigo arranjar uma lista muito maior de treinadores, jogadores, dirigentes a dizerem que os árbitros são corruptos, e isso apesar de ser o entendimento comum na linguagem corrente do futebol, não me habilita a dizer que o árbitro X é corrupto.

Aos que se questionam como se aplicaria o Goal Average, pesquisem o Mundial de 1962, ou o de 1958. Não tenho paciência para quem não sabe o resultado da divisão por zero e não tenho tempo para ir provar que sempre que um REGULAMENTO dizia Goal Average aplicava-se o quociente e NUNCA a diferença. Aliás, se quem tem os recursos e os meios, se defende atrás do "entendimento comum" e não apresenta NADA oficial nesse sentido, não me parece que tenha de ser eu a provar o que se sabe. Os senhores de Belém que vão à Federação, peguem no Regulamento do Campeonato do Mundo de 1958 e vejam como é que a França fica em primeiro lugar no grupo. Sim, é antigo. Podem espreitar o de 1966 também, mas como menos certezas. Depois disso não me parece que tenha sido usado, porque não houve mais nenhum iluminado que o tentasse usar, mas não digam agora que a culpa também é minha.

Aliás, este é o erro maior de isto tudo. É que um REGULAMENTO não é conversa de café com jornalistas. E usar um termo daqueles num Regulamento sem explicação do que seja, não lembra a ninguém. Quer dizer, lembrou a alguém, mas ... adiante.

Voltemos então ao espírito do legislador, e ao que SABEMOS, não ao que gostaríamos que fosse. Sabemos que ele NÃO QUIS USAR o mesmo critério das outras competições. Isso sabemos, porque NENHUMA competição portuguesa ou internacional usa este termo, usando outro. O que estaria na mente do legislador para fazer esta mudança? Teria sido para, caso a sua equipa estivesse neste caso, poder invocar que teria este sentido? É que se fosse para ter o mesmo significado das outras competições porque iria o legislador mudar o articulado usando um termo estranho?

É este o problema dos espíritos. Como não falam ninguém sabe o que eles dizem.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Um dia em cheio

Confesso que quando escrevi esta entrada ontem estava longe de imaginar o rebuliço que ia causar. Aliás até pensava que me tinha enganado nas contas.

Quando fui ao blog do António Boronha e reparo que ele falava no mesmo assunto que eu, deixei-lhe um comentário a que ele simpaticamente deu atenção e despoletou isto tudo. Mas mais simpático, e digno, foi a referência que fez a este blog que muito provavelmente originou este destaque no Record.
Toda a gente hoje falou no assunto, como se fosse um caso VSC e CFB, mas o que se passou não foi isso. Foram dois adeptos do futebol que a "falar" constataram que a profissional Liga tinha amadores a escrever os seus Regulamentos.
Pela minha parte, hoje foi um dia em cheio. O blog teve 10 vezes mais leitores do que o costume e só tenho pena que não tenha sido por nenhum feito da Briosa.

P.S. É-me indiferente quem vá à meia-final. Acho que o problema deveria ser resolvido já, e só vejo uma forma de o fazer. Cumprir-se o regulamento e indemnizar-se o VSC num valor exactamente igual ao que o CFB consiga obter. Assim teremos os adeptos do VSC e CFB a torcer pela mesma equipa no próximo jogo, em vez de estarem de costas voltadas. Ahhh... e uma segunda coisa: mandarem o senhor que escreveu este Regulamento dar uma volta.... bem grande.

Duas dúvidas

Segundo a Antena 1, a Liga pretende que se faça uma "interpretação actualista" dos regulamentos. Quanto a isso tenho duas dúvidas:
  1. Se o regulamento foi escrito o ano passado (o regulamento anterior falava em diferença de golos) como pode estar desactualizado que exija uma "interpretação actualista"?
  2. Parece que, pelo que dizem, nunca foi intenção usar o goal average. Mas como se adivinha o que eles pensavam? Ora, se efectivamente quisessem usar o goal average como é que o escreveriam nos regulamentos? Não teria sido desta forma?

Do Belenenses não se sabe nada. Parece que estavam à espera do resultado do sorteio para saber se vale a pena falar ou não.

Carlos Pereira, jurista, na Antena 1: Ouvir em WMA Ouvir em MP3

Os hipócritas

O António Boronha tem um link sobre os hipócritas que me dá gozo ir lendo. Confesso que não tive o tempo de ontem acompanhar a net sobre o tema que lancei aqui
É que é espantoso ver as reacções de quem se aproveita do trabalho dos outros sem lhes fazer referência. Sei que não este tema não teria a exposição que teve se o Boronha não tivesse pegado nele, mas acho que uma pequena referência (pública ou privada) não ficava mal, principalmente a quem mais vai beneficiar do caso - a SAD do Belenenses que tem o desplante de escrever isto no seu site:
O Belenenses conta participar nas meias-finais da Taça da Liga e vai estar presente no sorteio de amanhã, face ao teor da regulamentação da própria competição.

Pois, não é face ao regulamento, mas sim face ao terem sido alertados para o regulamento. Porque ontem o seu líder da SAD dizia que o Belenenses tinha sido eliminado por um qualquer golo anulado. Confesso que não recebi nenhum mail de agradecimento desta SAD, mas eu não faço parte dos especialistas nem escrevi nenhum parecer técnico que vieram a reforçar a tese . Eu apenas fui o autor da tese.

Nos media tradicionais, excepções feitas ao maisfutebol,e ao Record, não encontro mais ninguém a referir o Briosa, apesar de usarem a informação por nós levantada. É pena.

Referências internacionais

Estava a recolher referências internacionais, mas um comentador Anónimo, antecipou-se e fez-me esse favor (recolheu as informações do Antitripa).

Euro 2008:
Regulamento: http://www.uefa.com/newsfiles/19079.pdf
Artigo 6 ("Equality of points after group matches"), alinea 6.05 (página 6 e 7)

Fala em "Goal-Average"? NÃO!!! Só fala em "SUPERIOR GOAL DIFFERENCE"!

Champions League:
Regulamento: http://www.uefa.com/multimediafiles/download/regulations/uefa/others/70/22/60/702260_download.pdf
Artigo 6, alinea 6.05 (página 6 e 7)

Fala em "Goal-Average"? NÃO!!! Mais uma vez "SUPERIOR GOAL DIFFERENCE"!

Taça UEFA:
Regulamento: http://www.uefa.com/multimediafiles/download/regulations/uefa/others/70/22/70/702270_download.pdf
Artigo 6, alinea 6.06 (página 10)

Fala em "Goal-Average"? NÃO!!! Outra vez "SUPERIOR GOAL DIFFERENCE"!


Mas mais uma vez, os senhores da Liga devem encontrar alguma referência internacional onde goal average signifique aquilo que não é.

Afinal tinha razão

O Regulamento da taça da Liga está mesmo mal escrito, tal como o comprova o esclarecimento que a Liga se viu forçada a fazer:
Em face de dúvidas suscitadas na comunicação social relativamente ao apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, entende a Liga Portuguesa de Futebol Profissional prestar o seguinte esclarecimento:
O 1º ponto do nº 3 do artigo 7º do Regulamento da Taça da Liga elege o melhor "goal-average" como primeiro critério de desempate entre clubes que tenham alcançado a mesma pontuação. A referida expressão "goal-average" reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos; tal corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol e, certamente por isso, como tal, foi interpretado pela generalidade da comunicação social, designadamente as televisões quando traçaram os cenários de apuramento em face dos resultados que se iam verificando nos jogos da última jornada da 3ª fase.
Dito pela negativa, não se significou nem se quis significar através da referência a "goal-average" a qualquer tipo de quociente entre golos marcados e sofridos. Sendo certo que, actualmente, em todas as competições internacionais, a referência ao "goal-average" expressa a diferença entre golos marcados e sofridos.
Acresce que o critério baseado na diferença entre golos marcados e sofridos harmoniza-se com o espírito geral do Regulamento, que é o de estimular e premiar a marcação de golos, como está claramente expresso no ponto 2º do nº 3 do artigo 7º da Taça da Liga.

Fantástico o argumento que diz que em todas as competições internacionais a referência ao goal-average seja a diferença de golos. Procurei, e não encontrei o termo goal average em nenhuma. Nem a própria Liga o usa em mais nenhuma competição. Devo ter procurado mal.
Mas o que me faz sorrir é o argumento de que o goal average tem o entendimento comum de goal difference. Esta do entendimento geral é um belíssimo argumento. Aliás, o que não falta no nosso futebol, é o entendimento geral do que é fruta para dormir, foram roubadinhos e outras coisas que tais.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Erro na Taça da Liga

O Gonçalo Cabral, alertou-me e bem, que o Belenenses teria melhor "goal average" que a Briosa no sábado passado. Confesso que por falta de tempo não fui tão minucioso quanto ele, e cometi um erro.
Mas ao ler o comentário do Gonçalo reparei no estranho caso de se estar a usar o "goal average" como critério de desempate, que está caído em desuso há vários anos, ao invés do "goal-difference".

O "goal average" é o quociente entre os golos marcados e sofridos, critério que foi usado durante muito tempo, mas que premiava as equipas mais defensivas.

Ora, se nao me engano:

EquipaGM-GSGoal Average
Guimarães3-21.50
Belenenses2-12.00


Pelo que a equipa que devia seguir em frente deveria ser o Belenenses. Esperemos que não seja mais um imbróglio daqueles que é hábito existir no nosso futebol.

P.S. Confesso que a conclusão a que cheguei é deveras surpreendente e posso ter cometido uma falha algures. Agradecia que o indicassem, porque parece-me que houve um erro grave no Regulamento.

domingo, janeiro 18, 2009

Taça da Liga

GRUPO A:
Primeira jornada:
Académica - Nacional, 1-1.
FC Porto - Vitória de Setúbal, 2-1.

Segunda jornada:
Nacional - FC Porto, 2-1.
Vitória de Setúbal - Académica, 1-2.

Terceira jornada:
FC Porto - Académica, 1-0.
Vitória de Setúbal - Nacional, 1-0. 

Classificação: JV ED
GOLOS
P
1. FC Porto3201
4-3
6
2.Nacional3111
3-3
4
3.Académica3111
3-3
4
4.Vitória Setúbal3102
3-4
3


Nota 1: Qualificam-se para as meias-finais os primeiros classificados de cada um dos três grupos e ainda o melhor segundo.

Nota 2: Art. 7ª Ponto 3. Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:
1.º Melhor “goal average”;
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.

Vergonhoso

Que numa competição, os jogos da última jornada sejam em dias diferentes permitindo-se todo o tipo de combinações e joguinhos. O Guimarães esforçou-se por dar 3 ao Olhanense, número mínimo de golos que lhe permitia acalentar esperanças de ser o melhor segundo classificado. Com este resultado, e não como ontem alguns diziam, a Briosa está arredada da Taça da Liga. O Guimarães tem agora de esperar pelo resultado do Nacional e do Paços.

FCP 1 - AAC 0 (video)


Com Rui Nereu a mostrar a Domingos as qualidades que Pedro Roma não tem - só um iluminado se colocava naquela posição quando do cruzamento - a Briosa bateu-se bem, num jogo onde teve bons momentos durante a primeira parte.
Impressionante a pancada que Sougou levou de Bruno Alves, um jogador que na Liga tem apenas um cartão amarelo. É o futebol que temos.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Hélder Cabral: “Quero voltar a ganhar confiança”

O defesa-esquerdo Hélder Cabral assinou hoje contrato com a Académica por duas épocas e meia e reafirmou que pretende voltar a jogar com mais regularidade para ganhar confiança. “Quero jogar mais e voltar a ganhar confiança. Não tive muita sorte na Dinamarca, pois tive poucas oportunidades", disse o esquerdino ao jornalistas, durante a sua apresentação oficial, depois do primeiro apronto com a sua nova equipa. O jogador, de 24 anos, desvinculou-se esta quarta-feira do Vejle, da Dinamarca, com quem tinha contrato por mais duas temporadas e meia, voltando ao futebol português e assinando com os "estudantes" pelo mesmo período de tempo. Quando questionado se tinha direito à titularidade, dado que na Académica não há esquerdinos de raiz, respondeu: “Apesar da minha chegada, nada muda. O Pedro Costa, apesar de ser defesa-direito, joga bem na esquerda. Vou ter que trabalhar para conquistar o meu lugar e depois o treinador que tome as suas opções”. Hélder Cabral diz conhecer no grupo de trabalho o defesa central Orlando, com quem jogou no Moreirense, e reiterou que ainda sonha com a selecção nacional, apesar de não ter alinhado nas camadas jovens. O jogador acrescentou que vai tentar adquirir a melhor forma, pois vem de um mês de paragem, devido ao Inverno na Dinamarca, mas manifestou o desejo de ganhar o “melhor ritmo competitivo”. Para o jogo com o Guimarães, “clube especial” onde começou a sua carreira, ainda não deverá ser opção, precisamente por falta de ritmo. Hélder Cabral começou no Guimarães (2002/03), tendo passado pelo Valdevez (emprestado entre 2002/05), pelo Guimarães e Moreirense (2005/06), novamente pelo Guimarães (2006/07), pelo Estrela da Amadora (2007/08) e pelo Vejle (2008/09), antes de chegar à Académica.
in O Jogo

João Tomás é hipótese

A Académica está interessada no regresso do avançado português João Tomás, que rescindiu recentemente o seu contrato com o Boavista, da Liga de Honra, disse à agência “Lusa” fonte do clube. Segundo a mesma fonte, o internacional português, que se encontra livre, está a estudar uma proposta apresentada pela Académica, isto depois de haver rescindido com os "axadrezados", após o jogo do passado fim-de-semana, onde apontou dois golos. Aparentemente, declinou um convite do Setúbal. João Tomás marcou até à 14ª jornada sete golos na Liga de Honra, cotando-se como o segundo melhor marcador da prova, atrás de Djalmir, com 11. O avançado, 33 anos, passou anteriormente quatro temporadas na Académica, tendo marcado 35 golos durante esse período. Os 19 golos conseguidos nos primeiros seis meses da temporada de 1999/2000, permitiram-lhe ingressar no Benfica, uma transferência orçada em 250 mil euros. Caso seja contratado, João Tomás junta-se a Carlos Saleiro, que assinou esta semana, na frente de ataque, um dos sectores mais problemáticos da Académica, já que é uma das piores equipas em termos de finalização no campeonato, com oito golos marcados, em 14 jornadas. João Tomás representou, na sua já longa carreira, o Anadia (1995/96), a Académica (1996/2000), o Benfica (2000/2001), os espanhóis do Bétis Sevilha (2001/2003), o Guimarães (2003/2004), o Braga (2004/2006 e em 2007/2008), os árabes do Al-Arabi e Al-Rayan (2006/2007) e o Boavista (2008/2009).
in O Jogo

O jogo de amanhã

O Jogo Académica-FCP da 3º Jornada da Carlsberg Cup vai dar na SIC, amanhã às 20:45.

O FCP já fez saber que iria jogar com a sua melhor equipa, sendo Carlos Xistra o àrbitro da partida.

Puto mimado

Acho a entrevista de Domingos dada ao RCP patética, despropositada, inadequada e infantil. Gostava de ter mais tempo para justificar a minha opinião, mas sinceramente não me apetece perder tempo com putos mimados.

Pedro Roma continua a merecer a minha consideração. Se fosse eu, teria mandado Domingos enfiar a braçadeira no lugar que lhe apetecesse.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Setúbal 1 - AAC 2 (resumo)

Alfas

A psicose do Alfa Pendular é de novo rico que estaciona o jipe em cima do passeio para ficar mais perto do ginásio.

O que realmente importa é comparar o tempo de duração de viagem e o grau de conforto da mesma. O ridículo é que sobre isto ninguém fala. Parece que o problema foi ter-se usado um transporte público. Mas também não admira já que são estes os "problemas" de uma cidade de província que é hospedeira de uma Académica que sempre a superou.

Taça da Liga

GRUPO A:
Primeira jornada:
Académica - Nacional, 1-1.
FC Porto - Vitória de Setúbal, 2-1.

Segunda jornada:
Nacional - FC Porto, 2-1.
Vitória de Setúbal - Académica, 1-2.

Classificação: JV ED
GOLOS
P
1. Nacional1110
3-2
4
2.Académica1110
3-2
4
3.FC Porto1010
3-3
3
4.Vitória Setúbal1002
2-4
0

Por disputar:
- Terceira jornada:
FC Porto - Académica, 17 Jan, 20:45.
Vitória de Setúbal - Nacional, 18 Jan, 16:00. 

Nota: Qualificam-se para as meias-finais os primeiros classificados de cada um dos três grupos e ainda o melhor segundo.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Markus Berger de fora

Markus Berger foi substituído da lista de convocados da Académica à última hora por Orlando. A informação foi confirmada à Lusa pela diretora de comunicação da Académica, Milene Cunha.

Em causa poderão estar razões do foro disciplinar, uma vez que o central manifestou terça-feira, à Rádio Renascença, a discordância com a contratação de Amoreirinha, classificando de "estúpida" de Domingos Paciência.

"Não entendo o treinador. Não sei porque me está a fazer isso. Se calhar vou ter de sair", disse.
in Record

Carlos Saleiro garantido até final da época

A Académica acaba de garantir o concurso do avançado do Sporting Carlos Saleiro, por empréstimo, até final da época. O jogador, que cumpriu uma parte da temporada cedido ao V. Setúbal, mas acabou por regressar à casa-mãe por falta de oportunidade para jogar, vai, assim, dar um novo impulso à carreira.
Os estudantes prosseguem assim a sua política de aproveitamento de jovens talentos portugueses - Saleiro tem 22 anos -, depois de contratarem o central Amoreirinha. O próximo a comprometer-se com a Briosa deverá ser o lateral-esquerdo Hélder Cabral, do Vejle, da Dinamarca.
in Maisfutebol

terça-feira, janeiro 13, 2009

Porto x Briosa - MNTours85

Carlsberg Cup -ÉPOCA 2008/2009
F.C.Porto X Associação Académica de Coimbra

A Académica desloca-se no próximo Sábado, 17 de Janeiro, ao Estádio do Dragão, para jogo a contar para Carlsberg Cup.
A Associação Ultra Mancha Negra Boys, organiza a viagem para todos Académicos interessados em assistir ao jogo, e apoiar a equipa, sendo a viagem com bilheteao valor de 10eur.

A saída esta agendada para as 16:00 de sábado, com partida do pavilhão Jorge Anjinho em direcção a Cidade do Porto. Informações Adicionais pelos telefones: 966001141/ 967610925 / 936000633


Inscrições na Sede da Claque. Setúbal X Académica - 14/01/2009, 18h00
NOTA: Aos interessados e disponíveis em se deslocarem a Setúbal, é favor marcar presença na quarta feira ás 14H00 na sede da claque, pois temos alguns veículos particulares que se vão deslocar a capital do Sado. O total dasdespesas deverá rondar os 15 euros...

Hélder Cabral pode reforçar Académica

A contratação de um lateral-esquerdo é uma das prioridades da Académica desde o início da época, mas só agora esse problema deverá ter uma solução, sobretudo depois do atraso no regresso das férias de Cléber que, está suspenso, e deverá mesmo abandonar o clube, como Domingos já deu a entender.

Fredy, a treinar com o plantel há várias semanas depois da passagem pelo futebol romeno, é uma das hipóteses, mas a possibilidade mais forte será outro português: Hélder Cabral. Formado no Vitória de Guimarães, com internacionalizações nas selecções jovens, o defesa-esquerdo, de 24 anos, teve uma passagem de pouco sucesso pelo futebol dinamarquês (Vejle), depois de também ter defendido as cores do Estrela da Amadora, Moreirense e Atlético de Valdevez.

Com a contratação de Amoreirinha (ontem esteve em Coimbra a fazer os habituais exames médicos e até pode vir a treinar esta tarde), a Briosa ainda procura no mercado um avançado e, eventualmente, um médio ofensivo. Quem está à beira de renovar o vínculo contratual até 2012 é Gonçalo que, afinal, não foi expulso frente à Naval, mas sim Pavlovic que, deste modo, não defronta amanhã o Setúbal.

in O Jogo

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Amoreirinha é reforço de Inverno

O central Amoreirinha passou hoje os exames médicos na Académica, devendo assinar contrato ainda esta tarde. De acordo com informações prestadas pelo departamento médico da Briosa à agência "Lusa", "está tudo bem com o jogador", pelo que este será o primeiro reforço na reabertura do mercado, não se sabendo, no entanto, qual a duração do vínculo. Após a saída, na passada semana, do central Edson para o FC Porto, ficou em aberto um lugar na defesa coimbrã, pelo que a contratação de Amoreirinha não é surpresa. O jogador começou esta época ao serviço do Cluj, mas não fazia parte das opções da equipa técnica, tendo sido colocado na equipa B dos campeões romenos, depois de um penoso empréstimo ao UTA Arad, igualmente da Roménia. Amoreirinha interpôs, tal como o seu ex-colega Fredy, um processo na FIFA por salários em atraso, tendo rescindido com o campeão romeno alegando justa causa. A situação não é impeditiva de se inscrever na Federação Portuguesa de Futebol, que terá de lhe passar um certificado provisório, permitindo a sua inscrição na Liga. O central começou a sua carreira profissional, em 2003/2004, no Alverca, tendo rumado na época seguinte para o Benfica e depois emprestado ao Estoril. Em 2005/2006, ingressou por duas épocas no Estrela da Amadora e, em 2007/2008, no Cluj.
in O Jogo

A maior infantilidade é:

1. A forma como Luiz Nunes entrega a bola ao adversário no primeiro golo?
2. Largar a bola, como Peskovic no segundo golo?
3. Ser expulso, estando no banco de suplentes, como Gonçalo Pavlovic?

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Lito não quer ganhar menos


A subir de rendimento e a marcar golos, Lito tem a situação contratual num impasse. Em fim de contrato, o internacional cabo-verdiano ainda não chegou a acordo para a renovação por mais duas temporadas com a Académica, uma vez que a proposta prevê uma redução no seu vencimento. "Compreendo que queiram baixar o ordenado, mas tenho de olhar aos meus interesses", explica Lito, que não descarta a possibilidade de se mudar para um clube estrangeiro.
in O Jogo

Negócios esquisitos em Setúbal

Logo no dia a seguir a perderem o jogo da Taça da Liga com um frango e um penalty falhado, sai a notícia que o Setúbal se prepara para contratar de uma assentada Joeano e João Tomás, apesar das notícias que dizem que deverá ter dois meses de salários em atraso.
Siga a festa. Enquanto que houver jogadores que preferem promessas de salários altos, por parte de quem só pensa em pagar metade do que oferece, e houver uma Liga que nada faz relativamente a isto, continuamos a viver num futebol falso.

Taça da Liga

GRUPO A:
Primeira jornada:
Académica - Nacional, 1-1.
FC Porto - Vitória de Setúbal, 2-1.

Classificação: JV ED
GOLOS
P
1. FC Porto1100
2-1
3
2.Académica1010
1-1
1
3.Nacional1010
1-1
1
4.Vitória Setúbal1001
1-2
0

Por disputar:
- Segunda jornada, 14 Jan:
Nacional - FC Porto, 16:00 (SportTV1).
Vitória de Setúbal - Académica, 18:00.

- Terceira jornada, 18 Jan:
FC Porto - Académica.
Vitória de Setúbal - Nacional

Nota: Qualificam-se para as meias-finais os primeiros classificados de cada um dos três grupos e ainda o melhor segundo.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Garcés pede desculpa a adeptos e dirigentes pelo atraso

Seguem imparáveis os desenvolvimentos no caso Garcés, jogador da Académica que resolveu prolongar as férias natalícias (deveria ter-se apresentado a 28 de Dezembro) e ainda não voltou a Coimbra.
Ao que foi possível apurar, o jogador terá ficado surpreendido com as notícias vindas a público em Portugal, que chegaram um pouco distorcidas ao Panamá e dariam conta de que a Académica já não contaria com os seus serviços, pelo que entrou em contacto com um amigo a quem incumbiu de fazer a ponte com o clube, mas não falou com o seu empresário, como o próprio já referiu ao Maisfutebol.
Ao saber que o atraso caiu mal junto dos responsáveis da Briosa, e, sobretudo de Domingos Paciência, Garcés terá mostrado arrependimento pela sua conduta - afinal uma repetição daquilo que fizera noutros clubes - e, soube o nosso jornal, vai pedir desculpa aos adeptos e está determinado a fazer o mesmo em relação aos dirigentes do clube, convicto de que tudo ficará resolvido depois de uma conversa franca com todas as partes à mesa.
O avançado panamiano disse ainda que tem uma boa relação com Domingos Paciência, a quem considera uma excelente pessoa, e pede compreensão por ter prolongado a sua estadia na terra natal, por forma a poder recuperar da lesão que sofrera ainda em Portugal. O regresso, esse, estará marcado para o próximo fim-de-semana, segundo confidenciou fonte próxima do jogador.
in Maisfutebol

Central Edson regressa ao FC Porto

O defesa-central Edson, emprestado pelo FC Porto à Académica, não vai jogar mais pelos “estudantes” esta época, tendo já hoje regressado ao Porto, confirmou fonte próxima da Direcção do clube de Coimbra à Agência Lusa. O jovem central, de 21 anos, já não participou no treino de hoje do plantel da Académica. O treinador da “Briosa”, Domingos Paciência, já se tinha pronunciado publicamente a favor da saída do atleta, para “dar o salto”, manifestando mesmo o contentamento, alegando que revelaria “a sua qualidade como atleta”.
in O Jogo

Palermices que não se percebem

Para começar um esclarecimento: sou incapaz de calcular a assistência de um Estádio, apenas olhando à minha volta. 
Tenho por isso de confiar no que me dizem, e se anunciam 615 espectadores estou em crer que foram 615 que lá estiveram. Hoje ao ler outros blogs académicos, deparo-me com quem jura a pés juntos que estiveram apenas 300 pessoas. E aqui há uma palermice grande.
A ser verdade, seria palermice da Direcção, porque vai ter de pagar do seu bolso as outras entradas, uma vez que as receitas da Taça da Liga não são todas para a equipa da casa.
A ser mentira, será palermice de quem escreveu. Acho que não é difícil adivinhar quem terá sido o palerma. Mesmo que não tivesse ido ao Estádio.

Briosa 1 - Nacional 1

Numa tarde fria, pouco mais de 600 associados sacrificaram uma tarde para ir ver a Briosa jogar, numa competição mal organizada e mal idealizada.
Primeira nota positiva para quem decidiu apenas abrir aquele sector aos sócios. Se é verdade que a imensidão do Estádio estava vazia, naquele sector voltei a sentir o que sentia no velhinho Calhabé, ou quando os jogos eram em Taveiro. Os sócios juntos a sofrerem com a equipa.
Quanto ao jogo, notei duas novidades na equipa - Madej a alinhar de início, e Gonçalo a estrear-se na equipa. Este merece a minha segudna nota positiva. Exibição personalizada, tendo apenas registado um lance em que Gonçalo e Orlando se atrapalharam e deixaram Nené isolado frente ao regressado Pedro Roma.
Durante o jogo, toada positiva para a Briosa que dominou sempre as operações, contra uma equipa calculista do fazedor de "punhetas" de bacalhau.
Orlando era o homem de serviço nas bolas paradas e foi na sequência de um livre seu, em que a bola bate com estrondo no poste, que na recarga Lito inaugurou o marcador pondo justiça num jogo até aí claramente dominado pela Briosa.
Na resposta o Nacional marca na sequência de um livre a mais de 30 metros da área, com a bola a bater ainda à frente de Pedro Roma.
Ponto negativo, o golo anulado a Lito após recarga a outro livre marcado por Orlando, em que ainda estou para perceber o motivo. No campo, não me pareceu fora de jogo, e não dava para ver se havia falta.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Peskovic eleito o melhor de Dezembro para o Sindicato

O guarda-redes da Académica, Boris Peskovic, foi eleito pelo Sindicato de Jogadores o melhor jogador do Campeonato no passado mês de Dezembro.

Peskovic, que sucede neste prémio a outro guarda-redes (Beto, do Leixões), relegou David Suazo e Katsouranis, ambos do Benfica, para as segunda e terceira posições, respectivamente.
in A Bola

Plenamente merecido, diria eu.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Domingos critica modelo da Taça da Liga

Domingos Paciência criticou hoje o modelo da Taça da Liga, por, na sua opinião, privilegiar os clubes grandes, que apenas agora entram nesta fase de grupos. "É uma competição que procura cimentar-se e, nos moldes em que está, privilegia os clubes grandes, que só agora entraram na prova. É esse o objectivo e o interesse competitivo é que os grandes cheguem à final com uma eventual intromissão dos chamados pequenos", disse o técnico na antevisão do jogo de quarta-feira com o Nacional da Madeira, em Coimbra. Domingos aproveitou a ocasião para referir que a sua equipa, no único jogo no Estádio Cidade de Coimbra na terceira fase da Taça da Liga, vai tentar recomeçar a prova a vencer perante "uma equipa desinibida, com muita qualidade" que é a equipa insular. Contudo o técnico salientou que a sua prioridade se centra no campeonato, em que a Académcia ocupa o 10º lugar. "O campeonato é mais importante para nós. Vou tentar gerir da melhor maneira de forma a conciliar os jogos entre as duas competições, mas se perguntarem hoje, claro que preferiria ganhar no próximo domingo frente à Naval", justificou. Questionado sobre os horários dos jogos (quarta-feira à tarde) e o previsível reduzido número de espectadores, Domingos manifestou a esperança de que o público apareça, dado que o objectivo é proporcionar um bom espectáculo. "A Taça da Liga foi criada para os jogadores se mostrarem. Só espero que o público não dê o tempo por mal empregue, pois queremos que seja um bom espectáculo", concluiu o técnico.
in Record

Domingos já tem «decisão tomada» sobre Cléber e Garcés

Cléber e Garcés, jogadores que se ausentaram de Coimbra para passar o Natal no Brasil e Panamá, respectivamente, mas ainda não voltaram, podem ter os dias contados na Académica. Pelo menos, pela parte que toca a Domingos Paciência, que revelou ter reflectido sobre o assunto e assumido uma posição, já comunicada ao director-desportivo do clube e pronta a ser reiterada numa futura reunião com o presidente, quando os atletas chegarem.
«Em relação a esses dois jogadores, já tenho a minha decisão tomada, que comuniquei ao director-desportivo. Agora, tudo depende da conversa que venha a ter com o presidente. Haverá uma decisão do clube, no sentido de defender os seus interesses, os seus activos neste caso. Entre a minha posição e a do clube, chegaremos a uma conclusão», referiu o técnico.
Domingos Paciência mostrou-se ainda pouco preocupado com estes casos, reiterando a máxima de que só lhe interessa quem está de corpo e alma no clube, pelo que não impedirá os atletas em causa de sair caso assim o entendam: «Se não apareceram até ao momento e não deram cavaco a ninguém, são jogadores que, à partida, não estão interessados em continuar. É lógico e é a leitura que qualquer pessoa de fora faz. Eu só vou à luta com aqueles que querem ir comigo.»
Caso venham mesmo a deixar a Académica, ai sim, será preciso pensar em alternativas: «Jogador insatisfeito por não jogar, que queira sair e arranje colocação, por mim, está a porta aberta. É evidente que isto esbarra sempre na análise da direcção, que terá de analisar até que ponto isso é benéfico para o clube. Se acabarem por sair, é evidente que temos de colmatar os lugares em aberto. Infelizmente, o futebol neste momento tem de funcionar assim, porque não há verbas para mais. É assim aqui e noutros lados.»
«Académica não está interessada em ninguém»
Como tudo tem o seu tempo, o técnico afirma que são extemporâneas quaisquer notícias relativas a possíveis contratações dos estudantes, nomeadamente a de Ricardo Sousa, que rescindiu nesta segunda-feira com o Beira Mar, e já foi apontado como alvo para este mês: «Esse e outros que se possa falar neste momento é tudo mentira porque não há ninguém apalavrado ou que possa dizer que venha para a Académica. A Académica não está interessada em ninguém este momento porque, para vir um jogador, teria antes de sair alguém.»

in Maisfutebol

Pavlovic «Este mês tudo pode acontecer»


Milos Pavlovic é um dos sete jogadores em final de contrato com a Académica (Pedro Roma, Peskovic, Gonçalo, Pedro Costa, Nuno Piloto e Lito são os restantes) e continua a afirmar que ainda não recebeu qualquer proposta para renovar. Pelas leis da FIFA, o jogador poderá comprometer-se a partir de agora com outro clube, mas assegura que não está preocupado, preferindo delegar estes assuntos no seu empresário.
«Ainda não falaram comigo e, na verdade, prefiro concentrar-me nos jogos que vou ter pela frente. Deixo essas coisas para o meu empresário, não canso muito a cabeça com estes assuntos. Este mês, há muitas soluções, tudo pode acontecer. Temos 30 dias para resolver esta questão», afirmou.
O próximo encontro dos estudantes, para a Taça da Liga, esta quarta-feira, frente ao Nacional, também foi abordado pelo sub-capitão da Briosa, que destacou o facto de já terem defrontado os insulares esta época em Coimbra, averbando um empate a uma bola: «Claro que temos expectativas de ganhar. Já jogámos com eles esta temporada e penso que vão jogar da mesma forma. Por isso, todos sabemos o que temos de fazer para vencer.»
O facto de os madeirenses terem tido menos dois dias para descansar - jogaram no último domingo, frente ao F.C. Porto, enquanto os estudantes defrontaram o Leixões na sexta - é desvalorizado pelo sérvio, que contrapõe com outro aspecto: «Jogámos mais cedo mas enfrentámos um campo muito pesado. De qualquer maneira, penso que estamos em forma neste momento, jogamos em casa, e queremos ganhar porque isso vai pressionar as outras equipas do grupo [V. Setúbal e F.C. Porto]. A nossa ambição é chegar o mais longe possível.»

in Maisfutebol

domingo, janeiro 04, 2009

Garcés chega para a semana mas quer sair...

Novos desenvolvimentos no caso Garcés. Depois de Cléber, cujo regresso a Coimbra deverá acontecer na próxima terça-feira, tal como o Maisfutebol adiantou, também o panamiano parece estar a ultimar o retorno à cidade dos estudantes para a próxima semana.

Pelo menos essa é a informação veiculada pelo jornal «Dia-a-Dia», ao qual o jogador concedeu uma entrevista, revelando a sua vontade em mudar de clube, situação que está a ser tratada pelo seu empresário.

O jornal aproveitou as férias de Garcés, com a família, na terra natal, Puerto Caimito de La Chorrera, para ouvir os seus desabafos quanto à dimensão da Académica, com quem tem contrato até 2011: «Para mim, se houvesse possibilidade de ir para outro clube, seria melhor, porque é uma equipa [a Académica] que não tem muitas aspirações, apenas luta para não descer de divisão.»
O avançado centro-americano adiantou ainda à mesma publicação que o seu agente «está em conversações para ver se consegue outra equipa» e manifestou o desejo de jogar em Espanha ou Inglaterra.
A finalizar, o «Dia-a-Dia» adianta que Garcés chegou ao Panamá a 23 de Dezembro e espera voltar «na próxima semana» para se reintegrar nos trabalhos da Académica. O que o jornal não refere é que o jogador já de devia ter apresentado há uma semana e, por ter resolvido prolongar as férias sem autorização do clube, será alvo de um procedimento disciplinar.

Garcés diz que falou com o clube

A outro jornal, o «Crítica», Garcés fala justamente da sanção de que será alvo e explica porque não se apresentou a 28 de Dezembro. «Nesse dia, liguei para lhes dizer que não valia a pena vir ao Panamá por quatro dias para depois voltar para Portugal para treinar e, enfim, resolveram sancionar-me», afirmou, consciente daquilo que o espera.

Na mesma publicação, o avançado diz que veio para a Académica porque «queria sair da Bulgária [CSKA de Sófia]» mas que, quando joga por uma equipa, gosta de ter objectivos como a Liga dos Campeões ou o campeonato local.
Recorde-se que os estudantes deram cerca de 350 mil euros por metade do passe de Garcés, em Agosto último, e dificilmente abdicarão dos seus serviços, a menos que sejam ressarcidos pelo investimento.


in Maisfutebol

sábado, janeiro 03, 2009

AAC 0 - Leixões 0 (resumo)


O lance do Luiz Nunes, é aos 40 segundos do vídeo.

AAC 0 - Leixões 0 (vídeos)

Alguns dos 28 remates que a Briosa fez durante o jogo:

Pedrinho, 20 minutos

Cris, 60 minutos

Piloto, 67 minutos

Luiz Nunes, 72 minutos

Lito, aos 91 minutos

Boas oportunidades da Briosa e fica por colocar a que proporcionou a defesa da noite de Beto, aos 34 minutos, em resposta a uma tentativa de chapéu de Luiz Nunes.

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Mais um ponto (ou menos dois?)

Sem saber como Bruno China conseguiu terminar o jogo sem um amarelo, e constatando que Beto é o guarda redes português em melhor forma, não deixa de ser frustante perceber que a Briosa apresentou mais futebol do que o actual 2º classificado.  Uma muito boa segunda parte a banalizar claramente um Leixões que acabou a jogar para o empate.

Nota negativa para o árbitro que mais dinheiro ganhou com a arbitragem, no ano passado.

Nota (muito) positiva para Éder que apesar de ter jogado apenas 65 minutos, mostrou qualidade.

Estatutos III - Equipamentos

Tenho por mim, que numa proposta de revisão de estatutos devem estar previstas todas as situações de modo a que estes possam ser respeitados na íntegra e não ignorados sistematicamente sob pena de perderem razão de ser.

Deste modo, e atendendo a realidade actual, não percebo que se mantenha este artigo com este articulado:

Artigo 8.º

(Equipamento)

1. O equipamento para as modalidades desportivas é constituído por meias, calções e camisola pretas, tendo estas aposto, na altura do peito do lado esquerdo, o símbolo da AAC.

2. Sempre que por imposição regulamentar de qualquer prova desportiva, ou por outro motivo justificável, não for possível a utilização do equipamento descrito no número anterior, deverá ser utilizado, em sua substituição, o equipamento alternativo, de cor branca, sendo sempre obrigatória a aposição do símbolo.

Sendo a Briosa obrigada a ter três equipamentos não deveriam já os estatutos prever esse cenário?

Adenda: E, já agora, convinha que o primeiro equipamento estivesse estatutariamente correcto.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Início de ano terrível

Cinco jogos em 17 dias é o que está reservado à Briosa logo no início deste ano de 2009. Amanhã recebemos a visita do Leixões para o Campeonato, seguindo-se, a 7, a recepção ao Nacional para a Taça da Liga e, no dia 11 vamos à Figueira para tentar a primeira vitória fora no Campeonato frente à Naval.
Na semana seguinte, mais uma vez vamos ter dois jogos, de novo para a terceira fase da Taça da Liga, e ambos fora de casa: no dia 14, em Setúbal, e a 18, no Estádio do Dragão, frente ao FCP.
Nada como começar bem e garantir já amanhã a primeira vitória do ano:
BRIOOOOOOOOOOOOOSA